quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BISPO DO XINGU VOLTA A CRITICAR A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE

Em Santarém, onde participou de um encontro pastoral com padres e leigos da igreja católica, Dom Ervin Klauter alertou para os principias problemas que estão ocorrendo neste período de início das obras civis da hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo o bispo, o trânsito de Altamira virou um caos e não há saneamento básico para atender às milhares de pessoas que chegam à região, de todas as partes do Pais.

Do Ervin Klautner foi enfático ao afirmar que a Norte Energia, consócio que reúne as empresas construtoras da barragem de Belo Monte, não está cumprindo as condicionantes exigidas no licenciamento ambiental da obra.

Para o bispo do Xingu, o projeto Belo Monte esta sendo empurrado goela abaixo da comunidade. Ele não poupou criticas ao ex-presidente Lula, que lhe teria prometido que a usina não seria imposta de cima para baixo. “Com o governo federal, não tem papo, não tem diálogo”, reclamou Dom Ervin.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente que o transito estar um caos, nao tem sanemanto, milhares de pessoas chegando. Esse e outros problemas existe tambem. Mais considero como principal problema a gerencia de ongs internacionais sobre os interesses nacionais. So totalmente a favor que tenha movimentos contrarios aos projeto. Mais e triste a cegueira que as pessoas dos movimentos contrarios a barragem se mantenha sempre no mesmo discurso. Se pegar as mazelas de altamira e regiao , sendo que essas mazelas sao super antigas como a falta de esgoto, sanemanto, a unica coisa nova e quantidade de pessoas que estao chegando. O posicionamento das pessoas contrarias as barragens seria muito bom se essas mesmas pessoas usase pelo menos 20% dos seus pensamentos na direcao das pessoas que sao favor a barragen e fizer-se prospostas de como melhora o sameamento, o trasito, os hospitais, as escolas, resumindo essas pessoas se junta-se com propostas na area de saude, educacao etc, no sentindo de lutar pelo futuro dos ribeirinhas, do indigenas e pelas pessoas que moram nas cidades , que estao sobre area de influencia de belo monte. Neste momento eu nao vejo como belo monte para e sim continuar as obras. As Pessoas contrario as obras de belo monte. Quero dizer que se nao conseguimos um avanco social tanto para o homem branco como para o indio a resposabilidade sera toda de voces pois estamos gastando muito energia lutando contra um projeto de mais de 30 anos. Nao venha querer jogar a responsabilidade de um futuro fracaso social nas pessoas que sao afavor do projeto. Acho que ja estar mais do que na hora de comercar mos analisar e programar um desenvolvimento social. estar mais do que na hora de lutar pelas realizacoes das condicionates mais numa visao de positivo e nao numa visao de destruicao.

    ResponderExcluir