terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ADEPARA: REGIONAL DE ALTAMIRA PROMOVE CURSO DE AGENTE DE SAÚDE ANIMAL

Na Gerência Regional de Altamira foram realizados cursos de Agente de Saúde Animal, com habilitação para Vacinador de Brucelose para fêmeas bovinas/bubalinas de 3 a 8 meses, nos municípios de Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Medicilândia.

Após levantamento, foi identificada a carência de profissionais da iniciativa privada, Médicos Veterinários, na maioria dos municípios desta Regional, entre eles os municípios de Anapu, Senador José Porfírio, Medicilândia, Vitória do Xingu e Placas.

Tornou-se necessária a realização do curso para melhor atender aos produtores rurais desses municípios e avançar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose desenvolvido nesta Regional. Apesar de todo o trabalho realizado, ainda temos que abranger os demais municípios com tal curso para melhorar ainda mais os índices vacinais na nossa região.

Os cursos foram ministrados pelos Médicos Veterinários Giovani Luidy Girardeli e Lamarck Paulo Barros Bezerra, com a participação dos Técnicos Agrícolas Adenilson José dos Reis (Escritório de Senador José Porfírio), Dionézio Ramos Santos, Antônio Resplande Dias e o Engenheiro Agrônomo Jaime Simon (Ulsa de Medicilândia)

 Que identificaram as comunidades com maior carência e organizaram os locais para as aulas teóricas e práticas, destacamos também o apoio local dos Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais e Norte Energia S.A.

Na oportunidade, foram contemplados 108 (cento e oito) produtores rurais, com aula teórica e prática sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Também foram abordados outros temas de importância para a Pecuária Paraense assim como, o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, a Raiva nos herbívoros, a Anemia Infecciosa Eqüina, o Mormo, a Encefalopatia Espongiforme Bovina e a legislação pertinente à Guia de Trânsito Animal.

Tendo a total certeza que tal atividade de Educação Sanitária só tem a somar com o trabalho desta Agência e que os Agentes Vacinadores, agora, propagadores de conhecimento, trarão benefícios para a região, a Regional de Altamira pretende estender esse tipo de atividade para os demais municípios.

Fotos e informações: do Blog ADEPARA BELEM


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário