quinta-feira, 30 de junho de 2011

HOSPITAL REGIONAL DE ALTAMIRA TERÁ MAIS 12 MÁQUINAS NO SETOR DE HEMODIÁLISE

A população de nove municípios da transamazonica ganha nesta sexta-feira (1º) um novo serviço de hemodiálise, a partir da ampliação da ala que funciona no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. A inauguração do espaço será feita pelo governador Simão Jatene, a partir das 15h, com a presença de outras autoridades estaduais e municipais. O novo serviço, que duplicará a capacidade de atendimento, representa um investimento de R$ 750 mil. São 12 novas máquinas, instaladas em 190 metros quadrados de área construída.
Na cidade a expectativa é grande para a ampliação do serviço, especialmente agora, diante da perspectiva de aumento da população em pelo menos 100 mil pessoas, em função do início das obras da hidrelétrica de Belo Monte. O diretor geral do Hospital Regional da Transamazônica, Roberto Vanderlei Kuntz, informa que a demanda começou a crescer ainda em 2009. No mesmo ano, foi apresentado para o governo do Estado o projeto de ampliação da ala de diálise, que somente agora será inaugurado.
“Atendemos uma população estimada em 400 mil pessoas, oriundas de nove municípios. A instalação de mais máquinas para hemodiálise supre uma grande carência”, avalia, acrescentando que atualmente 44 pacientes fazem as sessões no hospital, número que pode chegar a 100 após a ampliação da ala. As 26 pessoas que esperavam por uma vaga no Programa Regular de Hemodiálise – e que, por isso, precisavam se revezar no atendimento – agora serão imediatamente atendidas.
Mudanças – A estudante Ducilene Pereira, 21 anos, descobriu que seu rim parou de funcionar após uma grave doença. No município de Anapu, onde morava, os médicos a diagnosticaram com pneumonia, mas na verdade seu problema era outro: hipertensão. “O nefrologista do Hospital Regional de Altamira identificou que eu precisava de hemodiálise”, conta ela, que mudou de cidade para fazer o tratamento.
Fazendo três sessões por semana, de quatro horas cada, Ducilene diz que foi salva pelos profissionais do hospital. “Hoje, sei da importância de cuidar do rim. É meu conselho a todos que conheço”, reforça ela, para quem a ampliação do serviço é de extrema importância. “As novas máquinas vão ajudar a salvar mais vidas de pessoas que dependem desses aparelhos para sobreviver”, destaca a estudante, que faz o tratamento desde 2008.

terça-feira, 28 de junho de 2011

EMPRESA LIGADA À REDE CELPA UTILIZAVA TRABALHO ESCRAVO EM PACAJÁ

Fiscalizações do Grupo Móvel nacional e dos grupos estaduais de combate ao trabalho escravo libertaram 66 pessoas de condições análogas à de escravo na região Norte do País. As ações ocorreram entre maio e junho deste ano.

A última operação, no Pará, encontrou trabalhadores em condições análogas à escravidão prestando serviços para companhias de energia elétrica. Desta vez foram 34 pessoas em Pacajá (PA). O grupo estava trabalhando para a empresa terceirizada Eletro Junior, que presta serviços para a Companhia de Energia Elétrica do Pará (Celpa). A ação foi realizada pelo Grupo Móvel de Fiscalização no último dia 15 de junho.

O grupo fazia o roço do mato embaixo da rede elétrica para evitar que as árvores atingissem os fios de alta tensão e provocasse queda de energia. Os empregados iniciaram o serviço em maio e desde então passaram a viver em condições degradantes. A empresa alojou os empregados em uma antiga serraria, onde não havia instalações sanitárias ou chuveiros. A água consumida vinha de um poço e não passava por nenhum processo de filtragem.

Por falta de treinamento e equipamentos de segurança, os empregados corriam riscos de serem eletrocutados. No início de junho, três trabalhadores levaram choques elétricos, mas a empresa não chegou a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho. Além disso, as vítimas não possuíam assinatura na Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS).
Após a fiscalização, a Eletro Junior arcou com as verbas trabalhistas devidas, que totalizaram R$ 48 mil. A Celpa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho (MPT), comprometendo-se a não contratar terceirizadas que não sigam as normas de segurança e saúde do trabalho.

EM ANAPU, PDS ESPERANÇA SOFRE AMEAÇA

Em janeiro deste ano, os trabalhadores e trabalhadoras do Projeto de desenvolvimento Sustentável Esperança, em Anapu,
se mobilizaram para impedir a extração de madeira ilegal do PDS. Fizeram uma guarita humana na
estrada que dá acesso ao assentamento. Como resultado dessa mobilização, em audiência pública, algumas
medidas foram definidas para inviabilizar a ação criminosa dos madeireiros da região, dentre essa medidas,
a construção de uma Guarita pelo INCRA, que ainda não foi concluída.
Porém, esta semana, os madeireiros voltaram a agir, 10 de seus capangas com o intuito de retirar a madeira extraída ilegalmente e apreendida pela Polícia Federal e IBAMA, em Janeiro deste ano, por ocasião da mobilização e denúncia feita pelos assentados/as, tentaram retirar os trablhadores e trabalhadoras que vigiam dia e noite o acesso ao PDS.

Como vemos, em Anapu, nestes seis anos após o assassinato da irmã Dorothy, as mudanças que deveriam ter sido efetivadas pelo poder público não aconteceram, a devastação ambiental, a grilagem de terra e a pistolagem continuam sendo uma grande ameaça.

Mais uma vez, nos perguntamos: Será que o sangue de Dorothy foi derramado em vão? Será que as mãos criminosas do latinfúndio vão vencer a luta contra a vida e a justiça? Até quando os mafiosos de colarinho branco conseguirão engavetar processos e decidir os rumos da política ambiental?

Infelizmente, continuamos sem respostas para essas perguntas, mas continuaremos lutando na esperança de que um dia a justiça reine vencendo a impunidade.

Local onde os agricultores mantém vigilância dia e noite para impedir a passagem de caminhões dos madereiros com madeira extraída ilegalmente.

Comitê Dorothy.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MADEREIROS INVADEM PDS ESPERANÇA

Material beneficiado estava apreendido desde janeiro em Anapu Caminhão atolou e atrasou fuga, e a polícia interceptou a carga

Madeireiros tentaram roubar na madrugada deste domingo (26) uma carga de madeira apreendida em janeiro no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança, assentamento onde foi assassinada em 2005 a irmã Dorothy Stang, em Anapu.

Um suspeito foi preso em flagrante nas imediações da sede do município de Anapu com um caminhão com material roubado, segundo o delegado Melquesedeque Ribeiro, que está averiguando o caso.

O madeireiro já teve conflitos anteriores com os assentados do PDS. No começo deste mês, ele chegou a assinar um termo se comprometendo a não adentrar área. O descumprimento deverá lhe render uma acusação adicional, detalhou o delegado Ribeiro. Quatro pessoas que estavam com o suspeito no caminhão foram liberadas após alegarem que estavam apenas pegando carona no veículo.

"Ele roubou a madeira de lá na presença das pessoas que lá aguardavam. Não estava armado, mas fez uma ameaça verbal. E disse ainda que se não deixassem ele levar a madeira de lá, a queimaria", informou o delegado.

Invasão

A invasão ao assentamento foi denunciado por moradores, segundo informaram representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no município de Anapu.

De acordo com a irmã Jane Dwyer, da CPT, que foi ao PDS neste domingo, o grupo de madeireiros invadiu o assentamento de madrugada com motos, um caminhão e uma caminhonete. Eles carregaram os veículos com madeira, mas a caminhonete quebrou e o caminhão ficou atolado.

Somente durante o dia eles conseguiram desatolar o caminhão, chegando à cidade de Anapú no final da tarde. Nesse momento, foram abordados pela Polícia Civil. O suspeito de ser o líder dos madeireiros foi levado à delegacia.

A madeira tirada ilegalmente era parte de um lote já beneficiado que estava desde janeiro sob guarda do Incra, após operação da Polícia Federal no PDS que flagrou desmatamento ilegal. Após a apreensão, foi decidido que seria usado para construir casas para os assentados.

Segundo a irmã Jane, mesmo sabendo que os madeireiros tentavam tirar a carga de madeira do assentamento, eles não reagiram porque têm orientação de não tentarem deter os roubos de madeira por conta própria, dado o histórico de violência na área. "O povo não tem como se defender de madeireiros, pistoleiros e esse tipo de gente”, disse a religiosa.

domingo, 26 de junho de 2011

ÍNDIOS DO XINGU NA PARADA GAY: COMPREENSÃO PELAS DIVERSIDADES

Índios da tribo kalapalo, do Alto Xingu (MT), aterrissaram na Parada Gay de São Paulo neste domingo (26) para protestar contra a construção da usina de Belo Monte.
Ao contrário de muita gente que usou fantasia na festa, os índios trajavam suas vestes costumeiras. “A gente veio lá do Alto Xingu para que as pessoas saibam o que é Belo Monte. Muita gente não sabe. A Parada Gay é o melhor lugar para chamar a atenção de São Paulo”, disse a índia Samy Kalapalo.
Ela, o pai e outros índios estavam convocando as pessoas para um protesto no dia 20 de agosto na mesma Avenida Paulista.
“Assim como os homossexuais são rejeitados, nós índios também sofremos preconceito”, afirmou Kuana Kalapalo" Fonte: G1.globo.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

EM DEZ ANOS O ESTADO DO PARÁ REGISTROU 219 ASSASSINATOS NO CAMPO, E QUASE NINGUÉM FOI PUNIDO

O procurador José Marques Teixeira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que participa de audiência pública sobre violência no campo na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado, afirmou que durante dez anos 219 pessoas foram assassinadas no campo, com apenas quatro condenações e 37 caso não tiveram qualquer instauração de inquérito para apurar as mortes.

Um exemplo dado por José Marques sobre a lentidão e a dificuldade da Justiça agir em casos de assassinatos foi o assassinato do agricultor Antônio Francisco dos Santos, assassinado em Anapu, em 2002.

“A delegacia só foi implantada em outubro de 2006. Até então, os inquéritos eram feitos de forma precária pela Polícia Militar.

A forma de apurar só milita no sentido de a impunidade seja sacramentada, ainda que pessoas acusadas de crimes sejam processadas”, disse o procurador.

Para Gercino da Silva Filho, presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, os principais motivos para a constante violência no campo que leva aos assassinatos de trabalhadores rurais são as grilagens de terras públicas, a ocupação ilegal dessas áreas e a extração ilegal de madeiras. Ainda segundo ele, uma forma de solucionar os problemas agrários são os mutirões judiciais que podem acelerar os processos e inquéritos sobre conflitos agrários.

PRESO EM MEDICILÂNDIA DUPLA QUE COMETIA ASSALTOS EM TODO ESTADO DO PARÁ

Joilson Oliveira e Manoel dos Santos Castro (Vulgo Not) São acusados de praticar assalto em todo o estado do Pará, segundo informações da policia militar os dois meliantes vinham de tucuruí fazendo assaltos no seu trajeto , E planejavam varias abordagens aqui no município, Depois de denuncia anônima recebida pelo sargento Benedito, os policias Militares sobre o comando do sargento Lino em um veiculo descaracterizado Localizaram um dos indivíduos, Manoel dos Santos (Vulgo Not) Tentando negociar uma moto TITAN 150, roubada por eles em tucuruí no dia 06 de Junho deste ano, estava a 300 metros dos destacamentos da Policia Militar, Próximo ao Armazém Paraíba, Ao fazerem a abordagem foi constatado que o meliante estava em posse de um revolver Calibre 38,
na seqüência deu informação de onde supostamente estaria o seu compassa, ao chegar na residência os policiais encontraram Joilson Oliveira, e com ele foi estava uma espingarda calibre 16 e algumas munições de armas diferentes e alem aparelhos celulares, o dois meliantes tem uma longa ficha criminal com passagem por algumas penitenciarias do estado, e agora mais uma vez estão a disposição da Justiça. Fotos e imformaçôes de Medicilandia news

OPERAÇÃO PRENDE VICE-PREFEITO DE NOVO REPARTIMENTO

Além do vice-Prefeito, o gerente do Banco do Brasil e mais seis pessoas foram presas acusadas de fraude

Uma operação integrada da Polícia Civil, envolvendo a Divisão de Repressão ao Crime Tecnológico (DRCT), a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE), cumpre mandados de prisão desde o início da manhã desta quarta-feira (22), no município de Novo Repartimento, sul do Estado.

O gerente local do Banco do Brasil foi preso e junto a ele, mais cinco pessoas, todos acusados de fraudes. Em Belém, a Polícia prendeu, por volta das 6h, Roberto Aparecido de Passos, vice-prefeito de Novo Repartimento, que foi levado para a Delegacia Geral. As pessoas detidas no interior serão transferidas ainda hoje para a capital.

Dezenas policiais foram para o local manter a ordem
A operação é comandada pelo delegado João Bosco Rodrigues Moraes, com apoio dos delegados Ivanildo Santos (DRCO), Beatriz Silveira (DRCT) e Hennison Jacob (DRE).

terça-feira, 21 de junho de 2011

CÂMARAS CRIMINAIS REUNIDAS RECEBERAM NESTA SEGUNDA-FEIRA, 20, DENÚNCIA CONTRA O PREFEITO DE VITÓRIA DO XINGU

O Ministério Público acusa o político de ter usado bens do município em benefício próprio



As Câmaras Criminais Reunidas receberam nesta segunda-feira, 20, denúncia contra o prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Neto. O Ministério Público acusa o político de infração ao artigo 1º do Decreto 201/67 (Responsabilidade de Prefeito), a medida que o administrador teria utilizado bens do município em benefício próprio.Segundo a denúncia, o prefeito estaria utilizando a pá mecânica do município no carregamento de barro na olaria instalada na propriedade do réu, além de supostamente abastecer veículo próprio na garagem municipal. A defesa do político alegou falta de fundamentação da denúncia e falta de materialidade do crime.
Os argumentos, no entanto, não foram acolhidos pela relatora da ação penal, desembargadora Brígida Gonçalves, que ressaltou a existência de indícios de autoria, destacando a existência de um vídeo que embasa as denúncias. A relatora recebeu a denúncia, sendo sua decisão acompanhada à unanimidade

segunda-feira, 20 de junho de 2011

BELO MONTE VAI RECEBER MAQUINÁRIO PARA INÍCIO DAS OBRAS

http://3.bp.blogspot.com/-RleeFJ-1PEw/Tf-CHOGv9AI/AAAAAAAAJ0M/p4kR2sz5-Vc/s1600/caminh%25C3%25A3o.bmp

Uma balsa do Grupo Reicon sairá de Belém, amanhã, com destino a Vitória do Xingu, levando a bordo cerca de 40 máquinas que serão utilizadas na preparação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. O carregamento, o primeiro de uma longa série, deve chegar ao destino no final da semana, mas as obras só serão iniciadas quando o Consórcio Construtor Belo Monte, constituído de dez grandes empresas, receber a ordem de serviço da empresa Norte Energia S.A. (Nesa), vencedora da licitação e responsável pelo projeto.

STF NEGA SOLTURA DE ACUSADO DA EXECUÇÃO DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG


Vitalmiro Bastos de Moura

O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da missionária Dorothy Stang, teve pedido de soltura negado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Vitalmiro, mais conhecido como Bida, está preso preventivamente em Belém, onde aguarda a conclusão do processo.

Gilmar Mendes negou o pedido em caráter liminar e ainda analisará o mérito. “Não vislumbro manifesta ilegalidade na prisão, uma vez que possível excesso de prazo se daria no exame de mérito deste habeas e, ante a deficiente formação dos autos, indefiro o pedido de medida liminar”, diz Mendes, na decisão .

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FESTA DE BRASIL NOVO É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DO PARÁ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0gRYhmygFPynBG4N2jMxjeOy05XvHxZAn9RAG5qDEL0GWFgTrBcxG6F1aP_ibrOEmRwHH9-tyy6tZ2vqZrs2GUOTgQ6VUcjfKrswzWp3R6obzFY5QBCfyvDB8n_GHUdqWF3WJIbz2Sec/s1600/brasil+novo.JPG
Brasil Novo

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Aírton Faleiro (PT) torna Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará a Festa de Aniversário de Brasil Novo, realizada no mês de dezembro. O PL foi aprovado  pela Assembléia Legislativa.

Aniversário do Município - Durante a programação são realizadas a 1/4 de Maratona; Corrida Feminina; Corrida Mirim e Ciclismo, além de apresentações culturais. A data do aniversário é 13 de dezembro.

Histórico - O município de Brasil Novo nasceu em 1993, a partir de uma área desmembrada dos municípios de Medicilândia, Altamira e Porto de Moz. Através do famoso Slogan: “Terra sem homens, para homens sem terra”, essa área, na década de 70, teve uma povoação com base no Programa do Governo Federal de colonizar a Amazônia. Imigrantes de vários estados do país vieram para a região e trouxeram seus costumes, culturas, valores e organização social.

ALTAMIRA LIDERA DESMATAMENTO EM MAIO

Em maio último, de acordo com dados do SAD (Serviço de Alerta de Desmatamento), da ONG Imazon, ocorreu 165 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal.

Isso representa um aumento de 72% ao mesmo período de 2010, quando o desmatamento somou 96 quilômetros quadrados.

Gráfico desmatamento

Do total de maio deste ano, 39% do desmatamento ocorreu no Pará, seguido por Mato Grosso (25%) e Rondônia (21%). O restante ocorreu no Amazonas (12%), Tocantins (2,5%) e Acre (0,1%).

O ranking dos municípios que mais desmataram neste período é o seguinte:

1º) Altamira (PA)

2º) Porto Velho (RO)

3º) Apuí (AM)

4º) Novo Progresso (PA)

5º) Itaituba (PA)

6º) Peixoto Azevedo (MT)

POLÍCIA CIVIL INVESTIGA MORTES EM PACAJÁ E DESCARTA CONFLITO AGRÁRIO

A Polícia Civil já investiga a causa das mortes de dois homens encontrados na noite de ontem, na vila Nazaré, a 50 quilômetros da sede da Pacajá, sudoeste do Pará. Em adiantado estado de decomposição, os corpos foram encontrados em uma mata, às margens de uma estrada vicinal na localidade. O delegado Rainero Costa, titular da Polícia Civil local, já descartou que as mortes tenham relação com conflito agrário. A causa mais provável é latrocínio. Até o final da manhã desta sexta-feira (17), apenas um dos corpos havia sido identificado. Trata-se de Ronaldo dos Santos Gomes, 23 anos, que trabalhava como lavrador e morava na vila Nazaré com a família.

Ele foi reconhecido pelo pai e pelo irmão gêmeo graças a uma tatuagem. Conforme relataram os familiares, Ronaldo estava desaparecido desde o último domingo, dia 12, quando saiu de moto de casa. Ele havia acabado de receber uma quantia em dinheiro referente à venda de hortaliças colhidas da roça de sua propriedade. Os familiares não souberam informar o valor. Ainda, conforme relataram os familiares na Delegacia de Pacajá, Ronaldo teria ido se encontrar com um amigo. O desaparecimento foi comunicado à Polícia. Nesta quinta-feira, dia 16, um morador das vizinhanças da estrada vicinal sentiu um forte cheiro na área da mata e avisou outros moradores.

Os familiares de Ronaldo, que já o procuravam, foram ao local e fizeram o reconhecimento. Os corpos estavam um próximo ao outro. A moto da vítima não foi encontrada nem qualquer quantia em dinheiro. Familiares disseram terem visto duas perfurações no corpo de Ronaldo. Eles acreditam que as vítimas foram mortas em outro local e que foram, depois, abandonadas na mata. Os corpos foram removidos na madrugada desta sexta-feira para a sede de Pacajá. O delegado acredita que ambos tenham sido mortos à bala, porém, apenas a perícia poderá confirmar a causa da morte.
Walrimar Santos - Ascom Polícia Civil

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DEMARCAÇÃO DE AREA INDIGENA PODE GERAR CONFLITO

 Índios da reserva indígena Cachoeira Seca no Rio Iriri 
A Funai, Força Nacional e a Polícia Federal já estão em Uruará para a demarcação da área indígena

Dezenas de agentes federais chegaram na noite de ontem em Uruará e de acordo com informações do delegado da polícia Federal, Mário Sérgio, cedidas ao jornal o regional, tanto a polícia federal quanto a força nacional estão em Uruará para acompanhar a funai na demarcação da reserva indígena, Cachoeira Seca, nas proximidades do rio iriri onde vivem hoje 81 índio Araras, segundo o delegado esta ação será o cumprimento de uma das condicionantes para a construção da hidrelétrica de belo monte, recentemente foi demarcada a reserva indígena Arara da volta grande em Altamira, sendo a cachoeira seca a última área indígena a ser demarcada exigida pela condicionante. São 10 agentes da polícia federal e 20 homens da força nacional acompanhando os agentes da FUNAI. A população uruaraense foi pega de surpresa e segundo informou a prefeitura de Uruará nem o poder legislativo nem o poder executivo foi avisado da vinda da FUNAI e força nacional e polícia federal para demarcação da área indígena, e que esta foi uma determinação da presidência da república.

Conseqüência  
A População ribeirinha do Iriri está apavorada com a chegada de agentes federais para demarcar a área indígena cachoeira seca, a ordem partiu diretamente da presidência da república, são dezenas de beradeiros que vivem na área a mais de 80 anos, serão dezenas de famílias, todos retirados de suas terras de suas casas por causa da ampliação da reserva indígena que passará de 480.144 hectares, que segundo os agricultores esta é a área acordada com os índios, para 760 mil hectares, de acordo com informações dos trabalhadores rurais. Ontem vários beradeiros e colonos da área a ser demarcada foram trazidos para o hospital municipal de Uruará com o estado de saúde alterado depois de saberem que a FUNAI havia chegado no município para executar a ordem do governo federal. Os agricultores estão se mobilizando para impedir que a demarcação aconteça.
Com imformações da Regional FM de Uruará

DNIT ANUNCIA INVESTIMENTO NA RECUPERAÇÃO DE 200 QUILÔMETROS DA TRANSAMAZONICA

Intervenção garante trafegabilidade em segmento que será pavimentado

Nos próximos dias, o DNIT começa a recuperar um trecho de 200 quilômetros da BR-230(Transamazonica) Durante dois anos, a empresa contratada irá garantir a trafegabilidade entre o rio Cajazeiras e o rio Arataú. Serão R$ 10,8 milhões a serem investidos, recursos suficientes para recompor o revestimento primário da rodovia, limpar bueiros, recompor aterros, e recuperar as pontes de madeira instaladas no trecho. A sinalização vertical também será refeita.
Este e outros trechos da rodovia serão pavimentados, facilitando a ligação entre Tocantins e Pará. No momento, o DNIT licita a contratação desses serviços. Depois de asfaltada, a rodovia vai diminuir o isolamento de algumas regiões paraenses, em especial as mais próximas a Tocantins. Além de incrementar o abastecimento dessas populações, a rodovia irá complementar o sistema logístico da região, com o futuro Porto de Itaituba.

terça-feira, 14 de junho de 2011

DEMUTRAN ENTRA EM FUNCIONAMENTO EM URUARÁ

A equipe do Demutran esta nas ruas de Uruará fazendo um trabalho de conscientização para que os uruaraenses possam ter um transito menos trágico.
Nesse primeiro dia de Trabalhos os agentes estão localizados e vários pontos da cidade, onde as blitz são educativas. Segundo o diretor do Demutran Bino a casos que os veículos podem ser apreendidos,quando haver crianças pilotando moto como e de costume em Uruará,motorista embriagados, Motociclista empinado Motos colocando em risco a vida de pessoas que transitam nas vias publicas nesses casos o veículo será apreendido ate o pátio do Detran, e o responsável pelo veiculo vai responde na justiça.
 Caso de veículos que forem abordados suspeitos e sem documentação também será apreendido. O trabalho do Demutran, tentando conscientizar, educar conversar para que motociclistas e motoristas vai ate ao final deste ano,onde os agentes vão conscientizar a população a trafegar nas mão certas,respeitar as travessias das ruas,usar o capacete também o sinto de segurança nos carros diminuindo assim os acidentes de trânsitos como e comum em Uruará.
Fotos e Imformações Uruará em Foco

PREFEITA DE ALTAMIRA NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL.

Prefeita de Altamira Odileira Sampaio
A Polícia Federal está investigando a ação do casal Odileira Sampaio e Tarcísio, ela prefeita e ele quem manda de fato na prefeitura de Altamira, sudoeste do Pará. Segundo as investigações, o casal tem agido para se beneficiar financeiramente da construção da usina de Belo Monte, usando a prefeitura para pressionar a empresa Norte Energia, dona da usina, para beneficiar empresas e pessoas ligadas a um mega esquema de corrupção.

Uma das formas encontradas por eles para faturar alto é pressionar a Norte Energia para adquirir áreas e construir obras compensatórias ao lado de terrenos comprados pelos integrantes do esquema. Uma forma de valorizar as áreas em poder da suposta quadrilha e de faturar com a construção da Belo Monte.

Investigações em curso apontam, por exemplo, que Tarcísio e Odileida ameaçaram não assinar um documento solicitado pelo Ibama para liberar a Licença de Instalação de Belo Monte para a Norte Energia. Em troca da assinatura, eles queriam que a empresa adquirisse uma área localizada no Ramal dos Cocos, há cerca de nove quilômetros da cidade, para construir uma vila para os engenheiros que irão trabalhar na construção da usina.

De acordo com as informações levantadas pela reportagem, a Norte Energia fechou a compra de uma área no local para construir a vila. O casal Tarcísio e Odileida teriam adquirido várias áreas ao lado desta, que certamente terão uma valorização absurda com a construção da vila da Norte Energia. Lá, o casal prefeito pretende construir um loteamento de luxo.

As investigações acontecem desde que, no ano passado, um vídeo amador mostrava um empresário da cidade afirmando que diretores da Norte Energia teriam usado contratos com uma empresa local para influenciar o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. De acordo com informações levantadas pela reportagem, as investigações apontam para fortes indícios de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de influência e cobrança de propina envolvendo o grupo da prefeita Odileida e de seu marido Tarcísio.
Fonte: http://www.wwwblogdoxarope.blogspot.com/

TRABALHADOR É MORTO COM UM TIRO NO ACAMPAMENTO ESPERANÇA, EM PACAJÁ

Segundo a Pastoral, ele havia denunciado extração ilegal de madeira. Mais duas pessoas correm perigo de morte

O trabalhador rural Obede Loyla Souza, de 31 anos, foi morto na última quinta-feira (9), perto de sua casa no Acampamento Esperança, município de Pacajá,  A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). "Obede havia denunciado e discutido com um grupo que extraía madeira ilegalmente na região", diz a CPT. "Ao que tudo indica, Obede foi executado com um tiro de espingarda dentro de ouvido, a 500 metros de sua casa."

Em menos de um mês, ele é o sexto trabalhador rural assassinado na região amazônica. No fim de maio, o casal José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foi morto no norte do Pará. Depois, outros três foram mortos no próprio estado e em Rondônia.

O corpo de Obede foi encontrado apenas na tarde do sábado (11) e levado para Tucuruí (PA), onde foi registrado boletim de ocorrência. De acordo com a Pastoral, a Força Nacional suspendeu o enterro já no cemitério e levou o corpo para Belém, a fim de ser submetido a perícia. Apenas na madrugada desta terça é que o corpo voltou a Tucuruí para o sepultamento. Obede era casado e tinha três filhos.

Segundo a CPT, em janeiro ou fevereiro Obede teria discutido "com alguém que representa na região o interesse de grandes madeireiros, pelo fato de estarem extraindo madeira de forma ilegal, principalmente castanheira, que é proibido por lei". Além disso, a operação estaria deixando intransitáveis as estradas de acesso ao Acampamento Esperança e a assentamentos da região.

"No dia do assassinato, pessoas viram uma camionete de cor preta com quatro homens entrando no Acampamento. Os vidros da camionete estavam abaixados. Quando perceberam que estavam sendo avistados, imediatamente suspenderam os vidros. A pessoa que os viu está assustada, pois acha que pode estar correndo perigo", diz o informe da Pastoral.

Além de Obede, o presidente do Projeto de Assentamento Barrageira e tesoureiro da Casa Familiar Rural de Tucuruí, Francisco Evaristo, também discutiu com os representantes dos madeireiros. "Francisco afirma que há alguns dias um homem alto, moreno, com o corpo tatuado e em uma moto estava à sua procura no Assentamento Barrageira", afirma a CPT. "Francisco, assim como a pessoa que avistou os quatro homens na camionete no dia da execução do Obede, correm perigo de morte."

sábado, 11 de junho de 2011

CÓDIGO FLORESTAL JÁ AUMENTA DESMATAMENTO


A prorrogação do decreto que suspende a aplicação de multas por crimes ambientais adiou a conclusão das discussões sobre o Código Florestal, mas a aprovação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) na Câmara já mudou o comportamento dos madeireiros no Pará. Quem diz é o padre José Amaro Lopes de Sousa, pároco da paróquia Santa Luzia, coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Anapu e Altamira (PA) e um dos herdeiros da luta da missionária Dorothy Stang na região. “São pessoas que deveriam pagar multas enormes para o Estado, mas chegaram para mim e disseram: ‘padre, nós ganhamos’. Ganharam o quê?”, questiona Amaro, que esteve em Brasília nesta semana para denunciar a morte de quatro colegas na região.

Caso o novo Código Florestal for adotado pelo governo brasileiro da maneira em que está, o desmatamento no país pode aumentar 47% até 2020. A informação foi apontada em um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Brasília, em parceria com cientistas da Holanda e da Noruega. O projeto chamado Lupes (Política de uso da terra e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento, na tradução do inglês) se baseia no total desmatado no país em 2008. Estima-se que se a atual lei, que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais, vigorasse até 2020, seria derrubado no país 1,1 milhão de hectares de floresta (11 mil km²) a mais que em 2008.

Por isso, o padre Amaro demonstra preocupação. “O governo anunciou que para o Pará e o Amazonas vai ter meio milhão (de reais) para trabalhar. Mas isso é só coisa que fica no papel. Fica nos jornais. Alguma coisinha chega, mas até passar pela burocracia e os conchavos entre os grupos políticos acaba morrendo mais gente”, reclama Amaro, que se diz “meio Tomé” ao voltar pela sexta vez a Brasília atrás de justiça para a região Norte, onde foram assassinados quatro agricultores e extrativistas só neste ano. “E isso são as que a gente sabe, aqueles que têm um pouco mais de visibilidade. Sabemos de mais quatro pessoas que estão ameaçadas de morte. Ser ameaçado é nosso pão nosso de cada dia”, diz.

Desta vez, uma das melhores promessas do governo, segundo Amaro, é a de regularizar a situação das terras. “Estão fazendo duas guaritas há seis, cinco meses, mas não tem quem faça a segurança”, avalia. O padre diz que os madeireiros da região mudaram de atitude depois da aprovação do novo Código Florestal na Câmara. “Eles estão querendo conversar. Antes queriam ver o diabo a ver a gente. Ganharam confiança. No próximo ano vai ter eleições municipais, tem a construção de Belo Monte. Eles querem pegar aqueles quatro municípios em torno de Belo Monte para ganhar muito dinheiro”, disse ao Brasil 247. “Acham que o governo está do lado deles. Vão continuar tirando a madeira, jogando capim dentro da roça. Com esse tipo de pessoal não tem diálogo”, lamenta.

Em resposta às demandas dos agricultores, os ministros da Justiça e dos Direitos Humanos, José Eduardo Cardozo e Maria do Rosário, lançaram a operação “Defesa da Vida” em Marabá (PA), na última quinta-feira. A operação pretende combater ações do crime organizada, por meio da atuação das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança, e acelerar a análise dos quase 2 mil inquéritos policiais que investigam morte em assentamentos da região.

Padre Amaro agradece a atenção, mas se diz acostumado a ver esse tipo de ação. Depois da morte de Dorothy, algumas casas foram construídas, alguns quilômetros de estrada, mas muito pouco foi feito. Faz seis anos que ela foi morta. Na época, o Estado de direito se fez presente, com Exército, Força Nacional, Federal, e tudo, mas depois todo mundo sai de fininho. Temos receio de que isso ocorra de novo”, alerta o pároco, que vive no município de Anapu desde 1989. “Estamos desassistidos de tudo. O semestre vai terminando e quatro professores ainda não chegaram. Por causa de Belo Monte, o (consórcio) Norte Energia deu uma ‘guaribada’ numa escola, mas a outra está caindo. O Enem está chegando e falta professor de português. Saímos com esperança (de Brasília), mas na volta a gente costuma pisar no chão da realidade”.
brasil247.com.br

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA INTERESTADUAL EM MARABÁ

Uma quadrilha de traficantes interestadual que estava agindo em Marabá foi presa neste sábado (11) pela Policia Civil da Superintendência Regional do Sudeste do Estado. Entre os acusados estão Gilmar Cortes Costa, Alex Maciel Arruda e Ismael Soares de Araújo que foi preso juntamente com sua esposa, Izabel Francisca de Araújo e a filha do casal, que é menor de idade.

Durante a operação foram apreendidos 5 kg  de pedras de 'Oxi', 1 kg de cocaína em pó, 100 gramas de maconha, uma balança de precisão, aparelhos celulares e ainda uma lata de tinta preta, presilhas e ferramentas diversas que eram usadas na recuperação da lataria da caminhonete usada para o transporte das drogas.



Todos, com exceção da adolescente, foram autuados em flagrante por associação ao tráfico de drogas, formação de quadrilha e corrupção de menores, e estão à disposição da Justiça. A filha de Ismael foi submetida a Boletim de Ocorrência Circunstanciado, procedimento este que deverá ser acompanhado junto ao MPE (Ministério Público Estadual).

Com Alex Arruda, foram presos vários extratos bancários que comprovam a movimentação financeira da quadrilha. O acusado tem duas condenações e responde a oito inquéritos, entre eles por tráfico de drogas, receptação e falsificação de documento em Rondônia.



Investigações - Os criminosos foram monitorados pelos investigadores durante dois meses. De acordo com o delegado Alberto Henrique Teixeira, Gilmar Cortes e Alex Maciel traziam a droga do Estado de Rondônia em um veículo modelo Montana, onde era escondida em um fundo falso localizado na parte baixa da caminhonete. Isso dificultava a fiscalização por parte das barreiras policiais e facilitava a ação criminosa dos traficantes.

Já na cidade de Marabá, a droga era entregue para a família de Ismael, que escondia o material entorpecente em um alçapão construído em baixo da cama do casal, para depois ser distribuído aos 'boqueiros' do sudeste do Estado.
ORM

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PACAJÁ REALIZA CONCURSO PÚBLICO PARA O QUADRO DE PESSOAL PERMANENTE DA PREFEITURA


 O Município de Pacajá, Estado do Pará, pessoa jurídica de Direito Público interno, inscrito no CNPJ/MF sob o número 22.981.427/0001-50 com sede administrativa na Avenida João Miranda dos Santos n o 67 - Pacajá-PA, por intermédio do seu Prefeito Municipal, Edmir José da Silva, torna pública a abertura das inscrições e realização do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de cargo vagos existentes e cadastro de reserva no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura e estabelece normas relativas à sua realização, de acordo com o presente Edital.

As Inscrições para o presente Concurso Público serão realizadas pela internet no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br, onde encontra-se disponível o edital completo. Período: 15.06.2011 a 15.07.2011 - Horário: de 8h00min do dia 15.06.2011 às 23h59min do dia 15.07.2011.

CÂMARA DE VEREADORES DE BELEM ENTREGA DIPLOMAS E MEDALHAS DOROTHY STANG PARA DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE

 
Dentro das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Belém realizou sessão especial e, através de proposta do vereador Marquinho (PT), entregou o diploma e medalha “Irmã Dorothy Stang” a dezessete personalidades, que se destacaram na luta pela preservação do meio ambiente, conservação da floresta, fim da impunidade no campo e respeito à vida.

A sessão recebeu grande número de pessoas, foi bastante festiva e contou com as mais destacadas autoridades ligadas à preservação da natureza, tendo à frente o Comitê Irmã Dorothy e ainda as presenças da ex-governadora Ana Julia Carepa, Procurador da República Felício Pontes e do ambientalista Camilo Viana dentre outros. Estas autoridades e mais outras 14 foram agraciados com a medalha e diploma Irmã Dorothy Stang. O grande homenageado do dia foi o ambientalista Camilo Viana.

 
O Comitê Dorothy Stang foi responsável pela escolha de cinco pessoas para receber as medalhas e os diplomas. São elas os agricultores de Anapu que trabalharam com a irmã Dorothy, Ivonilde Souza e José Ailton Souza, o cacique Dada Borari, da tribo Borari, localizada no município de Santarém - os três foram ameaçados de morte -, o procurador da República Felício Pontes Junior e, in memorian, o casal assassinado em Nova Ipixuna, Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo.

SELO AMBIENTAL DOROTHY STANG VAI PREMIAR PROPOSTAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Clique para Ampliar

Pessoas físicas ou jurídicas que apresentaram propostas de defesa e preservação do meio ambiente e da qualidade de vida em Diadema SP estão concorrendo ao Selo Ambiental Dorothy Stang. Criado por um decreto-Lei de autoria do vereador Laércio Soares (PC do B), A avaliação dos projetos foi feita por uma Comissão Especial de Defesa do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida, que foi composta por vereadores, pelo Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Ricardo de Souza e representantes do Ciesp/Diadema e de organizações da sociedade civil ligada à defesa e prevenção do meio ambiente.
Na ocasião será entregue ao vencedor, além do Selo Ambiental Dorothy Stang, um troféu feito com materiais recicláveis. A solenidade faz parte do calendário oficial da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 30 de maio e vai até 9 de junho, que a Prefeitura programou para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade.
Nesses dias serão feitas caminhadas e plantio de árvores no Paço Municipal, oficinas de ervas aromáticas, entrega da reforma do Jardim Botânico e terminará com a entrega do Selo Ambiental Dorothy Stang e com o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Com informações da Câmara Municipal de Diadema SP

terça-feira, 7 de junho de 2011

LATROCÍNIO: COMPRADOR DE CACAU DE ALTAMIRA É MORTO NO TRAVESSÃO DA 19 DE BRASIL NOVO.

Foto: Léo Batista da rede Record News
Ontem (06) um homem foi encontrado morto, as margens de um rio no travessão da 19 de Brasil Novo. O crime aconteceu por volta do meio dia, e a polícia caracteriza o crime como latrocínio - roubo seguido de morte.

O crime aconteceu a poucos metros de uma ponte que dá acesso ao travessão da 19 Altamira/ Brasil Novo, de acordo com informações de agricultores João Batista Macedo,comprador de cacau na região, teria sido atraído por dois homens que fingiram estar com a moto quebrada no meio da estrada, mas se tratava de um assalto. João foi morto com pelo menos dois tiros e um golpe de faca no lado esquerdo do pescoço. As marcas de sangue ainda eram visíveis na estrada, segundo a polícia, após matarem o comprador de cacau, os bandidos o jogaram as margens do rio conhecido como penetecal.

A polícia civil e militar de Brasil Novo com auxilio do instituto médico legal fizeram a remoção do corpo.O ladrões chegaram a levar o carro da vítima para outro local,também próximo a uma ponte,mas á 1 km de onde o corpo foi deixado.

O crime chocou os produtores rurais do travessão da 19 que comercializavam cacau ao comprador João Batista.A polícia civil divulgou o que foi encontrado com a vítima, chaves, um canivete, 01 celular,uma carteira contendo todos os documentos pessoais da vítima,uma cartela de comprimidos e cerca de 553 reais em dinheiro. Um inquérito policial foi aberto para investigar o crime.
Siddy Souza

COMARCA DE ALTAMIRA PROMOVEU PROJETO RIBEIRINHO CIDADÃO: A BUSCA DA INCLUSÃO SOCIAL NA TERRA DO MEIO

Ação levou serviços jurídicos e de cidadania a comunidades ribeirinhas em comemoração a Semana do Meio Ambiente

Em razão da semana do Meio Ambiente e das diretrizes estabelecidas pela Agenda Socioambiental do TJPA, a Comarca de Altamira, por meio dos juízes Márcio Texeira Bittencourt e Luiz Trindade Júnior, promoveu na última sexta-feira, 3, o projeto “Ribeirinho Cidadão: A Busca da Inclusão Social na Terra do Meio”, que levou atendimento jurídico do Juizado de Crimes Ambientais e prestação de serviços de cidadania à Associação dos Ribeirinhos da localidade Morro do Anfrísio.

O projeto atendeu 314 pessoas, entre crianças e adultos. A comunidade contou com os serviços de emissão de carteiras de identidades (51), emissão de carteiras de trabalho (69), atendimento médico (140), atendimento odontológico (100) e certidões de nascimento (33). Já em relação aos serviços do Juizado, foram realizados atendimentos jurídicos (43), audiências (20), reconhecimento de união estável (11), reconhecimento de paternidade (7), retificação de registro civil (4), alteração de nome (1), ação de guarda (1) e busca e apreensão de criança (1). Além disso, foram realizadas atividades lúdicas e pedagógicas com as crianças e os adolescentes ribeirinhas.

A ação foi resultante de um convite recebido do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), órgão federal responsável pela gestão da Reservas Extrativistas da Terra do Meio Biodiversidade, que já atua em parceria com a Vara Agrária Regional de Altamira e com o Juizado de Crimes Ambientais.

Para a execução do projeto, os magistrados contaram com o apoio do Cartório de Registro Civil de Altamira, Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Saúde e Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

Meio Ambiente – Ainda na Comarca de Altamira, o Juizado, em parceria firmada há dois anos com a prelazia do Xingu, promove o projeto “Rio Limpo Povo Sadio”, no qual são executados mutirões para a limpeza do Rio Xingu, por meio de pessoas que praticaram crimes ambientais e por presos que estão cumprindo pena no regime semiaberto. (Texto: Vanessa Vieira)
TJ/PA

PADRE AMARO CELEBRA MISSA NA CAMARA FEDERAL EM HOMENAGEM A TRABALHADORES RURAIS ASSASSINADOS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ4-UqZ_ZTWgm3Aub0Ybj3g2DrPN0P16K8GO9F-3l4yXKIijVqhAlSoHibvhUk7fwSxQ9oAZ792jhLgBWx0Wh5sV8LGYCdgLwXU81iFHdDnzJQ4MKrDQ9-JUFrYBXY1N53wrQJEQzJO0o/s1600/missa+por+leonardo+prado.jpg
Padre Amaro (esq.), e o deputado Padre Ton celebraram juntos a missa.

A Câmara promoveu hoje uma missa em homenagem aos trabalhadores rurais mortos em conflitos agrários nos últimos dias. A missa foi celebrada pelo deputado Padre Ton (PT-RO) e pelo padre José Amaro, amigo da missionária Dorothy Stang, morta em 2005.
Participaram da missa vários trabalhadores do Pará e de Rondônia, estados em que ocorreram as últimas cinco mortes.

Um dos trabalhadores presentes à missa, Francisco Tadeu Silva, de 43 anos, foi ameaçado de morte no Pará, onde ocorreu o assassinato do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo. Silva havia sido chamado pelo casal para ocupar um lote há cerca de um ano e meio e soube por um jornal local que pode ser assassinado. "Minha esposa está muito nervosa e quer deixar a região”, disse.
Segundo Silva, até o momento as autoridades locais não providenciaram nenhuma proteção para as pessoas ameaçadas. “A polícia está investigando apenas as mortes. Eles nos visitam para pegar depoimentos e dar entrevistas, mas para nos proteger mesmo não fica ninguém”, afirmou.
Para o deputado Cláudio Puty (PT-PA), o conflito não está restrito à disputa por terras. “É fundamentalmente uma disputa ambiental, por madeira e pelo acesso às terras onde tem madeira”, explicou.
Rondônia
Em Rondônia, foi assassinado o líder da Associação dos Camponeses do Amazonas Adelino Ramos. Mas, de acordo com Agenor Oliveira, administrador de Vista Alegre do Abunã, a questão da regularização fundiária já causou várias outras mortes no estado. "Tenho esperança que, após essa fatalidade, o poder público se faça presente e resolva de vez a questão da regularização fundiária naquela região", afirma.
Para Padre Ton, a situação é agravada pela desconfiança da população quanto ao Estado. "O povo não confia nem nos juízes nem na polícia porque eles têm deliberado para os grandes proprietários. Até as ações do Incra têm sido contra os pequenos posseiros”, relata.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

FORÇA NACIONAL CHEGA NESTA TERÇA(07) AO PARÁ


Poli­ciais da Força Na­cional de Se­gu­rança Pública chegarão nesta terça-feira (07), ao sud­este e sul do Pará, uma das regiões mais vi­o­lentas do país. O mo­tivo da con­vo­cação da tropa são as quatro mortes de cam­poneses nas úl­timas duas se­m­anas. Se­gundo o Min­istério da Justiça, a Força de­sem­barca no Pará na madru­gada. Por questões de se­gu­rança, o min­istério não in­forma qual efe­tivo será mo­bi­lizado, nem como os poli­ciais at­u­arão. A ajuda fed­eral foi so­lic­i­tada pelo gov­er­nador, Simão Jatene. Se­gundo o se­cretário de Se­gu­rança Pública, Luiz Fer­nandes Rocha, a tropa at­uará em áreas de assen­ta­mento no sul e sud­este do Es­tado, in­clu­sive em Pacajá, onde ocor­reram 13 homicí­dios em 2010, que não foram apu­rados pela polícia.

DROGA QUE SAIU DE VITÓRIA DO XINGU É APREENDIDA NO AMAPÁ

Seis quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidos no Porto da Souzamar, em Santana, município do interior do Amapá. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (6), pela Polícia Federal.

A droga saiu do município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, e estava no barco 'Napoleão'. Policiais Federais orientaram os passageiros a pegar seus pertences e, com ajuda de um cão farejador, encontraram a droga em duas garrafas térmicas.

Três testemunhas foram conduzidas até a Superintendência da Policia Federal para prestar esclarecimentos, dentre elas, a proprietária do barco. Todo o material foi apreendido.
Portal ORM

AGÊNCIA DO BANCO DA AMAZÔNIA DE RURÓPOLIS É ASSALTADA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGb5UPEFYAmSYlbQh_4we-2h9H-EhveLzzhwYkWEOBjKPvHfwEzwb-jO8Sn3WhYgPvK0daCptswwknKJyr6liJ8y6sXSKPpLWTMM5KFp021bAF0NW7Gqok65_RkYNLBLTdZSYG2VdCagQh/s1600/Foto0001.jpg

Hoje por volta das 09h30min horas em uma ação extremamente ousada cerca de oito assaltantes assaltaram o Banco da Amazônia. Como sempre eles estavam fortemente armados com fuzis, pistolas e rifles, chegaram em duas camionetes sendo uma L200 Sport de cor Prata e uma camionete Hilux modelo novo cor Grafite, seguindo a regra dos assaltos que acontecem na região os bandidos já chegaram em frente a agência atirando para o alto, e trataram logo de pegar os reféns e fazer de escudo humano impossibilitando qualquer ofensiva da policia.
O que impressionou foram os curiosos que mesmo com os disparos feitos para o alto pelos assaltantes, a cada disparo feito aumentava mais o numero de pessoas que estavam na Praça Cívica acompanhando a ação dos bandidos, mesmo com todo o barulho feito ainda teve gente que passou em frente o Banco na hora do assalto. Um veiculo Fiat Uno de cor Vermelha, passou em frente ao Banco e teve vários tiros em direção ao pneu.
Logo em seguida os reféns começaram a sair com malote de dinheiro e foram colocando nas carrocerias das camionetes começou assim uma troca de tiros com policiais a militar, logo após eles exigiram que o gerente do Banco retirasse o gabinete onde ficam armazenadas as imagens do circuito interno do Banco, mais segundo informações de funcionários do Banco as imagens também são enviadas simultaneamente a uma Central em Belém.
Em seguida os assaltantes fugiram levando reféns sendo o gerente do Banco Sr. Sidney Braga, o supervisor do Banco Sr. Celso Liberal, os vigilantes Onan e Enoque e três clientes Vilmar Mucha, Alair e Nelson, saindo pela Avenida Pres. Médici, passando pela frente da rádio e fazendo vários disparos para o alto e em direção a policia, fugiram em direção ao município de Itaituba na duas camionetes (L200 e Hilux), segundo informações a camionete Hilux estava com pneu furado. O que deve ter levado os assaltantes a abandoná-la na ponte do Rio Tambor que fica a cerca de 4 Km do Município de Rurópolis, quando os bandidos estavam passando os reféns de um veiculo para o outro a policia chegou ao local e ouve troca de tiros ferindo um dos assaltantes na perna.
A frieza dos Bandidos era tanta que eles ainda tocaram fogo na camionete Hilux em cima da ponte impossibilitando a perseguição da Policia que conseguiram tirar o carro de cima da ponte com a ajuda de um Trator que foi cedido pelo 8º BEC. Os reféns foram liberados 2 Km após o confronto, e foram trazidos ate a ponte onde o carro da câmara municipal de Rurópolis estava aguardando os mesmos.
Segundo relatos dos reféns os assaltantes tinham uma calma impressionante estava o tempo todo tranqüilizando os reféns dizendo que não iria acontecer nada com eles. Ate o momento não foi revelado o valor que foi levado pelos Bandidos.
A perseguição continua segundo informações ainda não confirmadas os Assaltantes abandonaram o veiculo na Km 112 trecho Rurópolis-Itaituba. O Ultimo assalto aconteceu em maio de 2007.
transamazonicafm.blogspot.com

CASA PEGA FOGO EM URUARÁ



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbHK-2ZTddrnVd1ZUyspbeyVpjLRfbMGQ5DW9ju2tyqKKIoZ_8h4ktZhV-mRChjejKkZ_0vudHvRMyAHKmiORa1k83kdBTZASuWS31wHDYhL7eqZuJedSuZE5sIXRLSKs0wYwRC3lC7Ro/s1600/P1030607.JPG
Nesta manhã de segunda feira por pouco não acontece uma tragédia, uma mãe que sem saber o tamanho do perigo deixou Três filhos, uma criança de Um ano, outra de Três e outro de Cinco anos trancados em casa, ate que a mesmo foi a um posto de saúde para fazer uma consulta, pois a mesma esta grávida. Diante da inocência de uma mãe, pois colocou a vida de seus filhos em risco. Sem saber como aconteceu a casa começou a pegar fogo com as crianças trancafiadas na casa, graças a uma vizinha que viu a fumaça e as crianças batendo na porta, diante do desespero a vizinha gritou por socorro onde varia pessoas que passavam ajudaram a salvar as Três vidas inocentes, que viram o fogo consumir sua casa e tudo que tinha dentro.
A vitima mora de aluguel onde perdeu todos seus bens e ate uma moto que estava na casa também foi consumida pelas chamas. Diante do ocorrido a mãe ainda poderá responde judicialmente por abandono de incapaz.Lamentável mas depois da casa ser consumida pelo fogo o carro pipa da Prefeitura chegou para esfriar as cinsas. Vergonhoso uma cidade que tem mais de 50,000 mil habitantes não ter um grupo de Bombeiro para atender essas tragédias.
Fotos e informações de Uruara em foco

ALUNOS BLOQUEIAM TRANSAMAZONICA


Alunos da rede de escolas estadual de Anapu, inconformados com a falta de professores bloquearam a transamazônica nesta segunda-feira (06/06) A mais de oito dias os alunos vem realizando protestos pacíficos pelas as ruas de Anapu, sem resposta das autoridades os alunos resolveram então ir mais alem fechando a ponte que da acesso a cidade, impedindo o trafego na transamazônica por tempo indeterminado. Os alunos divulgam uma nota com suas reivindicações, Segue abaixo a Nota.

“Nós. Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Jose Santana, estamos aqui reivindicando os direitos que nos são garantido por lei, direitos estes que não poderiam sequer ser cobrados, afinal educação de qualidade é obrigação do poder publico garantir e proporcioná-la para que as futuras gerações possam usufruir , com segurança, desse bem inalienável e necessário a todos os seres humanos.

A nossa escola possui hoje uma demanda de 530 alunos, porem alem de se encontrar em péssimas condições físicas, os nossos governos acham que não bastam estes problemas e ainda nos impõe a calamitosa falta de professores de disciplinas indispensáveis como é o caso de língua portuguesa que, para a maioria das turmas, neste ano até agora não tivemos aula nenhuma, alem da disciplina de educação física, ensino da arte e informática. Reclamamos também da falta de técnicos de informática, pois o nosso laboratório esta praticamente parado não tem quem nos acompanhe. Alem da falta de pessoal de apoio como serventes, agentes administrativos e técnico em educação.

Reclamamos da necessidade da existência de uma infra-estrutura adequada para atender a todos os alunos e que nos favoreçam condições mínimas de aprendizagem.

Em suma o que estamos pedindo é um pouco mais de atenção não somente parar a nossa escola, mais para a educação de modo geral em todo o pais. Conclamamos a todos os políticos de todas as esferas, que deixem de preocupar um pouco com os seus patrimônios particulares e se dediquem um pouco mais as questões e necessidades do povo, pois se aqui em Anapu esta preocupações tivessem acontecido e acontecendo,acreditamos que esta situação estava um pouco mais amenizada , é preciso que os nossos políticos nos visitem com mais freqüência , só assim perceberemos que estão realmente exercendo as funções para as quais foram eleitos.

Por fim exigimos com urgência que contratem os professores das disciplinas que até agora não tivemos aulas, agradecemos pela atenção dispensada e aguardamos que sejamos compreendidos e atendidos.”

Um enorme congestionamento se formou na transamazônica
Motoristas e passageiros aguarda a liberação da estrada


Servidores do Ibama impedidos de seguir viagem

ALEXANDRE LUNELLI – COLIGAÇÃO PELO BEM DE BRASIL NOVO (PP, PMDB E PV) DERROTOU SEU ADVERSARIO POR UMA DIFERENÇA DE 1040 VOTOS

Em clima de muita tranqüilidade o Tribunal Regional do Pará realizou, hoje, as Eleições Suplementares para escolha do Prefeito e Vice-Prefeito dos municípios, Brasil Novo 
Onde o candidato Alexandre Lunelli do PT– Coligação Pelo bem de Brasil Novo (PP, PMDB e PV) derrotou por uma diferença de 1040 votos o candidato José Carlos de Farias – Coligação Humildade, trabalho e progresso (PSB, PSDB, PRB e PR).Depois da vitoria centenas de carros e motos saíram as rua em passeata comemorando a vitoria de Alexandre,a posse do candidato eleito será no próximo dia 26.
Em todos os casos, os prefeitos eleitos, cassados por decisões da Justiça Eleitoral, obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas últimas eleições municipais, em 2008. A legislação eleitoral prevê novas eleições quando os candidatos eleitos com mais da metade dos votos válidos são afastados. Tal acontecimento invalida os votos recebidos

sábado, 4 de junho de 2011

RESPOSTA DO GOVERNO É TEMPORÁRIA, ACUSA ATIVISTA


Fabio Lourenço
 Agricultor que vive no assentamento da irmã Dorothy diz que ações propostas pela União, agora, são iguais às da época em que missionária foi morta

Seis anos após o assassinato da religiosa americana Dorothy Stang, em Anapu, o agricultor Fábio Lourenço, que vive no mesmo assentamento onde ocorreu o crime, disse que as ações propostas hoje pelo governo federal para conter as mortes no campo são muito semelhantes às que foram colocadas em prática naquela época. O problema, segundo ele, é que elas só funcionam temporariamente.

"Hoje vive-se sob constante tensão em Anapu. Eu mesmo já sofri várias ameaças de morte." Lourenço, que faz parte da Comissão Pastoral da Terra (CPT), participou ontem de uma reunião da CSP-Conlutas em São Paulo. Segundo ele, por causa da repercussão internacional do caso houve mudanças na região nos meses imediatamente após o assassinato da missionária, como a presença das tropas do Exército para garantir a segurança, o fechamento de madeireiras pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a remarcação de terras pelo Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As medidas são semelhantes às anunciadas agora pela União, após cinco assassinatos na região amazônica nas duas últimas semanas. Depois que o casal de líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi morto a tiros no dia 24 de maio, em Nova Ipixuna, no Pará, o Ibama também intensificou o trabalho de combate à extração ilegal de madeira no Estado.

No início da semana, o vice-presidente Michel Temer reuniu-se com ministros para discutir a questão e, na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff decidiu enviar tropas à área de conflito, em uma operação militar que ainda não tem data para começar, mas que vai reunir a Força Nacional de Segurança e as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar.

Chico Mendes. A presidente do Sindicato dos Seringueiros de Xapuri, fundado por Chico Mendes, Dercy Teles de Carvalho Cunha, participou ontem do mesmo evento em São Paulo e disse que considera inadmissível a volta de uma onda de mortes no campo.

De acordo com ela, essas pessoas foram assassinadas por denunciar crimes ambientais e, apesar de elas já estarem sofrendo ameaças há muito tempo, autoridades políticas não tomaram providências. "Hoje não adianta a presidente Dilma dizer que esses crimes não ficarão impunes porque isso não vai trazer essas pessoas de volta. As vidas já se foram e, por mais que prendam, como prenderam, os assassinos do Chico Mendes, ele não vai retornar."

Para ela, a morte de uma liderança traz um prejuízo muito grande para o movimento, porque cria um vazio difícil de ser preenchido. "Isso gera medo, que gera desistência daqueles que atuavam pela causa, porque eles começam a pensar: fulano deu a vida e não resolveu nada, por que eu deveria fazer ao mesma coisa?"

Já Lourenço tem uma opinião diferente sobre o assunto. "Essas mortes não afetam nossa luta, só nos fortalecem, porque deixa mais gente indignada. É o que eu sempre digo: "Vai um, vêm mil". Foi assim com a perda da irmã Dorothy."
O Estado de S.Paulo

PACAJÀ: CORPOS DE TRABALHADORES MORTOS PERMANECEM NA FLORESTA

Enquanto se discute como diminuir a violência agrária na Amazônia, os corpos de dois trabalhadores rurais assassinados em um assentamento em Pacajá (PA) estão no meio da floresta desde o final de abril esperando serem recolhidos.

A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos já pediu duas vezes à Polícia Civil do Estado para buscar os cadáveres e investigar os crimes, mas recebeu a resposta de que o local é de difícil acesso e seria necessário um helicóptero para resgatá-los.

Na última quarta-feira, procurado pela Folha, o governo de Simão Jatene (PSDB) disse que a cúpula da Secretaria Estadual da Segurança Pública desconhecia a situação e que foi avisado dela pela reportagem.

Mas as mortes tinham sido comunicadas pelo governo federal em uma reunião no dia 13 de maio e também por ofício na semana passada.

Segundo o governo estadual, equipes das polícias militar e civil foram enviadas à área anteontem para fazer o resgate dos corpos, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Adão Ribeiro da Silva e Nildo (cujo sobrenome ainda é desconhecido) foram mortos por terem supostamente denunciado plantadores de maconha dentro do assentamento Rio Bandeira, que fica em local isolado de Pacajá.

Em dezembro do ano passado, policiais foram à área e queimaram parte de uma plantação estimada em 6.000 pés.

Pouco tempo depois, os donos da droga voltaram à área e assassinaram quem eles acreditavam que os havia delatado. Os outros trabalhadores rurais não mexeram nos cadáveres com medo de represálias. Segundo a Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), que atua na área, ao menos dez pessoas foram mortas apenas no ano passado em um assentamento vizinho ao Rio Bandeira, chamado Rio Cururuí, onde madeireiros invadem os lotes dos assentados para roubar madeira.

No fim de setembro de 2010, a CPT (Comissão Pastoral da Terra) denunciou que 13 pessoas haviam sido mortas dentro do Cururuí.

Os crimes nunca foram solucionados e alguns dos supostos mortos também nunca foram encontrados. A Polícia Civil disse à época que eram três os assassinatos e os atribuiu a disputas entre os assentados.

No ofício enviado na semana passada ao governo paraense, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos também pediu que esses outros casos fossem investigados.
Folha.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TUMULTO E CONFUSÃO MARCAM A INSTALAÇÃO DE COMITÊ EM BELO MONTE


Integrantes de movimentos sociais, indígenas e produtores rurais participaram de um protesto em frente ao campus da UFPA (Universidade Federal do do município de Altamira, durante a instalação do comitê de Belo Monte, nesta sexta-feira (3). Durante a manifestação houve confusão entre indígenas e o deputado federal Zé Geraldo e o ex senador Paulo Rocha que estavam presentes na cerimônia.

O tumulto ocorreu antes de iniciar o evento. Segundo testemunhas, o ex senador Paulo Rocha teria trocado acusações com os manifestantes. Em meio a confusão, o deputado federal, Zé Geraldo foi empurrado por uma indígena.

Após a confusão o comitê foi formado por 60 pessoas, entre representantes dos governos federal, estadual e municipais, além de entidades, movimentos sociais e presidentes de bairros. O grupo ficará provisoriamente no campus da UFPA de Altamira.
Portal ORM

ALTAMIRA JÁ VIVE EXPLOSÃO INFLACIONÁRIA


 Os donos do projeto de Belo Monte estão sentindo na pele o efeito que desencadearam na região de Altamira por causa da construção da usina: uma inflação imobiliária desenfreada, que já contaminou o valor dos imóveis para aluguel e turbinou o preço do metro quadrado da terra na região.

Até um ano atrás, o metro quadrado custava R$ 20. Agora é encontrado por R$ 100, R$ 150. Há áreas em que o preço já chega a R$ 200. Altamira, onde não há grandes apelos turísticos, está com seus hotéis entupidos. Para achar um quarto na cidade é preciso ligar com pelo menos uma semana de antecedência. O valor do aluguel de um apartamento bem localizado, próximo ao centro da cidade, já chega a fazer frente ao preço de qualquer imóvel nas grandes cidades como Brasília, Rio ou São Paulo. Uma quitinete chega a custar até R$ 2,7 mil por mês.

A explosão inflacionária está dificultando as coisas para o próprio consórcio Norte Energia, antes mesmo do início da obra. O projeto de Belo Monte prevê que a empresa construa 500 casas na cidade de Altamira e outras 2,5 mil casas em Vitória do Xingu, os municípios que serão mais afetados pela obra. São residências para funcionários. Pelo plano, as casas seriam espalhadas pela cidade, para evitar a formação de vilas isoladas, sem integração com o comércio da cidade e a comunidade de moradores. A escalada imobiliária, porém, tem feito com que a empresa procure alternativas mais afastadas. "Realmente está difícil concentrar as construções na cidade, seja pelo custo ou pelas limitações de área. Não estou vendo muita alternativa senão procurarmos uma região fora", diz José Menezes Biagioni, superintendente de obras de compensação da Norte Energia.

A construção das casas para os funcionários é, na realidade, a menor parte do problema. A Norte Energia ainda está estudando onde irá reassentar 20 mil pessoas que serão removidas dos locais onde vivem por causa das inundações que a represa do Xingu irá provocar.

A cidade está acompanhando o assunto com lupa. Vilmar José Soares, coordenador do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (Fort Xingu), que reúne centenas de instituições da região, lembra que a obrigação do consórcio, por contrato, é construir as residências em um perímetro que não ultrapasse sete quilômetros do centro. "Sabemos que eles estão negociando áreas distantes e que já pediram até para analisar documentações. Já estamos com uma ação judicial pronta nas mãos caso eles não cumpram o que foi acordado", diz. "Queremos a obra, mas não queremos criar guetos, temos de evitar desastres sociais como vimos em outras obras do mesmo tipo."

Pelas contas do Fort Xingu, de janeiro até agora 5 mil pessoas já se mudaram para a região de Altamira, que conta com 105 mil habitantes. Apesar da falta de estrutura para lidar com uma migração em massa, há quem esteja se preparando. Duas redes de supermercado de Belém, Yamada e Líder, estão comprando terrenos na cidade. Há uma série de lojas e restaurantes em construção.

Edina Regina Campioni, dona da loja de pneus SL Pneus, diz que esperava a obra a anos. Em 2009, foi a até a Brigdestone e conseguiu montar uma autorizada da fabricante na cidade. "Me preparei. Hoje só uso 30% da minha capacidade, mas sei que a demanda vai crescer. Já tenho pneus para carro, caminhão, máquina pesada, o que vier", diz.

As ambições também não são modestas para Odair de Pinho, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa). Dono de uma loja de equipamentos de informática e de uma escola de curso técnico, ele acaba de ganhar uma licença para erguer a primeira faculdade privada da cidade. Hoje há uma federal e uma estadual instalada no município.

Nessa rota do desenvolvimento, o receio de Altamira e dos dez municípios da região do Xingu é sofrer a realidade já comum a outras cidades pequenas que foram cenário de grandes obras do país, mas ficaram à margem do desenvolvimento. O governo federal promete uma ação coordenada para garantir o crescimento sustentável do complexo do Xingu e hoje se reúne com empresários, prefeitos e organizações, em Altamira, para reafirmar esse compromisso. A cidade não vai esperar muito. A cinco quilômetros da aldeia Juruna, próximo ao local onde será instalado um canteiro de obras, um comerciante já anunciou a abertura de seu "centro noturno de lazer". A inauguração ocorre em dez dias.
Fonte: Valor Econômico