domingo, 8 de janeiro de 2012

BLOGUEIRA CUBANA PEDE AJUDA DE DILMA PARA VIR AO BRASIL


A blogueira Yoani Sánchez, dissidente cubana que ficou conhecida no mundo inteiro por suas críticas ao regime comunista fundado em 1959 pelo ex-ditador Fidel Castro, fez um apelo à presidente Dilma Housseff para ajudá-la a deixar a ilha. Sem obter autorização do governo comunista para viajar ao exterior desde 2004, Sanchéz postou no YouTube um vídeo no qual pede a Dilma para intervir junto às autoridades cubanas.

"Por favor, interceda por mim. Já fiz tudo o que está a meu alcance. O muro do controle, o muro da censura, o muro que me impede de viajar livremente e retornar à minha ilha parece não se mover. Ajude-me, por favor”, pede a blogueira à presidente Dilma.

Segundo ela, esta é a 19ª vez que tenta conseguir autorização para viajar de Cuba para o exterior. Em todas as dezoito tentativas anteriores Sánchez teve sua autorização negada. A dissidente ganhou notoriedade mundial a partir do seu blog, Generación Y, no qual comenta a situação política no país governado desde 2008 pelo presidente Raúl Castro, irmão de Fidel, e faz duras críticas aos dirigentes.

O apelo da ativista cubana ocorre após ela ser convidada para participar da exibição de um documentário em Jequié, na Bahia, no mês que vem. Dirigido pelo cineasta Dado Galvão, o filme (Conexão Cuba Honduras) tem como tema a liberdade de imprensa nos dois países. Sánchez é uma das entrevistadas.

Amigos na rede criaram petição online para reforçar o pedido a Dilma, a petição já tem 450 assinaturas de diversos países. A Presidência disse que Dilma não comentaria, porque “está em férias”.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A retirada da propaganda e a matéria do vereador do blog se deram pelo fato de a justiça eleitoral não permitir mais propaganda de políticos, devido à aproximação do pleito eleitoral, quanto as suas denuncias o blog se reserva ao direito de deleta-las imediatamente, aja visto que você o faz no anonimato e não apresenta provas. Atitude que o blog condena com veemência.

    ResponderExcluir