sexta-feira, 29 de abril de 2011

MEGA OPERAÇÃO APREENDE MAQUINAS CAÇA-NÍQUEIS EM TUCURUI

Diversas máquinas caça-níqueis apreendidas em operação pela Polícia Civil e Militar

A Polícia Civil juntamente com a Militar deflagrou na manhã desta sexta-feira (29), uma mega operação, a fim de desarticular uma organização criminosa especializada na exploração de máquinas caça-níqueis no município de Tucuruí.

Os policiais cumpriram diversos mandatos de busca e apreensão em diversos pontos da cidade aprendendo dezenas de maquinas e fechando diversas casas clandestinas desta pratica ilícita principalmente da Avenida Lauro Sodré próximo as escadarias da Santo Antônio.

PREFEITO DE SANTANA DO ARAGUAIA PEDE RENÚNCIA DO MANDATO

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O prefeito de Santana do Araguaia (PA), Gilcleider Altino Ribeiro, o "Alegria" (PSDB), renunciou o mandato na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 14h30, em carta endereçada a Câmara Municipal, onde alegava sérias dificuldades para continuar comandando a prefeitura, como por exempo, perseguições que não o deixavam trabalhar e professores fazendo greve na porta da Câmara por melhores salários.

Com a renuncia de "Alegria", quem assumiu o cargo de prefeito foi o vice, Jeová Aguiar.

A permanência de "Alegria" como prefeito de Santana estava cada dia mais impossível, as pressões vinham de todos os setores da sociedade santanense para que ele deixasse o comando do município, e finalmente hoje ele resolveu renunciar e passar o cargo para o vice-prefeito Jeová que assume em meio às turbulências sociais provocadas pela má gestão do titular.

Jeová sabe que não será facilidade equacionar os inúmeros problemas da prefeitura, mas assume com a garantia de que fará de tudo para corresponder à confiança do povo e dos vereadores do município.

Após o pronunciamento de "Alegria" oficializando sua renúncia, houve espocar de fogos nas ruas da cidade, e até carros sairam pelas ruas com suas buzinas acionadas numa demonstração de que muita gente se sentia aliviadas com a saída do prefeito.

MUNICIPIOS SÃO ISOLADOS PELOS ATOLEIROS NA TRANSAMAZONICA


Foto: http://maracaja-pa.blogspot.com/
 Um percurso de cinco horas agora é feito em cerca de 24h, sob muitos riscos, custo alto e dificuldades. Falta retorno do governo federal. O abastecimento de combustível, alimentos e outros insumos já está comprometido e os materiais, escassos e mais caros para moradores que vivem em municípios cortados pela Transamazônica (BR-230), por conta das condições precárias da estrada. O acesso a outras cidades fica limitado, já que a única empresa de ônibus que faz o trajeto Marabá-Altamira suspendeu o serviço e o Belém-Altamira está sendo feito com menos frequência. Até pessoas doentes que necessitam de atenção especializada ficam sem acesso a centros maiores.

Quem vive nos municípios no entorno da rodovia não sabe mais o que fazer para chamar a atenção do governo federal e reverter a situação de total abandono, especialmente no “inverno amazônico”, quando as chuvas deixam muitos trechos intrafegáveis.
Um deles é o perímetro de 282 quilômetros entre Marabá e Pacajá, por onde os veículos que se arriscam a rodar não sabem quando terminarão o trajeto, tamanha a quantidade e gravidade dos atoleiros, necessitando do reboque de tratores para seguir viagem. O percurso, que geralmente é feito em cinco horas em períodos sem chuva, na estação chuvosa chega a durar o dia inteiro, contando com os tratores, que cobram caro pelo reboque.

Os problemas, atrelados à falta de condições da Transamazônica, vão dos atrasos nas viagens até o isolamento da população que mora na região. “O preço do cimento aumenta, alimentos como verduras, frutas e legumes ficam escassos e até a saída de carga de bois para exportação por Castanhal e Belém fica difícil”, denuncia o prefeito de Pacajá, Edmir José da Silva, presidente da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica e Santarém/Cuiabá (Amut).

O prefeito Edmir denuncia ainda que as prefeituras estão sendo cobradas a manter serviços de assistência aos veículos na rodovia, que é federal, enquanto que “esse amparo deveria vir do governo federal”, fala o prefeito.

Em resposta à situação da Transamazônica, o coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Marabá, Dílson Gouvêa, disse que ainda não há contrato assinado com nenhuma empresa para fazer a conservação da rodovia, mas que foi solicitada urgência para a contratação do serviço. Quanto ao asfaltamento, Dilson afirma que o trecho entre Itupiranga e Cajazeiras aguarda projeto para ser licitado, e para o trecho entre Repartimento e Arataú, de 105 quilômetros, só foi liberado o asfaltamento de 20 quilômetros.

TJ-PA NEGA PEDIDO DE TRABALHO DE ASSASSINO DE DOROTHY STANG

Rayfran das Neves Sales
O juiz Amarildo José Mazutti indeferiu o pedido de Rayfran das Neves Sales, feito através de seu advogado, para que o executor da missionária Dorothy Stang possa trabalhar em empresa particular, no horário de 08h às 18h, de segunda a sábado. Ao indeferir o pedido por “falta de previsão legal”, o juiz acrescentou que, “o artigo 36 da LEP (Lei de Execução Penal) condiciona a realização de trabalho externo a presos que cumprem pena em regime fechado e semiaberto em serviços ou obras públicas, o que não é o caso”. A decisão acompanhou o entendimento do promotor Pedro Bassalo Crispino, do Ministério Público do Estado (MPE).

Preso desde à época do crime, em fevereiro de 2005, Rayfran Sales cumpre sentença condenatória de 28 anos de reclusão pela morte da missionária, inicialmente pelo regime fechado. Em 2010 passou para o semi-aberto beneficiado pela Lei de Execução Penal, tendo em seguida permissão para saídas temporárias de visita aos familiares. A mais recente, ocorreu dia 18, no período da Páscoa, retornando no último dia 25.

Conforme o pedido, Rayfran pleiteava um trabalho com jornada diária de oito horas, na academia denominada Acquafitness, incluindo os sábados. Para o MPE o pedido implica em “desvio de execução”, e que a cadeia se transformaria num Albergue para o executor da missionária morta aos 74 anos de idade. “A rotina do apenado, na prática, lhe permitiria utilizar a casa penal em que cumpre em regime semi-aberto como um Albergue, onde permaneceria – de segunda a sábado – recolhido apenas durante poucas horas da noite, e aos domingos”, disse Crispino na manifestação.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

MUNICÍPIOS VÃO RECEBER 2,8 MI DE LITROS DE DIESEL

O Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina de Belo Monte, doou 2,8 milhões de litros de óleo diesel para prefeituras de onze municípios da Transamazônica, localizados na área de abrangência da futura hidrelétrica. O combustível, avaliado em cerca de R$ 6 milhões, será utilizado prioritariamente no abastecimento de máquinas para recuperar estradas vicinais danificadas pelas fortes chuvas que caem na região. Cada prefeitura vai receber 260 mil litros de combustível.

A doação foi oficializada pelo presidente da empresa, Carlos Nascimento, ao presidente do Consórcio de Prefeitos de Belo Monte, Eraldo Pimenta, de Uruará.

TRANSAMAZONICA: CÂMERA RECORD, NESTA SEXTA 29 DE ABRIL, "A ESTRADA SEM FIM".

Cinco mil quilômetros percorrendo a estrada mais polêmica do brasil. No câmera Record desta semana você vai ver uma expedição pela transamazônica. Uma jornada cheia de belezas, mistérios e revelações. A rodovia que nasceu como símbolo do novo Brasil, e que ligou o nada a lugar nenhum. Você tem idéia de onde acaba a transamazônica? A resposta é surpreendente.

Poeira e lama: uma rotina na estrada que corta a floresta. Como vivem os povos esquecidos no meio da mata? As promessas que não foram cumpridas. Os sonhos não realizados de quem largou tudo do outro lado do país e foi atrás do anunciado milagre econômico. Apesar do abandono, os trechos que ainda estão em obras servem como principal fonte de emprego e renda para quem vive no entorno.

Fordlândia, um sonho americano no meio da floresta brasileira. Você sabia que Henry Ford, criador da revolucionária linha de montagem industrial, torrou uma fortuna para criar uma cidade produtora de borracha? As ruínas dessa cidade fantasma ainda existem como prova. Afinal, o que deu errado no sonho de Ford?

Queimadas, extração ilegal de madeira, falta de fiscalização. Nossos repórteres revelam as muitas histórias de descaso com o pulmão do planeta. Quais as conseqüências da construção de uma hidrelétrica em um lugar tomado por árvores centenárias?

A sinistra beleza das cavernas. Você vai conhecer a mulher que tem como diversão descobrir grutas escondidas na floresta. No caminho, escuridão e morcegos

IBAMA APREENDE 5 MIL CABEÇAS DE GADO, APLICA 83 MIL EM MULTAS


Em um mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5,4 mil cabeças de gado e embargou 19 mil hectares de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. Os números são da Operação Disparada, deflagrada no fim de março para combater a pecuária ilegal na região, um dos principais vetores do desmatamento da floresta.

A operação atua em cinco frentes nos estados do Pará, Amazonas e de Mato Grosso. Além da apreensão de gado, tratores e equipamentos e do embargo de fazendas, o Ibama aplicou R$ 83 milhões em multas por crimes ambientais, de acordo com o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa.

O balanço parcial da operação – que não tem data para terminar – também inclui o fechamento de quatro serrarias ilegais e a apreensão de 1,6 mil toneladas de arroz produzido em uma área embargada por desmatamento ilegal. “Que desmatar vai perder patrimônio, vai ter gado apreendido, vai ficar sem tratores”, alerta o coordenador do Ibama.

Segundo Barbosa, a operação será estendida para outros municípios da Amazônia com registro de pecuária em áreas de desmatamento. Na mira do Ibama estão Anapu, Pacajá, Itaituba e Oriximiná, todos no Pará, Apuí, no Amazonas, Porto Velho, em Rondônia, e os municípios matogrossenses de Aripuanã, Juína, Colniza e Barra do Garças.

ALTAMIRA: JUSTIÇA DÁ PRAZO DE 30 DIAS PARA INSS ATENDER PEDIDOS DE PERÍCIAS

A Justiça Federal determinou que a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Altamira (PA) atenda em no máximo 30 dias os pedidos de perícias para concessão de benefícios previdenciários. O INSS tem um mês para convocar todos os segurados cujos pedidos de perícia ainda não foram atendidos. Assim que o segurado comparecer à agência, começa a valer o prazo de 30 dias para ser atendido.

Os prazos para a convocação dos segurados e atendimento dos pedidos de perícia, especialmente os pedidos relativos ao auxílio-doença, entram em vigor assim que o INSS for oficialmente notificado da decisão. Até a manhã desta quinta-feira, 28 de abril, o relatório do processo na página da Justiça Federal na internet não registrava que a notificação tivesse ocorrido.

Em relação aos pedidos de perícias que forem feitos após a notificação, a Justiça determinou que devem ser atendidos em 20 dias. A decisão também obriga o INSS a dar ampla publicidade sobre a sentença, fixando-a na porta de acesso de todas as agências previdenciárias sediadas no sul e sudeste do Pará.

A agência de Altamira é responsável pelo atendimento de pedidos de perícias feitos pelos moradores da cidade e de mais nove municípios vizinhos.

A ação judicial foi ajuizada em de novembro de 2006 pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA) e pedia soluções para evitar o atraso no pagamento de benefícios previdenciários. O atraso é decorrente da falta de profissionais para realizar os exames de perícias médicas necessários para quem espera benefícios como auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, por tempo de serviço, por idade e aposentadoria especial.

Em decisão liminar (urgente) publicada ainda em 2006, a Justiça já havia obrigado o INSS a atender os pedidos em prazos específicos, mas a autarquia recorreu ao Tribunal Regional Federal contra a decisão, que foi suspensa.

Além dessa ação judicial, o MPF em Altamira critica a precariedade no atendimento da agência local do INSS em outra ação e em recomendações à autarquia. A segunda ação, de 2009, trata da necessidade de ampliação do quadro de servidores na agência. Nesse caso, a Justiça Federal, pelo juiz Ruy Dias de Souza Filho, também foi favorável ao MPF e determinou a contratação urgente de profissionais. No entanto, a Previdência Social também recorreu ao TRF da 1ª Região, em Brasília, e conseguiu a suspensão da decisão.

Processo nº 3044-80.2006.4.01.3903 – Justiça Federal em Altamira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FUNAI EM ALTAMIRA É OCUPADA NOVAMENTE, DESSA VEZ POR AGRICULTORES DA VOLTA GRANDE DO XINGU.

Volta Grande do Xingu
Agricultores da volta grande do Xingu ocuparam o prédio da FUNAI em Altamira, eles reivindicam indenização pelas áreas que devem ser desapropriadas para a criação da reserva indígena arara com a construção da hidrelétrica de BELO MONTE. Três funcionários da FUNAI estão praticamente presos no prédio.

Os agricultores informaram á pouco que a Volta Grande do Xingu se tornou em um barril de pólvora, eles temem perder suas terras e todos os benefícios.Para se ter uma idéia,segundo os agricultores o local possui mais de mais de 500 mil pés de cacau,além de pastagens.

As terras correm o risco de serem desapropriadas. A polícia Federal já se encontra na sede da FUNAI da cidade na tentativa de manter a ordem no prédio.


Reportagem: SIDALÉCIO SOUZA.

sábado, 23 de abril de 2011

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA

Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa segunda-feira (25), tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.

PSDB DE ANAPU TEM NOVO PRESIDENTE


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PARÁ: 34 ACIDENTES COM DUAS MORTE NO FERIADÃO

Depois de uma quinta-feira movimentada na saída de Belém pela BR-316 neste feriado da Semana Santa, inclusive com mortos em acidentes, a sexta-feira foi mais tranquila para quem decidiu pegar a estrada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que promove a Operação Semana Santa 2011 desde a última quarta-feira. A operação segue até a meia-noite de amanhã.

Até o fechamento desta edição, os números parciais de ontem foram de sete acidentes com três feridos. Ao todo, 180 veículos foram fiscalizados e 35 multas aplicadas. Os números são bem diferentes do divulgado pela PRF no dia anterior. Na quinta (21), foram registrados 27 acidentes, com 16 feridos e dois mortos. Um total de 942 multas foram aplicadas e 15 veículos retidos.

Durante o dia de ontem, o movimento de carros foi pequeno na BR-316. Segundo a PRF, a média de veículos durante o dia foi de 35 carros por minuto. Com a diminuição no fluxo, os poli-

ciais intensificaram a fiscalização de condutores e veículos na barreira de Ananindeua. “Como o movimento é pequeno agora, a nossa fiscalização é mais concentrada e minuciosa, com parada de veículos e uso do Etilômetro”, explicou o inspetor Ronilson Serrão. O aparelho é também conhecido como bafômetro.

Três condutores foram multados por dirigir com níveis de álcool no sangue acima do permitido, mas ninguém foi preso. Uma pessoa foi detida na barreira por apresentar habilitação falsificada, já no final da tarde. Alexandre Pereira Luz, 24 anos, apresentou carteira com nome de Alexandre José Viana. Os policiais comprovaram que era falsa por erros de impressão.

Ele foi apresentado na delegacia de Ananindeua, onde foi autuado por falsidade ideológica, e responderá em liberdade. Alexandre disse à reportagem que comprou a carteira de uma autoescola em Ananindeua por R$ 900, de um rapaz chamado Sérgio, que lhe disse que a carteira era legal e ele não precisaria fazer mais nenhum exame de trânsito. “Ele me disse que estava tudo certo e eu descubro que está tudo errado”.(Diário do Pará)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

AVIÃO, COM DESTINO A SANTARÉM, CAI EM MANAUS E MATA 7 PESSOAS

Avião no Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus
Uma aeronave monomotor, modelo Sêneca, prefixo PT-EFS, da empresa Amazonaves Táxi Aereo, caiu minutos após a decolagem, na tarde de hoje, 21, na pista do Terminal 2, do aeroporto internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro tarumã, Zona Oeste de Manaus/AM.
Equipes do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência informaram que entre as vítimas fatais estão três homens, três mulheres, uma criança e um cachorro.
Uma das vítimas seria o proprietário da Amazonaves, identificado como Antônio Picanço.

Bombeiros trabalham nos destroços do avião
A aeronave tinha como destino o município de Santarém/PA.
O Sêneca modelo EMB-810 C, pesava 2.073 quilos, e tinha capacidade para cinco pessoas. A aeronave estava regular com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
A chegada e saída de vôos no aeroporto internacional Eduardo Gomes foi suspensa por alguns instantes, sendo liberada por volta das 15:30 horas.
Testemunhos: Relatos de aeronautas, que se encontravam no aeroporto, no momento do acidente, dão conta de que a aeronave levantou vôo às 14:51 horas, mas não chegou a atingir a altura de 100 metros, caindo às 14:52 horas.
'Talvez o vento tenha contribuído de alguma forma para a queda do avião, pois a velocidade marcada na torre, naquele momento era de 4 nós, e não oferece riscos. A partir de 6 nós a velocidade do vento oeferece perigo', salienta o aeronauta, que pediu o sigilo constitucional da fonte.
Fonte: A Crítica

AUTOR DE LATROCÍNIO CAPTURADO POR POLICIAIS CIVIS EM ALTAMIRA


Acusado será transferido para Uruará onde responderá pelo crime.

Policiais civis prenderam ontem em Altamira, Rogério da Silva Costa, de apelido “Eduardo”, acusado de latrocínio. A prisão dele foi realizada depois de denúncia feita por meio do serviço Disque-Denúncia. O preso estava em uma casa de madeira na rua 7 de Setembro, bairro Açaizal.

O local é de difícil acesso e fica em uma área de palafitas. O latrocínio foi cometido, em janeiro deste ano, no município de Uruará, durante assalto contra uma idosa. As denúncias repassadas davam conta de que “Eduardo” praticava assaltos na área e fazia ameaças aos moradores.

Ele foi preso pelos policiais civis Luiz Lago, Marcelo Lameira e Nerivaldo do Vale. O acusado foi reconhecido pelo fato de uma tatuagem no peito com a palavra “apocalipse”. O cumprimento da ordem de prisão do acusado foi comunicado à Comarca de Uruará para onde o acusado será transferido para responder pelo crime.

terça-feira, 19 de abril de 2011

DILMA QUER REUNIÃO SOBRE BELO MONTE PARA EVITAR PROBLEMAS TRABALHISTAS

O projeto da usina de Belo Monte é palco de frequentes manifestos, mas o Palácio do Planalto descarta por ora qualquer alteração no empreendimento

presidente Dilma Rousseff irá se reunir nos próximos dias com representantes do governo para estabelecer um cronograma de atuação do poder público no município de Altamira, no Pará, a fim de evitar que a usina hidrelétrica de Belo Monte apresente os mesmos problemas trabalhistas de Jirau, em Rondônia.

"A presidente quer uma reunião para o poder público estar mais presente em Altamira do que esteve em Porto Velho para se antecipar a esse tipo de problema", disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

O projeto da usina de Belo Monte é palco de frequentes manifestos, mas o Palácio do Planalto descarta por ora qualquer alteração no empreendimento. No início do mês a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegou a solicitar oficialmente ao governo brasileiro a suspensão imediata das obras do complexo hídrico no Pará sob o argumento de haver um potencial prejuízo dos direitos das comunidades tradicionais da bacia do rio Xingu.

"Estamos trabalhando com um tipo de canteiro de obras em Belo Monte para evitar os problemas de Jirau", explicou Carvalho.

Paralisado por conta da falta de segurança no canteiro de obras, o empreendimento da hidrelétrica de Jirau chegou a ser parado em 15 de março após diversos impasses trabalhistas e depredação de alojamentos.
A concessionária Energia Sustentável do Brasil, representada em reunião com sindicalistas, concordou em oferecer a antecipação de 5% de reajuste salarial já em abril - a data-base é em maio -, a garantia de transporte aéreo para que trabalhadores pudessem passar cinco dias com suas famílias a cada três meses trabalhados, abrir discussão sobre o novo valor da cesta básica, ampliação da ofertas de planos de saúde e debater o fim do ágio para a utilização de cartões de alimentação. 

Ao comentar o caso de Jirau, Gilberto Carvalho minimizou a provável demissão de cerca de 4 mil trabalhadores na obra. Os demissionários fazem parte de um grupo de aproximadamente nove mil pessoas que abandonaram os alojamentos depois dos protestos de março. "A demissão, se bem feita e combinada com os sindicatos, não têm problema, porque tem muita gente que não quer voltar para Jirau. Saiu perfeito [como a presidente Dilma esperava]", disse.

OFICIAL: EMPRESA TRANSBRASILIANA SUSPENDE ATIVIDADES NA REGIÃO TRANSAMAZÔNICA.

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As péssimas condições das estradas ao longo da região transamazônica fez com que a transabrasiliana, empresa que realiza viagens dentro e fora do estado a paralisasse as atividades.

A empresa transbrasiliana teve que paralisar os trabalhos desde o último dia 13 deste mês até pelo menos que termine o período chuvoso, é que parte da rodovia transamazônica se transforma em grandes atoleiros que provocam acidentes e defeitos nos veículos.

Segundo o gerente da empresa em Altamira, Denisvaldo Santos, os motivos da paralisação das atividades são as péssimas condições em que se encontram alguns trechos da rodovia transamazônica, que estariam provocando prejuízos à empresa. Para se ter uma idéia a cada 14 veículos que fazem viagem a capital, por exemplo, 04 ao chegarem a Altamira tinham que ser mandados direto para oficina, a gerencia da transbrasiliana disse que o custo na manutenção dos ônibus é muito alto, por isso a paralisação.

Nota : com a paralisação cerca de 250 passageiros por dia ficam sem poder viajar e 30 motoristas parados.
Fotos e informações: Sidalécio Souza

PARÁ LIDERA ASSASSINATOS EM CONFLITOS NO CAMPO, SEGUNDO CPT


A Comissão Pastoral da Terra divulgou nesta terça-feira (19) um relatório que aponta 34 pessoas assassinadas em 2010 em consequência de conflitos no campo. Dessas mortes, 18 foram no Pará --em 2009, foram nove.

Metade dos assassinatos no Pará ocorreu por desavenças entre trabalhadores, nos municípios de Pacajá e Santana do Araguaia. Para a CPT, a tensão foi motivada por madeireiras.

A comissão, ligada à Igreja Católica, registrou 1.186 conflitos nos campos do país, dois a mais do que em 2009.

No Nordeste, o número saltou de 320 para 440. Bahia e Maranhão apresentaram o maior aumento, ainda segundo o relatório: no primeiro Estado, subiram de 48 para 91; no Maranhão, eram 112 em 2009 e 199 em 2010.

Em Minas Gerais, o número de conflitos subiu de 49 para 79.

Além das mortes, a CPT calcula que houve 55 tentativas de assassinato e 125 pessoas receberam ameaças de morte. Quatro foram torturadas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

EX-DELEGADO DE PACAJÁ É CONDENADO A 15 ANOS DE CADEIA POR RETIRAR DETENTA DA CELA , ALGEMA-LA E ESTRUPRAR-LA...

Réu foi acusado de ter estuprado três vezes uma detenta da delegacia do município

O juiz da Comarca de Pacajá, José Jonas Lacerda de Souza, condenou, no último dia 14 de abril, a 15 anos de prisão, em regime fechado, o ex-delegado de polícia civil Neldo Sena Ribeiro, por ter estuprado (art. 213 o art. 69 do CP) três vezes, em 2009, uma detenta na delegacia de Pacajá, onde o réu era delegado.

O juiz negou ao réu o direito de apelar da sentença em liberdade, pois o mesmo já responde a mais um processo de estupro e três por corrupção passiva. Em sua sentença, o juiz descreveu a forma como o crime foi praticado. “Observo que a culpabilidade do réu foi acentuada, uma vez que retirou a vítima da cela onde estava presa, estuprou-a, utilizando-se de algemas e arma de fogo para conseguir o seu intento”.

O magistrado também destacou a má conduta social do réu. “E ruim, voltada para bebedeiras, inclusive manteve união estável com uma menor de idade, tendo com ela filho, além do que é temido pelas atrocidades que cometeu nesta comuna. A personalidade é distorcida, voltada para delinqüência e com forte tendência criminona”.

O réu está preso desde junho de 2010. Além da condenação a prisão, o juiz declarou a perda do cargo de delegado da Polícia Civil. (Texto: Vanessa Vieira)

DILIGÊNCIA DISCUTE OS IMPACTOS DE BELO MONTE COM COMUNIDADE LOCAL

De iniciativa da senadora Marinor Brito (PSOL/ PA), titular da Comissão de Direitos Humanos no Senado, uma diligência - formada por promotores do Ministério Público do Pará, especialistas e movimentos sociais - esteve hoje em Altamira, um dos municípios que serão atingidos com a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

O município conta com cerca de 106 mil habitantes e as condições são precárias: o atendimento nos hospitais públicos é caótico e cerca de 70% da população não conta com serviços de saneamento básico, água tratada ou coleta de lixo. “Com o empreendimento, cerca de mais 100 mil pessoas devem migrar para a região na promessa de emprego, e acabar submetendo-se a condições desumanas de trabalho e habitação”, alertou a senadora.

Segundo Sônia Magalhães, da Universidade Federal do Pará (UFPA), várias razões levam especialistas a rejeitarem o projeto de Belo Monte, como por exemplo a falta de estudos sobre o impacto no lençol freático, a perda da biodiversidade e a proporção do desmatamento. Estudos que deveriam ter sido realizados muito antes do licenciamento para a construção da usina. Leia Mais clicando AQUI

ATOLEIRO ATRAPALHA QUEM PASSA PELA TRANSAMAZÔNICA

 Trecho entre Novo Repartimento e Pacajá. Foto Odair Oliveira

  Enormes atoleiros, filas de caminhões e muita lama ao longo da rodovia. Nesta época são comuns as cenas de caminhões, ônibus e carros pequenos parados nos atoleiros do trecho da BR-230, a Transamazônica, estrada que liga o Sul ao Oeste do Pará.

O problema é uma herança de mais de 40 anos. Desde que foi construída na década de 70, a rodovia federal nunca foi tratada pelos governos como prioridade. As deficiências na infraestrutura dificultam a trafegabilidade.

Entre Novo Repartimento e Pacajá, trecho com cerca de 140 quilômetros, caminhões estão levando até sete dias para transpor os atoleiros. Cargas perecíveis como frutas e verduras originadas do Sul e Sudeste do país chegam aos supermercados de Altamira sem condições de serem consumidas.

O gerente de supermercado Fraldi Sousa conta que pelo menos 40% dos produtos que chegam têm que ser jogados fora por não apresentarem condições de consumo. Os que sobram ficam com valor alterado, o que resulta na reclamação por parte do consumidor que paga mais caro pelo produto.

Outro grupo prejudicado são os passageiros que precisam do transporte de ônibus para chegar à capital ou cidades próximas. Segundo o gerente da agência da Transbrasiliana em Altamira, Demivaldo Santos, é impossível colocar a nova frota de ônibus na estrada nesta época. “A empresa trocou a frota. É prejuízo colocar os carros nesta época. E quando chegar o verão, que conforto os passageiros vão ter com ônibus desgastados?”.

A rodovia Transamazônica começa no Nordeste, em Cabedelo, Estado da Paraíba, e vai até Lábrea, no Amazonas. São cerca de cinco mil quilômetros. Enquanto está no Nordeste, a BR-230 é asfaltada e alguns trechos têm pista dupla, mas quando entra no Pará, a rodovia se transforma em um imenso deserto. Parte da estrada na região de Altamira, Pacajá, Brasil Novo e Marabá já foi asfaltada, mas nunca os trabalhos terminam, o que acaba causando transtorno para quem precisa dela. (Diário do Pará)

domingo, 17 de abril de 2011

ATO POLÍTICO MARCA 15 ANOS DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS

MARABÁ - Um ato político na chamada Curva do S, na Rodovia PA-150, próxima à cidade de Marabá (sudeste do Pará), marca a passagem dos 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando foram mortos 19 trabalhadores sem-terra e mais de 60 ficaram feridos e mutilados, durante confronto com a Polícia Militar. Os trabalhadores estavam acampados na rodovia à espera de um ônibus para fazer uma manifestação na sede do município.

Participam do ato representantes da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues. A manifestação ocorre em meio ao Abril Vermelho, a primeira manifestação do MST no governo da presidente Dilma Rousseff, e chama atenção para a impunidade do crime.

Desde 2005, o coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira, condenados pelo Tribunal de Justiça do Pará estão em liberdade graças a um habeas corpus obtido no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os 142 policiais militares envolvidos na operação foram absolvidos da condenação. O MST quer que os oficiais voltem ao cumprimento da pena e os policiais absolvidos sejam submetidos a um novo juri. Uma ação do MST, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo a federalização do crime. A entidade também apresentou denúncia na Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a impunidade.

“Nós achamos que o tema da impunidade no campo é o que contribui para a violência e dá legitimidade para que outras polícias, em outros lugares, continuem atacando e matando trabalhadores rurais”, disse João Paulo Rodrigues na última quinta-feira em Brasília, antes de participar do seminário na Câmara dos Deputados sobre o massacre.

O movimento fez esta semana cerca de 70 ocupações em mais de 20 estados e levantou acampamentos em dez capitais. Segundo João Paulo, o MST não quer violência nas manifestações do Abril Vermelho e abre negociação com o governo em torno de uma agenda que este ano inclui, além de intensificação da reforma agrária, a demanda ambiental como a reprovação do projeto de novo Código Florestal.

sábado, 16 de abril de 2011

AMERICANOS DA COMITIVA DE BILL GATES SÃO DETIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL DO AMAZONAS

Grupo estaria trabalhando irregularmente durante as férias do empresário no Amazonas. Segundo fontes da PF, grupo tem três dias para sair do país
Os Americanos foram detidos ao desembarcar no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus
Os Americanos foram detidos ao desembarcar no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus
Cerca de dez americanos que seriam da equipe de apoio do dono da Microsoft, Bill Gates, que está de férias no Amazonas, estão na sede da Policia Federal, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, em Manaus. O grupo foi detido no final da tarde desta sexta-feira (15) por estarem trabalhando irregularmente no pais.

Segundo fontes da PF, o mega empresário americano está de férias no Amazonas e as dez pessoas detidas estariam em um dos iates que compõem a comitiva de Gates. Há informações que o grupo terá que deixar o Brasil em, no máximo, três dias.

Na sede da Federal ninguém autorizou a entrada da imprensa, mas da portaria é possível ver o grupo na recepção, entre eles há pelo menos uma mulher. Os agentes de plantão negaram que o grupo esteja envolvido em algum tipo de delito ou que sejam funcionários do dono da Microsoft, porém não foi explicado o motivo de estarem sendo ouvidos.

Não há informações se Gates está entre o grupo.

Por volta das 19h20, um oficial de justiça federal entrou na sede da PF.

A pouco um brasileiro que acompanha o grupo veio até a portaria da PF recepcionar uma mulher que chegou em um táxi. Perguntado quem ele seria, o homem respondeu apenas ser agente de navegação e que estaria ali para a liberação de um navio. Perguntado se o navio seria da equipe de Bill Gates, o homem disse que não e retornou, junto com a mulher, para a recepção da Polícia Federal.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SENADORES VISITARÃO ALTAMIRA PARA DISCUTIR O PROJETO DE BELO MONTE

Visita que ocorrerá no próximo sábado, 16 de abril, terá a participação de movimentos sociais e do Ministério Público do Pará

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado vão visitar Altamira, no Pará, no próximo sábado, 16 de abril, para debater o projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW). Também participarão da diligência movimentos sociais locais, como o Movimento Xingu Vivo para Sempre, e representantes das populações que poderão ser atingidas, como indígenas, quilombolas, agricultores, familiares, ribeirinhos e moradores da periferia de Altamira. Deverão ainda ser ouvidos representantes do Ministério Público do Pará.

A hidrelétrica de Belo Monte tem sido alvo de críticas por diversas entidades, inclusive da Organização dos Estados Americanos (OEA). No entanto, o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Transamazônica e Xingu (Fort Xingu) cita dez motivos para apoiar a construção da usina. Entre eles destaca-se que Belo Monte vai gerar uma energia limpa e renovável e que a construção da usina vai gerar emprego e desenvolvimento a uma região carente de infraestrutura e de serviços públicos. O Fórum afirma ainda que mais de seis mil famílias que hoje moram em palafitas em condições subhumanas serão realocadas para bairros com infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica e moradias dignas, entre outros motivos

MORRE HÉLIO GUEIROS, EX-GOVERNADOR DO PARÁ, AOS 84 ANOS

O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros morreu no começo da tarde desta sexta-feira em Belém (PA), de complicações múltiplas. O velório será realizado no Palácio do Governo ou da Prefeitura, mas a decisão ainda não foi anunciada pela família. A esposa do político, secretária municipal de Educação de Belém, Terezinha Gueiros, está em São Paulo, em tratamento de saúde.

Segundo informações da família, o ex-governador já vinha sofrendo de várias complicações de saúde, principalmente de insuficiência renal. Há algum tempo, ele era submetido a tratamento de hemodiálise e há três meses aposentou a coluna dominical sobre política que mantinha em jornal local do Pará.

Jornalista com passagem por todos os maiores jornais do Pará, advogado, escritor e membro da Academia Paraense de Letras, Hélio Gueiros foi governador do Pará entre os anos de 1987 e 1990. Ele também exerceu mandatos de senador, deputado federal e estadual, tendo seus direitos políticos cassados à época da Ditadura, o que o manteve afastado da vida pública por dez anos.

A prefeitura foi o último cargo público ocupado por Gueiros, que estava com 84 anos e deixou cinco filhos. A esposa viajou para São Paulo ontem, para fazer exames médicos, e somente após a confirmação da volta dela para Belém é que a família decidirá onde será o velório e o enterro.

LOTOFÁCIL SAI PARA APOSTADOR DE URUARÁ


Uma das cinco apostas com 15 pontos da Lotofácil, teste 626, foi feita em Uruara (PA). As outras sairam para Brasília, São Paulo, Silva Jardim (RJ) e Três Lagoas(MS). Cada uma vai receber R$ 148.682,17 .

Confira: 01 02 03 04 05 07 08 09 11 13 17 19 21 23 24

quinta-feira, 14 de abril de 2011

POLÍCIA PRENDE HACKERS EM MARABÁ


Thiago Carvalho e Mário Robison
Thiago da Silva Carvalho e Mário Robison Martins Junqueira foram presos ontem, em Marabá, pela prática de crime virtual. Os dois realizavam compras pela internet usando cartões de créditos de terceiros. Thiago e Mário foram apresentados na 21º Seccional da Nova Marabá pela equipe de Policiais Civis da Superintendência do Sudeste do Pará e do Núcleo de Apoio Investigação (NAI).


As prisões foram frutos de uma operação de combate a crimes tecnológicos que estariam sendo cometidos em Lan Houses. As investigações apontaram Thiago como um dos responsáveis pelos crimes. A prisão do infrator ocorreu na residência do mesmo, onde os policiais montaram campana até a chegada de Thiago Carvalho.


Durante o interrogatório, Thiago Carvalho confessou que realizava compras na internet com dados de cartões de crédito de terceiros, tendo, em seu poder mais de doze mil números de cartões de crédito com respectivos nomes e senhas de segurança.


Na casa de Thiago foram encontrados vários objetos ainda na caixa, como: um netbook marca HP, um celular, um ventilador, um relógio. Também foram encontradas quatro folhas contendo dados completos de titulares de cartão de crédito e um cartão ourocard em nome de Vinicius S. Silva.


Thiago também informou a equipe de policiais que a lan house, por nome Cyber Pop, era o espaço onde realizava as compras virtuais e que o dono do lugar: Mário Robison Martins Junqueira era seu cumplice na atividade ilícita. A equipe de policiais se dirigiu até o local indicado e lá encontrou Mário Robinson que acabou preso com Thiago Carvalho.


As investigações acerca dos dois iniciaram devido ao aumento de ocorrências de crimes virtuais envolvendo inclusive saques indevidos em contas bancárias, o que levou o delegado Alberto Teixeira a levantar toda e qualquer ocorrência neste sentido, com o fim de pôr fim à atividade de furto qualificado e estelionato por meio virtual.


O comando das ações investigativas foi do delegado Álvaro Ikeda, do NAI, tendo o apoio do Superintendente delegado Alberto Teixeira, do diretor de polícia do interior, delegado Silvio Maués e do Delegado Geral, Nilton Atayde
Fonte Policia Civil


quarta-feira, 13 de abril de 2011

VIDA DE MARINA SILVA VAI VIRAR FILME

Pouco mais de um ano após o lançamento de Lula, o Filho do Brasil, outro filme contando a história de vida de um político começa a ser pré-produzido.

A diretora Sandra Werneck (Cazuza - O Tempo Não Pára) adquiriu os direitos para levar para as telonas o livro "Marina: a vida por uma causa”, biografia de Marina Silva escrita pela jornalista Marília de Camargo César.

Marina se destacou politicamente como ministra do Meio Ambiente durante o governo Lula e caiu nas graças do povo ao se candidatar à presidência em 2010. Ela não alcançou o segundo turno da eleição, mas foi apontada como grande surpresa da mesma ao obter mais de 20 milhões de votos.

A ex-senadora contou com o apoio de diversos artistas durante eleição, incluindo o cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus), que escreveu o prefácio do livro citado.

O filme deverá retratar a infância de Marina no Acre, sua militância pró-meio ambiente ao lado de Chico Mendes - morto em 1988 - e o início de sua trajetória política, quando ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual saiu em 2010 para se filiar ao Partido Verde (PV). Ainda não há previsão de lançamento.

DEPUTADO PEEMEDEBISTA QUER AEROPORTO EM PACAJÁ


Dep Est. Ozorio Juvenil
O deputado Ozório Juvenil (PMDB) requereu na Assembleia Legislativa do Estado do Pará que o Governo do Estado, através das Secretarias de Transportes e Obras, construa um aeroporto no município de Pacajá, devido a necessidade urgente de facilitar o acesso à cidade.

Pacajá está situada a 220 km de Altamira e 282 km de Marabá, municípios mais próximos que possuem aeroporto. De acordo com o parlamentar, que vai frequentemente a cidade, as estradas que ligam os dois municípios com aeroporto a Pacajá estão em péssimo estado de conservação e esse cenário inviabiliza o deslocamento até Pacajá, principalmente quando é necessária agilidade para socorro médico.

O parlamentar lembra que por maior que seja um trabalho de recuperação destas estradas, o aeroporto é fundamental. Ele pretende continuar desenvolvendo não só na Assembleia Legislativa como também diretamente junto aos mais diferentes setores, esse esforço para que Pacajá possa abrigar esse aeroporto.

A proposta conta com o apoio de toda a região e Ozório afirma que “o desenvolvimento pretendido pelos governos federal e estadual não poderá se concretizar, enquanto existirem municípios isolados como Pacajá. Sem um sistema de transporte adequado, esses municípios ficarão fora da possibilidade de progresso, seja no setor público ou privado. Com isso, a qualidade de vida na região estará sempre estará aquém daquilo que todos esperam“, justifica Ozório Juvenil.

PIT BULL ATACA MENINO DE 5 ANOS EM ALTAMIRA


O pequeno Caik Guedes de 5 anos passou por um grande susto nesta terça feira (12) quando foi atacado por uma cadela da raça Pit Bull, a cadela atacou o menino no momento em que ele caminhava pela rua. Segundo informações da mãe do menino Fernanda Guedes, o portão teria ficado aberto e a cadela se soltou e foi direto em direção a CaiK .
 A mãe do garoto que é a auxiliar de escritório disse que se desesperou ao saber do que havia acontecido com o garotinho.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e uma pericia foi feita no IML. A cadela foi levada da casa e a proprietária arcou com os medicamentos que Kaik precisa tomar. Para ele restou o trauma e medo de cachorros da raça Pit Bul.
Reportagem: Benilza Miranda e Marcio Lopes;
http://siddysouza.blogspot.com/

terça-feira, 12 de abril de 2011

DRE APREENDE CERCA DE 12 QUILOS DE COCAÍNA EM NOVO REPARTIMENTO


Mulheres presas
Mulheres Presas

Investigações coordenadas por policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) resultaram, na noite de ontem, na apreensão de cerca de 12 quilos de cocaína. A droga era transportada por duas mulheres em um microônibus que partiu de Itaituba com destino à Belém, de onde seria levada para Fortaleza, no Ceará.

O veículo foi abordado pelos policiais civis à altura do quilômetro 186, da rodovia Transamazônica, no município de Novo Repartimento, sudeste do Pará. Parte da droga, em formatos de pó e de pedra, foi encontrada no fundo falso de uma mala de viagem. Outra parte estava em duas bolsas de mão. O entorpecente estava protegido em embalagens plásticas metalizadas. As presas são as irmãs cearenses Maria das Graças Lourenço Rodrigues, que está no oitavo mês de gravidez, e Maria da Glória Quitéria da Silva. Elas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e serão transferidas para Belém amanhã.
Sob coordenação do delegado Hennison Jacob, titular da DRE, unidade policial vinculada à DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), a ação policial teve início, no município, no final de semana, quando os policiais se deslocaram à região a fim de interceptar o transporte da droga. Todo trabalho contou com apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), sob comando do delegado João Bosco Júnior. Conforme o policial civil, a cocaína é procedente de Tabatinga, no Amazonas. Depois, foi levada até Manaus. A carga de entorpecentes entrou no Pará, através de Juruti, extremo oeste do Estado, e, em seguida, foi transportada, via terrestre, até Itaituba.
Drogas apreendidas
Droga Apreendida


Com informações sobre o meio de transporte e por onde as traficantes iriam passar, os policiais montaram uma barreira na rodovia no aguardo da passagem do microônibus. As presas, após serem flagradas, foram levadas até a unidade policial local, para serem ouvidas em depoimento e autuadas pelo crime. A droga será encaminhada para perícia de constatação. Depois de autorização judicial, as presas e os entorpecentes serão transferidos para a capital paraense.

DADOS Apenas no primeiro trimestre de 2011, a Polícia Civil apreendeu mais de 106 quilos de cocaína e derivados em 119 operações policiais em todo Estado. As ações resultaram nas prisões de 1.084 traficantes de drogas. A maioria das prisões foi no interior (645). Além de cocaína, a Polícia Civil também apreendeu, de janeiro a março, 6.322 petecas de pasta de cocaína; 136,5 quilos de maconha e mais de 500 petecas da erva, na Grande Belém e interior.
Fonte Policia Civil

SEMINÁRIO RELEMBRA 15 ANOS DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS

A Câmara dos Deputados realiza na próxima quinta-feira (14) seminário sobre os 15 anos da tragédia de Eldorado dos Carajás (PA). O deputado Marcon (PT-RS), autor da iniciativa, afirma que o objetivo do seminário é reavivar o acontecimento e cobrar a punição dos culpados. Os assassinos e mandantes do massacre de Eldorado do Carajás até hoje não foram punidos.

"Nosso objetivo com este seminário é relembrar este trágico acontecimento e também cobrar a punição, não apenas desse fato, mas de tantos outros atos violentos, envolvendo a posse da terra, praticados contra os sem terra, os índios, os quilombolas e os atingidos por barragem neste país”, destacou o deputado.

No dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem terra do Pará foram assassinados e outros 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra, que estavam acampados, decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora na desapropriação de terras na região.

Para o deputado Beto Faro (PT-PA), Coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT, o debate sobre a violência no campo mostra que, apesar dos avanços, muito ainda precisa ser feito. “É preciso reconhecer que após 15 anos da tragédia ocorreram avanços, mas muitos problemas no campo ainda precisam ser resolvidos. A reforma agrária precisa continuar avançando, muitas áreas necessitam ser regularizadas, e a impunidade dos crimes cometidos no campo tem que acabar”, afirmou.

Entre as autoridades convidadas para o seminário estão o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (PR), Gilberto Carvalho; a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da PR, Maria do Rosário; o integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stedile e o assessor da Comissão Pastoral da Terra , Dom Tomás Balduíno.

MICROÔNIBUS CAI EM RIO E CRIANÇA MORRE

Um microônibus que seguia pela rodovia Transamazônica despencou na madrugada desta terça-feira no Igarapé Cajazeiras resultou em morte de uma criança.

Militares do Corpo de Bombeiros estão na área fazendo as primeiras buscas a fim de encontrar o corpo da criança.

As circunstâncias do acidente ainda não estão esclarecidas, porém ontem à tarde o prefeito de Itupiranga, Bejamin Tasca (PT) reclamava das péssimas condições de trafegabilidade da rodovia Transamazônica

Inclusive o prefeito pretende organizar um grande movimento para reivindicar melhorias para a rodovia.

Ele pretende reunir representantes de Marabá, Itupiranga, Novo Repartimento, Pacajá e Anapu, tendo em vista que os trechos mais críticos da Transamazônica cortam estes municípios.

sábado, 9 de abril de 2011

REVISTA VEJA: BELO MONTE: UM BARRIL DE PÓLVORA PRESTES A EXPLODIR

No rastro das obras da terceira maior hidrelétrica do mundo, conflitos trabalhistas e explosão da violência chegarão à região do Rio Xingu, no Pará

É por trás de grades de ferro que Maria do Carmo Oliveira, de 39 anos, atende a clientela que procura seu mercadinho, num bairro simples de Altamira, no Pará, quando a noite cai. “Tenho medo. Sei que aqui tem tráfico”, diz, olhar desconfiado. A comerciante instalou as grades depois de sofrer um assalto ali perto, em sua antiga loja. Ela, o marido e a filha ficaram na mira de bandidos armados. A cena se tornou comum na cidade: dois homens em uma moto rendem comerciantes, limpam o caixa e fogem por ruas estreitas. “Pensei que pudessem fazer uma maldade.”

Há cinco meses no novo ponto, Maria do Carmo aprendeu a manter distância dos traficantes de crack que rondam o local. E acredita que a violência aumentará quando Belo Monte chegar. Com 105.000 moradores e distante 500 quilômetros de Belém, Altamira é o município à beira do Rio Xingu que ficará mais perto da usina hidrelétrica projetada para ser a segunda maior do país e a terceira maior do mundo.

Quando começar a construção, pelo menos 100.000 pessoas deverão migrar para a região. Há quem fale no dobro. Além de possivelmente enfrentar problemas em canteiros de obras, como os que ocorreram em Jirau, no mês passado, as onze cidades vizinhas (com 370.000 moradores) sofrerão com o súbito inchaço. Às voltas com problemas de segurança e urbanismo, não têm infra-estrutura para suportar a massa de pessoas que já começa a chegar - 4.000 fixaram residência em Altamira no último semestre.
"Belo Monte é um barril de pólvora", resume o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Felício Pontes Jr., que acompanha a discussão sobre a usina há uma década. Diante dos iminentes conflitos que virão no rastro da usina, o governo do Pará elaborou um plano de segurança exigindo do consórcio Norte Energia, responsável pelas obras, medidas de prevenção para quando os 20.000 trabalhadores colocarem as botinas nos canteiros e outras 80.000 pessoas – pelo menos – chegarem.

Em Altamira, a comerciante Maria do Carmo atende a clientela por trás das grades quando a noite cai: "Tenho medo"
Maria do Carmo atende os clientes por trás das grades:
 "Tenho medo"
Na lista: mais equipamentos e carros para a polícia e construção de prédios para abrigar detentos. As prefeituras fazem coro: querem agilidade no cumprimento dos requisitos sociais e ambientais para tocar a obra – as chamadas condicionantes. A direção do consórcio Norte Energia foi procurada pelo site de VEJA em Altamira e em Brasília, mas não concedeu entrevista.

Rota do tráfico - Basta uma rápida espiada nas ruas de Altamira – a cidade menos atrasada da região - para perceber que o policiamento é escasso. A delegacia conta com efetivo reduzido. "Já não conseguimos atender todo mundo: aqui funcionamos como clínica geral", confidenciou ao site de VEJA um escrivão da Polícia Civil. Os assaltos avançam. Para completar, Altamira é rota do tráfico de cocaína que vem da Bolívia e segue para cidades como Belém ou São Luís (MA). O consumo de crack, uma droga devastadora, já explodiu no município.

À beira do gigante Xingu, que tem 1.800 quilômetros de extensão e corta o Pará, em uma região inóspita e com estradas em péssimas condições, como a Transamazônica, a Polícia Federal (PF) sequer tem embarcações ou aeronaves e carece de pessoal. "As autoridades de segurança não estão preparadas para Belo Monte. Estamos de mãos atadas", desabafou uma delegada da PF ao site de VEJA, também sob a condição de anonimato.

Progresso - Quando estiver pronta, Belo Monte terá capacidade para produzir 11.233 MW. A energia garantida, isto é, a que estará disponível para consumo, será de 4.571 MW médios, o suficiente para abastecer Belém por um ano. Maior obra a ser feita no país e uma das estrelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai dar cara nova ao Xingu e, a reboque, transformar a área ao redor dele. A longo prazo, espera-se, para melhor.

A discussão sobre Belo Monte se arrasta há três décadas. Nesse período, outras obras com esse perfil foram concluídas. Muitas lições foram aprendidas com os erros de empreendimentos como Tucuruí, no Pará, e Balbina, no Amazonas. O Brasil tem hoje rigorosa legislação de proteção ambiental e tecnologias mais modernas, que permitem alagar regiões menores, produzir mais energia e agredir menos o entorno das usinas.
São mesmo os impactos sociais da construção que causam maior ceticismo. “Já tivemos uma avant- première dos problemas em Jirau e Santo Antônio, que devem ser muito maiores em Belo Monte", diz o engenheiro Ildo Sauer, professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor de gás e energia da Petrobras. "Apesar de muitas e amargas lições dos governos anteriores, o governo Lula-Dilma pouco as levou em conta.”
Gargalos - Inevitavelmente, Altamira se transformará num foco de atração populacional, não só de operários, mas de empresários e trabalhadores de todas as partes do país, atraídos pelo sonho de ganhar dinheiro na carona do bilionário investimento. Para suportar a chegada de tanta gente, Altamira terá que ser praticamente reconstruída.  A cidade não tem saneamento básico. A (escassa) água encanada é de péssima qualidade e, segundo moradores, não serve nem para lavar roupa. Nas palafitas em torno dos igarapés que cortam a cidade vivem 13.000 pessoas, segundo estimativa da prefeitura. O atendimento de saúde é precário. O site de VEJA conversou com moradores que chegam a procurar hospitais em Teresina (PI) em busca de procedimentos simples, como preventivos ginecológicos e exames oftalmológicos.

Não existe transporte público em Altamira. O trânsito é caótico, piorado pela incrível proliferação de motos. A frota cresceu 35% de 2009 para 2010, chegando a 16.000 veículos segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) - o total de carros, caminhões, carretas e tratores que circulam pelo município é de 14.000. No mesmo período, dobrou o número de mortos em acidentes com motos: foram 20 vítimas no ano passado. Só metade das ruas é asfaltada. Um fétido lixão, onde são despejadas 105 toneladas de detritos todos os dias, completará um século junto com o município, em novembro. Centenas de urubus estão por toda parte. E colocam em risco o transporte aéreo.

Fernando Cavalcanti
O lixão de Altamira completa um século em novembro, junto com a cidade
O lixão de Altamira completa um século em novembro, junto com a cidade

Milagre - É difícil saber por onde começar para arrumar a casa. As autoridades locais, de mãos postas, parecem à espera de um milagre. É como se Belo Monte fosse exterminar, de uma tacada só, todas as mazelas da região. “Hoje a nossa saúde não é suficiente nem para atender a população atual. A saúde realmente deixa a desejar. A nossa infraestrutura também”, admitiu ao site de VEJA a prefeita de Altamira, Odileida Sampaio (PSDB). Para justificar o atraso, ela responsabilizou a falta de “compromisso com igualdade para todas as regiões” do governo federal. “É como se nós, paraenses, não fôssemos seres humanos”, completou, criticando o fato de a Transamazônica não ter sido asfaltada até hoje.

A prefeitura diz que o consórcio responsável pela obra comprometeu-se a concluir logo melhorias consideradas indispensáveis para que a construção da usina possa começar - são as chamadas  "condicionantes". Segundo a Norte Energia, existem 70 obras em andamento na região. Em Altamira, a mais adiantada é a construção de um posto de saúde. “As condicionantes estão em ritmo lento demais", diz Odileida. "Se tem que fazer, vamos fazer logo."
Outro compromisso dos empreendedores é revitalizar a área onde hoje reinam as palafitas e construir 6.000 casas em local seguro - e seco - para abrigar as famílias que sofrem com as cheias do Xingu no chamado “inverno”, o período de chuvas. Como as moradias ficam em um local que poderá ser alagado caso o nível do rio suba mais que o previsto com a entrada em operação de Belo Monte, as famílias serão removidas.

À espera de Belo Monte, a prefeitura adotou uma solução lamentável. Abriga temporariamente os moradores em barracas no Parque de Exposições da cidade, que têm pedaços de plástico preto como portas. A cena é deprimente: crianças com doenças de pele convivem com jovens que consumem álcool e drogas a céu aberto, sem nenhum policiamento. 

Enquanto as obras não começam, o franzino Rafael Lourenço Soares sonha. Não vê a hora de sair do bairro Boa Esperança, à beira do igarapé Altamira, que alaga todos os anos. “Eu rezo para não chegar janeiro, quando começa a chover. Passo o Natal pensando em janeiro”, diz o jovem, que não aparenta os 24 anos que tem e cursa o primeiro ano do Ensino Médio. “Se pudesse, eu queria nascer de novo.”

EM ALTAMIRA, A REVOLUÇÃO NA ECONOMIA JA COMEÇOU 

Com 105.000 moradores, cidade que ficará mais perto de Belo Monte vive disparada no preço do aluguel; empresários apostam na construção de hotéis

 
Mal saiu a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que permite a instalação dos canteiros de obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, que será erguida no Rio Xingu, no Pará, e a rotina de Altamira - a maior das onze cidades que serão afetadas pelo empreendimento - já mudou. Nas ruas, a circulação de veículos é maior, tumultuando o já bagunçado trânsito. É gente de todos os cantos em busca de novas oportunidades no rastro da construção da usina.

Tanta movimentação tem sentido. Para ser erguida, Belo Monte necessitará dos braços de 18.000 trabalhadores, mas a estimativa é que o empreendimento gere, também, 80.000 empregos indiretos. A expectativa é que a população de Altamira salte dos atuais 105.000 para 150.000 pessoas ainda em 2011. Para se ter uma ideia, 4.000 pessoas fixaram residência na cidade no último semestre. Há quem diga que a população do município vai dobrar. Ou até triplicar.

A cidade sente os reflexos. Na região central, o assunto é o mesmo em cada esquina: o preço do aluguel disparou. Em busca de clientes endinheirados, proprietários estão reajustando preços. Quem não pode pagar não vê opção a não ser sair. A estimativa é que os preços já tenham subido 70%. A desculpa: Belo Monte está chegando.

Nos hotéis, é difícil arranjar vaga durante a semana. Empresas envolvidas com os preparativos da obra fecham pacotes anuais para seus executivos - mesmo que eles não fiquem lá o tempo todo e deixem seus quartos trancados. O empresário Daniel Nogueira, de 51 anos, desistiu de construir um edifício residencial e decidiu erguer um dos mais novos hotéis da cidade. A aposta deu certo: está com lotação esgotada até o fim do ano. O hotel tem 40 apartamentos e até suíte presidencial. “Muitos vieram montar empresas, construir condomínios fechados. Estão atrás do boom que é Belo Monte. Aqui está uma efervescência”, diz.
Altamira, com o Rio Xingu ao fundo: barragem principal de Belo Monte ficará a 40 quilômetros da cidade
Altamira, com o Xingu ao fundo: barragem principal de Belo Monte ficará a 40 quilômetros
Faturamento - Apesar do otimismo de alguns, há outros empresários locais, porém, que não têm certeza se vão conseguir lucrar com Belo Monte. Eles querem ter preferência na cadeia de fornecedores de insumos para a obra. “Belo Monte não é a salvação de Altamira”, afirma Vilmar Soares, presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu).

A entidade acompanha as discussões sobre a construção de Belo Monte. E reivindica investimentos em qualificação profissional para que, concluídas as obras, os moradores possam ter oportunidades de emprego.

Dono de uma farmácia em uma das mais movimentadas ruas do centro, Elizeu Lacerda, de 30 anos, já se prepara para o aumento da demanda, estocando mais analgésicos e cosméticos. Conta que uma empresa, de uma só vez, comprou 40 vidros de repelente. “Tenho expectativa de aumentar o faturamento, mas por enquanto é só boato de mais empregos, mais dinheiro, mais gente”, diz. “Há 30 anos ouço falar dessa barragem, vamos ver se dessa vez sai ou se vai ser só fofoca. Meu pai, que tem 78 anos, diz que vai morrer sem ver Belo Monte”.

Lacerda faz uma queixa também muito ouvida na cidade que começa a viver uma revolução na economia, mas tem graves carências de infra-estrutura: “Espero que pelo menos coloquem asfalto nas ruas”.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÔNIBUS DA TRANSBRASILIANA AMEAÇAM PARAR OS SERVIÇOS EM ALTAMIRA.

 A partir de amanhã os carros de uma empresa de ônibus da cidade que tem como destino a capital do estado Belém vão parar de circular o motivo falta de condições da estrada.

Que todo ano a transamazônica fica em péssimas condições de trafegabilidade todo mundo sabe.... Lama...buracos... atoleiros... aqui é necessário ter paciência para conseguir chegar ao destino. Uma viagem de Marabá para Itaituba, por exemplo, que iria durar em média 24 horas não tem mais tempo estimado para acontecer. O motorista Heberth Alves conhece bem está realidade.

Uma das empresas de ônibus da cidade tinha dois horários de saída com destino a capital paraense Belém agora só mantém um horário por conta das péssimas condições da transamazônica. A empresa enviou um encarregado de trafego para avaliar as condições da estrada, segundo ele a firma tem tido muito prejuízo por que os veículos estão constantemente quebrados. Mesmo assim a situação preocupa pois a viagem que antes era feita em 18 horas agora esta sendo feita em mais de 20.
Reportagem: Benilza Miranda.

MINISTRO EDISON LOBÃO RESPONDE A PERGUNTAS DO FORT XINGU SOBRE BELO MONTE

      
Edison Lobão - Ministro de Minas e Energia
                                              
Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, respondeu a duas perguntas feitas pela coordenação de Comunicação do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu), durante o programa Bom Dia Ministro, transmitido para todo o Brasil pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Lobão falou sobre as obras compensatórias da usina hidrelétrica e sobre a eletrificação rural na região.
O FORT Xingu questionou sobre o destino das cerca de seis mil famílias que terão que ser realocadas por causa das obras da usina de Belo Monte. Estas famílias residem em áreas de risco que serão alagadas e, conforme determinado nos Estudos de Impactos Ambientais, terão que ganhar novas casas em um local próximo de onde residem atualmente. Até o momento, estas famílias não sabem para onde serão realocadas nem quando passarão a residir nas novas moradias.

O ministro garantiu que estas famílias serão realocadas para residências melhores que as que moram hoje, em condições também melhores. Segundo Edison Lobão, isso acontecerá no tempo apropriado sem, entretanto, mencionar quando isso acontecerá. “Essa realocação se dará a seu tempo e posso garantir que estes moradores serão realocados para residências melhores do que a que eles moram hoje”, disse.
Lobão explicou que toda a região será beneficiada com a construção da usina e que Altamira passará por um crescimento gigantesco com as obras de Belo Monte. Ele também garantiu que todas as compensações ambientais e sociais serão cumpridas e que o governo vai acompanhar e fiscalizar todo o processo. “Todas as providências estão sendo tomadas. O Ibama faz exigências rigorosas ao consórcio, que não avançaria na construção se não cumprisse todas estas exigências”.
Luz Para Todos
O FORT Xingu também questionou o ministro sobre a implantação do programa Luz Para Todos na região, onde milhares de pessoas ainda não possuem acesso a energia elétrica. Segundo o ministro, o programa foi desenvolvido para atender 10 milhões de pessoas, já atendeu a mais de 14 milhões e será implantado em toda a região. Lobão reconheceu que em estados muito grandes, como o Pará, o programa teve um pouco de dificuldade em sua interiorização. “Mas estas dificuldades estão sendo superadas e serão vencidas”, disse Edison Lobão.

Fort Xingu



quarta-feira, 6 de abril de 2011

URUARÁ É O 40º MUNICÍPIO A ADERIR AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO

O Pará passa a contar com 40 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O mais novo é Uruará, localizado no sudoeste paraense. No último dia 28, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) enviou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito (Cetran) informando sobre a municipalização de Uruará.

De acordo com o levantamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Uruará tem uma frota constituída por 5.394 veículos registrados junto ao Detran. Com a adesão ao SNT, Uruará cumpre assim com o que determina o Código de Trânsito que em seu artigo 8º diz que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão os respectivos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários, estabelecendo os limites circunscricionais de suas atuações.

Cabe ao Cetran, de acordo com a Resolução de número 296 do Conselho nacional de Trânsito (Contran), a certificação das condições mínimas do município que desejar gerenciar o seu trânsito. Antes da normativa, que foi publicada em 2008, a análise inicial do processo era feita pelo órgão executivo de trânsito da União, que é o Denatran. Os municípios que quiserem aderir ao Sistema de Trânsito deverão encaminhar a documentação e os seus dados cadastrais ao Conselho Estadual.
De acordo, ainda, com a resolução, integram o SNT os órgãos e entidades municipais executivos de trânsito e rodoviário que disponham de estrutura organizacional e capacidade instalada para o exercício das atividades e competências legais que lhe são próprias como coleta, controle de análise estatística de trânsito e disponha de Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jarí).

Competências - Pelo que determina o Código de Trânsito, compete aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Levantamento - Com relação a frota de Uruará, segundo dados do Detran, dos 5.394 veículos registrados ano passado, a maioria absoluta é do tipo motocicleta e motoneta. Há 4.993 veículos de duas rodas registrados junto ao Detran no município. Há, também, 405 caminhões, 316 caminhonetes, 64 camionetes, entre outros tipos.

Municípios que já aderiram ao SNT

Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Alenquer, Barcarena, Belém, Bragança, Breu Branco, Breves, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itaituba, Jacundá, Marabá, Medicilândia, Moju, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Pacajá, Redenção, Rondon do Pará, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, Tucuruí, Tailândia,Uruará, Vigia e Xinguara.
Asdecom/detran-Pa