sábado, 7 de janeiro de 2012

PARÁ EM ALERTA CONTRA AS ENCHENTES

O Pará é um dos Estados da região amazônica mais afetados com as fortes chuvas do chamado inverno amazônico, entre os meses de dezembro a junho. Segundo dados dos últimos cinco anos apresentados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado, anualmente, mais de 34 mil famílias são atingidas por desastres naturais, o correspondente a cerca de 150 mil pessoas. Deste número, 90% das ocorrências atendidas são feitas durante o período das chuvas.

Para garantir suporte aos municípios impactados por enchentes, alagamentos e enxurradas, um plano de contingência será posto em prática pela Defesa Civil do Pará neste período. A apresentação do planejamento aos mais de 30 órgãos das esferas federal, estadual e municipal envolvidos na grande ação acontece em reunião na próxima quinta-feira (12). Antes, terça-feira (10), a coordenadoria da Defesa Civil se reúne com as regionais estaduais para que o plano possa receber os últimos ajustes.

Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, José Augusto Almeida, o plano contempla ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução voltadas para atender a população desses municípios. Ele explica que a primeira unidade a atuar deve ser o município, mas a Defesa Civil está pronta para dar o suporte necessário quando acionada.

Durante o período crítico, de março a junho, todos os municípios situados no entrono dos rios Amazonas, Araguaia, Tapajós, Tocantins e Xingu deverão receber atenção especial da Defesa Civil. “Dos 143 municípios do Estado, a média é de 30 municípios atingidos por ano. Mas é importante ressaltar que esse não é nosso parâmetro. Esse número vem reduzindo. Em 2011 nós tivemos 19 afetados”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário