domingo, 22 de janeiro de 2012

FESTIVAL DO CARATINGA , O MAIOR EVENTO CULTURAL DO XINGU

Acontece nas duas últimas semanas do mês de Janeiro, anualmente na cidade de Souzel,(Senador José Porfirio) às margens do Rio Xingu, o Festival do Caratinga, o evento é uma das maiores expressões culturais populares do povo souzelense , o evento é prestigiado por milhares de pessoas de toda a região Transamazônica/Xingu e também de todo o estado.

O Festival é composto por apresentações culturais locais, e de grupos convidados. O Caratinga é um peixe encontrado no Rio Xingu predominante na região de Souzel, o peixe é muito apreciado pelo povo ribeirinho. O evento valoriza a pesca artesanal e a cultura local.

Em 2011 o festival foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, de acordo com o art. 286 da Constituição do Estado do Pará.

O festival acontece entorno da Praia do Leme, em frente a cidade, a organização é da Secretaria de Cultura Municipal de Senador José Porfírio.

Um comentário:

  1. que pena uma cidade tão bonita, uma cidade turística e estar abandonada pelo prefeito atual, UCHOA , que quer administra a cidade do escritório da REIKON DE BELEM

    ResponderExcluir