terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AMBULÂNCIA TRANSPORTAVA CIMENTO EM VITORIA DO XINGU

A Polícia Rodoviária federal flagrou o motorista de uma ambulância de Vitoria do Xingu transportando sacos de cimentos na transamazônica próximo a Altamira.

Alem do cimento o veiculo também estava com excesso de passageiros , o material seria do motorista, e os passageiros eram amigos e parentes de uma paciente.

A Policia Rodoviária Federal só desconfiou da irregularidade por que o veiculo estava em alta velocidade e com as sirenes desligada.

Motorista da ambulância
O motorista vai responder por pelo menos três crimes e a secretaria de saúde do município vai investigar se outras pessoas sabiam da irregularidade.

A noticia foi destaque em rede nacional no telejornal Fala Brasil da Rede Record de Televisão.

DECRETADA INDISPONIBILIDADE DE BENS DE DOMINGOS JUVENIL E IDEAL TURISMO

Decisão do juiz Marco Antônio Castelo Branco acatou denúncia do Ministério Público que aponta irregularidades na condução de licitação para contratação de agência de viagens.

O juiz Marco Antonio Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, decretou cautelarmente a indisponibilidade de bens de Domingos Juvenil Nunes de Souza, Sérgio Duboc Moreira, Jorge Luís Feitosa Pereira, Raul Nilo Guimarães Velasco, Débora Jaques da Silva Cardoso, Françoise Marie de Almeida Cavalcante, Maria de Nazaré Guimarães Rolim; Alta Empreendimentos Turísticos Ltda – EPP (empresa de pequeno porte), cujo nome de fantasia é Ideal Turismo, tendo como sócios Claudiana Alves da Cruz e Paulo Roberto Batista de Souza.

A decisão do magistrado foi em resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público, que alegou a prática de irregularidades na administração pública na condução de procedimento licitatório, na modalidade Concorrência Pública de menor Preço nº 003/2007, realizado pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), para contratação de agência de viagens para fornecimento parcelado de bilhetes de passagens. Parecer elaborado pelo Grupo Técnico Interdisciplinar do Ministério Público, concluiu pela ilegalidade do referido procedimento, que teria beneficiado a empresa Ideal Turismo.

No despacho, a partir da análise dos documentos juntados à ação, o magistrado considera estar presentes indícios de locupletação. Dessa maneira, decidiu pela indisponibilidade dos bens dos requeridos nos termos do artigo 7º da lei 8.429/1992, como medida cautelar e necessária para o ressarcimento ao erário público. Além disso, a medida visa a garantia de segurança, resguardando o resultado prático do processo, “tendo em vista que existe a possibilidade de desfazimento de patrimônio por parte dos requeridos, ficando desde já público que qualquer alienação de bens a partir do ingresso desta ação em juízo estará sujeita a anulação por força de ordem judicial, devendo para isto ser dada a publicidade necessária a este tópico da decisão”.

O juiz determinou ainda que seja encaminhado ofício aos Cartórios de Registro de Imóveis das Comarcas de Belém, Ananindeua e Altamira, determinando a averbação, nas matrículas dos imóveis, da inalienabilidade dos bens ou direitos, por ventura existentes em nome dos acionados. Também oficiou à Receita Federal para que forneça cópia da última declaração de Bens e Rendimentos dos requeridos, a fim de que, nos limites do permissivo legal, sejam alcançados pela medida acautelatória. (Texto:Marinalda Ribeiro)
TJ/PA

ALEXANDRE PADILHA E JOSÉ DIRCEU CHEGA SEXTA-FEIRA A SANTARÉM

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará o seu Encontro Regional nos dias 03 e 04 de fevereiro (sexta e sábado) e a alta cúpula escolheu o município de Santarém para ser o local do evento, que contará com a presença de duas grandes estrelas do Partido: o ministro da saúde Alexandre Padilha que morou e tem domicílio eleitoral em Santarém, e do ex-todo poderoso do governo Lula, José Dirceu.

Além dos dois nomes citados, o encontro terá a presença de todas as lideranças do PT no Pará, como a ex-governadora Ana Júlia Carepa e o ex-deputado federal Paulo Rocha. Todos serão ciceroneados pela prefeita Maria do Carmo Martins Lima, um dos grandes nomes do PT no estado do Pará. Os militantes petistas de Santarém prometem fazer uma grande festa para marcar o encontro.

Fonte: RG 15/O Impacto

PREFEITURAS NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MPF investiga fraudes de prefeituras do Pará contra a Receita federal

Está sendo apurado e logo vai haver um grande escândalo político em várias Prefeituras do Estado do Pará. A Procuradoria da República, Polícia Federal e Receita Federal, em conjunto, estão levantando uma grande fraude contra os cofres públicos.

A Receita Federal já encontrou várias situações de fraude que estão sendo aplicadas pelas Prefeituras onde estão recolhendo o Imposto de Renda dos servidores e não estão repassando à Receita Federal. Outra situação é a retenção do imposto e recolhimento a menor, e ainda ocorrência de maior gravidade é o pagamento a servidores fantasmas sem e com retenção de imposto, sendo que o valor é desviado para outras finalidades.

Prefeitos e servidores ligados direta e indiretamente poderão ser presos a qualquer momento pela fraude com o dinheiro público.

Essa fraude vem ocorrendo há mais de 4 anos e o crime identificado pelos Órgãos envolvidos é de formação de quadrilha e estelionato contra a Receita Federal. Essa prática vem causando prejuízos à União que deixa de receber os valores retidos.

Foi constatada em algumas Prefeituras uma prática com maior extensão contra os cofres da União, quando a DIRF é apresentada com informações falsas, nas quais repetiam as informações. A fraude proporciona à quadrilha o recebimento indevido de restituição do Imposto de Renda em prejuízo do Tesouro Nacional.

Os envolvidos obtiveram vantagens indevidas no montante de aproximadamente R$ 10 milhões. As Delegacias da Receita Federal vão promover ações fiscais contra os envolvidos que apresentaram as declarações falsas, cujos valores dos créditos apurados, incluem o principal e juros.

ADEPARA: REGIONAL DE ALTAMIRA PROMOVE CURSO DE AGENTE DE SAÚDE ANIMAL

Na Gerência Regional de Altamira foram realizados cursos de Agente de Saúde Animal, com habilitação para Vacinador de Brucelose para fêmeas bovinas/bubalinas de 3 a 8 meses, nos municípios de Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Medicilândia.

Após levantamento, foi identificada a carência de profissionais da iniciativa privada, Médicos Veterinários, na maioria dos municípios desta Regional, entre eles os municípios de Anapu, Senador José Porfírio, Medicilândia, Vitória do Xingu e Placas.

Tornou-se necessária a realização do curso para melhor atender aos produtores rurais desses municípios e avançar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose desenvolvido nesta Regional. Apesar de todo o trabalho realizado, ainda temos que abranger os demais municípios com tal curso para melhorar ainda mais os índices vacinais na nossa região.

Os cursos foram ministrados pelos Médicos Veterinários Giovani Luidy Girardeli e Lamarck Paulo Barros Bezerra, com a participação dos Técnicos Agrícolas Adenilson José dos Reis (Escritório de Senador José Porfírio), Dionézio Ramos Santos, Antônio Resplande Dias e o Engenheiro Agrônomo Jaime Simon (Ulsa de Medicilândia)

 Que identificaram as comunidades com maior carência e organizaram os locais para as aulas teóricas e práticas, destacamos também o apoio local dos Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais e Norte Energia S.A.

Na oportunidade, foram contemplados 108 (cento e oito) produtores rurais, com aula teórica e prática sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Também foram abordados outros temas de importância para a Pecuária Paraense assim como, o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, a Raiva nos herbívoros, a Anemia Infecciosa Eqüina, o Mormo, a Encefalopatia Espongiforme Bovina e a legislação pertinente à Guia de Trânsito Animal.

Tendo a total certeza que tal atividade de Educação Sanitária só tem a somar com o trabalho desta Agência e que os Agentes Vacinadores, agora, propagadores de conhecimento, trarão benefícios para a região, a Regional de Altamira pretende estender esse tipo de atividade para os demais municípios.

Fotos e informações: do Blog ADEPARA BELEM


 

ESTUDO SOBRE LINHA DE BELO MONTE FICA PRONTO ATÉ MARÇO, DIZ EPE

O estudo técnico sobre a linha de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte deve ficar pronto até o fim do primeiro trimestre e ser encaminhado em seguida ao Ministério de Minas e Energia para que seja preparado o leilão de concessão neste ano ou no começo de 2013.

Já está definido que a transmissão de Belo Monte terá uma linha em corrente alternada e outra em corrente contínua. A linha em corrente alternada vai destinar energia ao nordeste brasileiro e a de corrente contínua ao sudeste do país.

"Até o fim desse trimestre o estudo já está no Ministério", disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, nesta segunda-feira (30), a jornalistas.

"Estão praticamente prontos os trabalhos.. Vamos encaminhar ao Ministério para ser feito o leilão, que será no fim do ano ou início do ano que vem", completou.

A usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, tem início da operação previsto para 2015 e é um dos maiores projetos hidrelétricos no mundo com cerca de 11 mil megawatts de potência.

INSS VAI INSTALAR MAIS 14 AGÊNCIAS NO PARÁ

Durante o programa semanal 'Café com a Presidenta', produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a presidente Dilma Rousseff informou, ontem, que o Governo pretende inaugurar, até o final do ano, 14 Agências da Previdência Social (APS) no Estado do Pará.

A presidente falou sobre o Pará. 'Não sei se você sabe, mas, no Pará, às vezes, uma pessoa tinha que se deslocar até 600 quilômetros para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo. Para resolver esse problema, vamos inaugurar, até o final do ano, mais 14 agências no Estado do Pará', disse Dilma Rouseff. A presidente disse ainda que 'faremos também, em todos os lugares que for necessário, concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários'.

Atualmente, a Previdência possui 17 agências no Estado. De acordo com o Plano de Expansão (PEX) da Rede de Atendimento do INSS, preparado em 2009, serão construídas 74 novas unidades no Pará até 2015. Para isso, o governo federal pretende investir R$ 74 milhões para cumprir o cronograma.

domingo, 29 de janeiro de 2012

LIVRO QUE CONTA A HISTORIA DE ALTAMIRA SERA LANÇADO ESSA SEMANA

Rua Sete de Setembro, Altamira, Decada de 70

Será lançado essa semana em Altamira e Belém, a 4ª edição do livro “Altamira e sua História” A obra é reescrita por Antonio Ubirajara Bogea Umbuzeiro, filho de Ubirajara Marques Umbuzeiro, o lançamento acontecera em Altamira, na terça-feira (31/01), no Centro Empresarial de Altamira, (ACIAPA), e em Belém, na sexta-feira (03/02), na Livraria da FOX.

A obra resgata a história de toda a região, não somente de Altamira, mais também do município de Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Brasil Novo, além dos ciclos econômicos, questão indígenas, missões religiosas e ciêntíficas, processo de colonização da região feita no período de governos militares e muitas descobertas importantes jamais descritas sobre o município e região.

Na obra, consta fotos da época, citada pelo o Jornal O Liberal - Anos 70-80 (impresso), de muita valia para o resgate da história do município.

Grande parte dos 2 mil exemplares serão doados para instituições educacionais da região da Transamazônica e Xingu, além de capital paraense e em alguns órgãos em Brasília (DF).

JOELMA KLAUDIA LANÇA DVD EM FEVEREIRO

Um dos principais nomes da noite de Belém, Joelma Klaudia  está em Altamira, onde descansa e planeja seu ano de 2012.

Nesta temporada em Altamira, Joelma aproveita para iniciar a pré-produção do 2º Festival Canção da Transamazônica. “O 1º Festival, no ano passado, deu super certo e abriu caminhos para o 2º”. Sobre sua terra natal, a cantora diz que “Altamira é uma cidade que atraiu o olhar do mundo inteiro por causa da polêmica Hidrelétrica do Belo Monte, entretanto é um município um tanto isolado e carente. Por isso uma vez por ano vou lá fazer produção cultural através de projetos aprovados pela Lei Semear”.

Assim que retornar à capital, Joelma irá fazer o lançamento do DVD No Mundo, gravado em Altamira em 2010. O trabalho traz versões ao vivo das músicas de seu primeiro CD, Dias Assim, lançado em 2009. “As músicas ficaram com uma cara bem diferente, mais fervorosas! Tem cenas diurnas maravilhosas do rio Xingu. A equipe de músicos e técnicos que foi pra Altamira realmente vestiu a camisa deste trabalho, o que resultou em alegria contagiante”, comemora a artista. Os shows de lançamento serão feitos num circuito de bares, com o patrocínio da Lei Tó Teixeira e do Old School Rock Bar.

Também neste semestre, Joelma Klaudia deve iniciar as gravações do segundo CD. Por enquanto, ela só adianta que o disco terá músicas de compositores de Belém e de Altamira, e que deverá ser “mais rock’n’roll” do que o primeiro.

Um eventual retorno a São Paulo ainda este ano não está descartado: houve um contato do SESC Pompéia que pode resultar num convite para que Joelma participe do projeto Prata da Casa, onde recentemente se apresentaram os paraenses Felipe Cordeiro, Luê Soares e Félix y Los Carozos. Joelma comemora a possibilidade de retorno:

Entre 11 e 15 de janeiro, participou com destaque da turnê da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia pelo estado de São Paulo.

Conviver com a Orquestra durante seis dias, viver os bastidores da dedicação do professor Áureo de Freitas, de cada violoncelista e das mães envolvidas no projeto, me emocionou bastante – afirma.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRODUÇÃO ARTESANAL DO AÇAÍ É PADRONIZADA POR MEIO DE DECRETO

O Governo do Estado está normatizando a manipulação artesanal do açaí e da bacaba. Por meio do decreto nº 326, publicado na última terça-feira, 25, o executivo estabelece regras que visam padronizar a produção do fruto, definindo requisitos higiênicos-sanitários para os batedores artesanais e para a infraestrutura dos pontos de venda.

A primeira medida a ser implementada pelo decreto é o cadastro dos manipuladores do açaí. Será feito o cadastramento obrigatório semestralmente de todos os estabelecimentos que produzem e comercializam artesanalmente o fruto no Estado do Pará. Esse processo será coordenado e executado pelo Grupo de Trabalho formado pelas secretarias de Estado de Agricultura (Sagri) e de Saúde (Sespa).

O decreto estabelece a infraestrutura necessária para o funcionamento dos pontos de venda do fruto, ressaltando que eles devem estar situados longe de quaisquer criações de animais domésticos, seja em área urbana ou rural. A estrutura física, entre outras especificações, deverá ser construída em alvenaria, com teto de telha, forrado de material resistente e de cor clara, que seja de fácil higienização. Além disso, é obrigatório também existir um lavatório exclusivo para a lavagem das mãos na área de manipulação, devendo possuir dispensador de sabão líquido, porta papel toalhas ou outro sistema seguro de secagem das mãos e lixeira acionada sem contato manual.


Os estabelecimentos devem contar também com profissionais capacitados, que sejam habilitados para realizar a higienização do fruto, seguido do branqueamento (choque térmico), bem como a higienização do local, respeitando as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O decreto firma ainda a quantidade de hipoclorito que deve ser utilizada a cada litro de açaí, durante a limpeza do fruto. As medidas serão aplicadas pelo Estado e fiscalizadas pelas vigilâncias sanitárias de cada município Paraense.

POLICIAIS DESARTICULAM ESQUEMA DE TRÁFICO EM PORTO DE MOZ

Policiais com material apreendido
Está preso o homem acusado de distribuir drogas no município de Porto de Moz, sudoeste do Pará. Elson Santana da Silva, de apelido “Engole Pedra”, foi preso após denúncias de que estaria traficando entorpecentes em via pública. O acusado coordenava um esquema conhecido na região com “disque-droga” e vinha atuando diretamente no bairro da Cabanagem, naquela cidade. Ao tomar conhecimento do esquema, o delegado Carlos Eduardo Paisani de Moraes e o investigador Joel Freitas de Oliveira iniciaram uma investigação.

Elson da Silva
Em momento oportuno, os policiais civis contaram com o apoio da guarnição da Polícia Militar composta pelos soldados José Duarte, Alex Lobato e Adriano David para efetuar a prisão de Elson Silva. Os policiais encontraram com Elson uma “pedra de crack” de aproximadamente 11 gramas, uma “peteca” da droga já embalada e pronta para comercialização, uma quantia em dinheiro e um telefone celular. Os policiais encaminharam o preso para a Delegacia da Polícia Civil local para autuação por tráfico de entorpecentes.

PC/PA

PROJETO TRE CIDADÃO FARÁ ATENDIMENTO A ELEITORES EM ANAPU

Até maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio do projeto TRE Cidadão, levará atendimento itinerante a vários bairros da Região Metropolitana de Belém e em municípios do interior do Estado.

Em Anapu o atendimento será de 28 de fevereiro a 03 de março de 2012, das 09:00 as 16:00 horas, na Escola Municipal Maria das Dores, Os serviços oferecidos à população são o alistamento eleitoral, revisão de dados, transferência, segunda via, regularização de títulos cancelados ou em débito e emissão de certidões à população.

As ações fazem parte dos objetivos estratégicos do TRE-PA e têm como meta promover maior acesso à Justiça Eleitoral por parte dos cidadãos em geral, sobretudo em locais de difícil acesso e em municípios que não possuam cartórios eleitorais.

O TRE Cidadão terão suporte do Expresso Eleitoral, ônibus da Justiça Eleitoral que este mês ganhou novas instalações que proporcionarão mais conforto aos servidores e eleitores atendidos.

SENADOR MARIO COUTO E MAIS 15 SÃO INDICIADOS PELO MPE

O Ministério Público do Estado (MPE) ajuizou ação civil pública contra o senador Mario Couto e a filha dele, a deputada estadual Cilene Couto, e de mais 14 pessoas, acusadas de desvio de recursos públicos na Assembléia Legislativa do Estado (Alepa). Os envolvidos fraudavam a folha de pagamento da Casa de Leis, causando um rombo nas contas públicas. A ação requer o ressarcimento de danos causados ao erário e a responsabilização de todos por ato de improbidade administrativa. A ação civil impetrada abrange os períodos de fevereiro de 2003 a janeiro de 2007.

Após operação de busca e apreensão deflagrada pelo Ministério Público em 19 de abril de 2011, o material apreendido na Alepa e na residência dos investigados trouxe ao conhecimento público um grande esquema de fraudes na folha de pagamento e em processos licitatórios da instituição.

No pedido, o Ministério Público do Estado pede a condenação solidária dos réus ao ressarcimento integral do dano causado ao erário, no valor de R$-2.387.851,81 - e às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, como perda da função publica, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com a administração pública, pagamento de multa, entre outras.

MPE

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE ALTAMIRA ENTRA EM GREVE

Após várias tentativas de chegar a uma solução para as demandas dos Guardas Municipais, e não havendo por parte do Executivo Municipal nenhuma resposta satisfatória para as demandas: Reajuste salarial, que se encontra hoje em R$ 486,50 de Salario Base, para R$ 622,00, Coletes balísticos, Armamentos Letais e não letais com os devidos portes de Armas, e Logística nos eventos carnavalescos.

A categoria se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária no dia 25/01/2012 às 19h45min, na quadra de Esporte da Guarda Municipal e decidiu em unanimidade exercer o direito a Greve, por tempo indeterminado.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

JADER BARBALHO TERÁ GABINETE PRIVILEGIADO NO SENADO

Quem já foi presidente da República, presidente do Senado, governador ou ministro tem prioridade na escolha de gabinete.

Mesmo voltando ao Senado um ano depois da posse da atual legislatura, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) aproveitou o seu histórico político para conseguir um espaço cobiçado entre os parlamentares no Congresso.

Dez anos após sua renúncia ao Senado, Barbalho ocupará um gabinete no 2º andar do anexo I, onde funcionava a Diretoria Ajunta da Administração da Casa.

De acordo com critérios do Senado, a regalia varia de acordo com a importância hierárquica dos cargos ocupados pelos senadores em sua vida política. Cada cargo tem um peso.

LINCHAMENTO EM SANTAREM: APÓS ASSASSINAR COMUNITÁRIO, HOMEM É LINCHADO POR POPULARES

Corpo de João Augusto após o linchamento
Rosivan Silva de Sousa de 26 anos foi esfaqueado por João Augusto, o ‘Nhanbú’. enquanto assistia a uma partida de futebol na comunidade de Cruzado próximo ao Curuai na região do Lago Grande no sábado (21). A vítima foi encaminhada para o posto de saúde, mas não resistiu e morreu.

No dia seguinte populares saíram à procura do acusado. Um morador conseguiu localizar João Augusto dentro da mata e o atingiu com um tiro de espingarda. Mesmo ferido, João Augusto se escondeu, mas a Polícia conseguiu localizá-lo, e o levou para o Centro de Saúde. Ao saber da notícia da prisão de João Augusto, a população se dirigiu ao Centro de Saúde , tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos, fazendo o linchamento no meio da rua.

O delegado de Polícia civil Luis Paixão e sua equipe foram até a comunidade no domingo (22) investigar o caso. No local os líderes da vila prestaram depoimento e questionaram a omissão de segurança pública na região do Lago Grande. A equipe chegou hoje a Santarém e explicou que as imagens gravadas em aparelhos celulares por moradores servirão de base para as investigações. Suspeitos de terem participação no linchamento foram identificados. O prazo para que as investigações sejam encerradas é de 30 dias.

Mãe do acusado pede justiça: Após enterrar o filho, Deuzarina de Trindade, mãe de João Augusto que foi assassinado pela comunidade em Curuai veio a Delegacia de Polícia Civil em Santarém e indignada pediu por justiça: "Eu quero justiça pelo meu filho, se ele já estava na proteção da polícia então porque que a polícia não segurou ele? Eles não deviam deixar linchar meu filho daquele jeito, era para segurarem ele e deixar ele paga pelo o que tinha feito".

Informações: Notapajós

VEREADOR RELATA COMO FOI ACIDENTE E AGRADEÇE O APOIO QUE TEVE EM ANAPU

O vereador Manoel Rodrigues de Sousa de Itaituba, em e-mail enviado a esse blog, relata como foi o acidente que sofreu na transamazônica no ultimo dia 19 em Anapu, e agradeceu a solidariedade e apoio que teve no município, abaixo na intrega a mensagem do vereador

“Eu Manoel Rodrigues de Sousa popularmente Manoel dentista, vereador do PTC relato como realmente aconteceu o acidente.
Eu vinha subindo uma ladeira quando der repente avisto um caminhão com mais ou menos uns 30 metros de distancia, e fui obrigado a desviar mais ainda para minha direita pra não bater de frente com o caminhão, perdi o controle do carro Fiat uno o mesmo rodou na estrada que sacou o pneu traseiro e capotou por quatro vezes, quando parou de capotar perguntei se estavam todos bem e os ocupados responderam que estavam, mais meu filho mais velho Rafael gritou pelo Rodrigo que foi remessado do carro. então saímos todos do carro e verifiquei que todos estavam bem, fui socorrido por populares para o hospital de Anapu.
agradeço a solidariedade de todos os itaitubense que a partir do momento que foi noticiado nos canais de televisão e nos blogs o meu celular não parou mais de tocar por pessoas preocupadas com a nossa saúde que estavam ocupado o veiculo.

Agradeço a todos de Anapu que me ajudaram em especial o vereador de Anapu ARLON do PMDB, que a partir do momento que ele soube que eu estava lá, me acompanhou em todos os momentos,o prefeito Chiquinho o Restaurante do Padeiro e o secretario de obras do município.”

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O PREÇO DA ELEIÇÃO

Prova do fôlego da democracia brasileira, a indústria do voto deve movimentar mais de R$ 13 bilhões nas eleições municipais de 2012

No dia 7 de outubro de 2012, 135 milhões de brasileiros vão às urnas escolher 5.565 prefeitos e 57.748 vereadores que darão as cartas nos municípios nos próximos quatro anos. Mais do que uma manifestação da solidez democrática do País, as eleições são também um negócio bilionário.

Segundo dados da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o próximo pleito deve movimentar pelo menos R$ 13 bilhões, parte desse montante é bancada pelo próprio contribuinte brasileiro. Apenas o TSE vai desembolsar R$ 6 bilhões para organizar as eleições e R$ 1 bilhão será gasto com propaganda eleitoral gratuita.

Mas existe o outro lado. os candidatos devem injetar na economia pelo menos R$ 6 bilhões, dinheiro investido na contratação de pessoal, marketing político e despesas operacionais. “Talvez esse seja o preço da manutenção e aprimoramento da democracia que serve de modelo para muitos outros países”, diz o sociólogo Fábio Gomes, do Instituto Informa, do Rio de Janeiro. A seguir, os números extraordinários da eleição brasileira.

R$ 6 bilhões será o gasto de Tribunal Superior Eleitoral para organizar as eleições 2012, desse montante, R$ 5,4 bilhões serão destinados aos Tribunais Eleitorais dos estados e R$ 600 milhões serão gastos, com segurança, alimentação de mesários e transporte de urnas no dia da eleição.

R$ 2,7 bilhões é quanto os candidatos vão gastar com marketing político e publicidade.
R$ 3,3 bilhões é quanto os candidatos vão gastar com contratação de pessoal e despesas operacionais da campanha.

13 milhões de brasileiros vão exercer alguma atividade profissional ligada às eleições

R$ 606 milhões é quanto custa para o contribuinte a propaganda eleitoral gratuita, o valor é muito mais do que o governo gasta por ano com: Erradicação do trabalho infantil (R$ 260 milhões) combate contra a violência sexual contra criança e adolescente (R$ 70 milhões) Prevenção e combate a corrupção(R$ 50 milhões)

R$ 52.00 é quanto custa o voto de cada eleitor aos cofres publico (considerando o valor desembolsado pelo TSE a o custo da propaganda eleitoral)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

POLICIAIS CIVIS TENTAM NEGOCIAÇÃO PARA EVITAR GREVE

 Na tarde desta segunda-feira (23), representantes de delegados e investigadores, ligados à Associação dos Delegados do Pará e à Associação dos Investigadores da Polícia Civil (Aipol), se reúnem com a Sead (Secretaria de Administração) para tentar um acordo.
Os investigadores exigem reposição e aplicação do Plano de Cargo e Carreiras, além de melhores salários (recuperando as perdas acumuladas ao longo dos últimos oito anos), revisão do valor dos benefícios, pagamento dos que estão atrasados, pagamento de diárias e plantões.

Segundo Raimundo Rivas, diretor da Associação dos Investigadores da Polícia Civil (Aipol), a remuneração do policial civil segue o salário mínimo e, mesmo assim, a categoria recebeu somente o valor anterior, de R$ 545 e não o atual de R$ 622. Ele afirma ainda que as perdas salariais chegam a 100%. 'Nas negociações anteriores, o Estado anunciou reajustes, mas que não davam ganho real, apenas concediam o salário mínimo vigente. Não queremos a greve para não aumentar a insegurança e criar pânico na população, mas se o governo vier com esse tipo de negociação, será inevitável', declarou.

ORM

PROCURADOR DIZ QUE BELO MONTE PIOROU VIDA DA CIDADE DE ALTAMIRA

O procurador da República do Pará, Ubiratan Cazetta, em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU), disse que, apesar de ser um debate novo no judiciário brasileiro, o direito da natureza e das gerações futuras é objeto de pelo menos 14 convenções e tratados internacionais, todos ratificados pelo Brasil, além de estar presente na Constituição Federal. Para ele, a hidrelétrica de Belo Monte compromete, de maneira irreversível, a possibilidade das gerações presentes e futuras de atenderem suas próprias necessidades.

As obras de Belo Monte já foram iniciadas e, segundo o procurador, a cidade de Altamira já sofre todos os impactos negativos que se esperava, sem que os positivos estejam visíveis. “O fluxo migratório aumentou e, embora sem dados oficiais, fala-se em mais de 10 mil pessoas. Isto já causou alteração nos índices de violência, com destaque para os crimes de violência sexual contra menores”.

E tem mais:

“Os dados quanto ao impacto na área de saúde e educação ainda estão sendo levantados, para que se tenha uma dimensão correta. A especulação imobiliária e o custo dos produtos também podem ser elencados como mudanças concretas em Altamira. A própria Prefeitura Municipal, juntamente com cerca de 40 entidades representativas do local, chegou a solicitar a suspensão da Licença de Instalação, diante do descumprimento das condicionantes e do atraso das obras prometidas pelo empreendedor”.

POLÍCIA FEDERAL PRENDE GARIMPEIRO COM OURO ILEGAL EM ITAITUBA

A Delegacia de Polícia Federal em Santarém, em conjunto com Policiais Federais da Operação Arco de Fogo e Defesa a Vida, em mais uma ação de repressão a crimes ambientais na região prendeu em flagrante delito na noite de domingo, dia 22/01/2012, o nacional das iniciais D.S.L., de 23 anos, natural de Jaru/RO, que transportava 1.760 gramas de ouro puro (com valor estimado de R$ 130.000,00), sem a devida guia de transporte.

A prisão aconteceu durante barreira policial, realizada na Rodovia Transamazônica, no município de Itaituba/PA.

O ouro foi adquirido no município de Jacareacanga/PA e seria transportado até o município de Itaituba.

D.S.L. foi preso em flagrante pela prática do crime capitulado no artigo 2º, § 1º, da lei 8.176/90, que dispõe:

Art. 2° Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.

§ 1° Incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima, obtidos na forma prevista no caput deste artigo.

O preso foi recolhido a Central de Custódia de Santarém, onde permanece à disposição do Juízo Criminal Federal de Santarém.

Fonte: ASCOM/PF

MOTOCICLISTA BATE DE FRENTE EM BLOCO DE CONCRETO EM TUCURUI

Um grave acidente com moto ocorreu no início da tarde desta segunda feira (23) na Avenida Amazônidas na entrada da rotatória da portaria principal da Vila Permanente.

Pelo estado em que ficou a moto Honda CB 300 cilindradas, que se chocou de frente com um bloco de concreto que faz o reforço do poste, que por diversas vezes foi derrubado em acidentes anteriores, o piloto estaria em estado grave, mas graças às bênçãos de Deus, o técnico em enfermagem Odair Oliveira que estava saindo de seu plantão no HRT (Hospital Regional de Tucuruí) teve fraturas múltiplas, mas passa bem.
Odair teve seu atendimento emergencial pelos atendentes e enfermeiros do HRT haja vista, que durante toda a manhã o Hospital Regional de Tucuruí está sem nenhum médico para realizar o atendimento dos pacientes.
Apenas o médico plantonista da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, Dr. Guilherme estava no hospital, e realizou o atendimento ao acidentado
Jornal de Tucurui por Wellington Hugles

HOMEM DE 94 ANOS TOMA POSSE COMO PREFEITO

O novo prefeito da cidade de Dom Macedo Costa, na Bahia, tem 94 anos. Edvaldo Oliveira Souza tomou posse nesta segunda-feira (23), depois que o então prefeito da cidade, Deraldo Barreto Piton, morreu no sábado (21).

Souza nasceu em 12 de janeiro de 1918 e já tinha recebido o título de vereador mais velho do Brasil pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2004, aos 86 anos. Ele foi vereador por oito vezes entre os municípios de Santo Antônio de Jesus e Dom Macedo Costa.

O novo prefeito, que contou sempre ter sonhado em ser vereador, disse ser uma “glória” poder assumir a administração municipal aos 94 anos.

- É uma glória chegar aos 94 anos, ainda mais administrando um município. Eu pretendo governar fazendo o possível, realizando o que as verbas oferecerem. Eu queria sempre ser vereador e cheguei mais longe.

O prefeito, porém, não faz planos políticos para depois do mandato. “Não vou concorrer à reeleição. Com essa idade, está na hora de pendurar as chuteiras. Vou continuar cooperando com os colegas, mas sem mandato”.

FILME SOBRE BANDA 'CALYPSO' QUER MARIANA XIMENES COMO JOELMA

O filme que conta a história da banda Calypso, que já está nos primeiros acertos, pode ter Mariana Ximenes fazendo o papel da cantora Joelma. A atriz já está acertando detalhes com a produção, que quer também Daniel de Oliveira para fazer o papel do guitarrista Chimbinha. Isso é Calypso, é o título provisório do filme sobre a banda paraense.

A intenção dos envolvidos com o projeto é contar como Joelma e Chimbinha se conheceram, mostrando a época em que ela era cantora em Almerin, uma cidadezinha no interior do Pará, e ele guitarrista nos subúrbios de Belém. Juntos formaram a banda Calypso e, de forma independente, fizeram sucesso no norte do pais.

Caco Souza dirigirá o filme. Pelo cronograma, Isso é Calypso deve ter seu roteiro finalizado até junho, para que as filmagens comecem a partir do segundo semestre. A estreia é prevista para 2013.

TSE DEFINE AS DATAS PARA ELEIÇÃO MUNICIPAL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o primeiro turno das eleições municipais deste ano de 2012 acontecerá em (7) de outubro e segundo turno no dia (28) do mesmo mês, entre 8h e 17h. De acordo com as determinações, o TSE tem até o dia 5 de março para divulgar todas as instruções referentes ao processo eleitoral.

A partir do dia 10 de abril, até a data da posse, todo agente público fica proibido de revisar a remuneração dos servidores públicos. Já os eleitores que queiram fazer a inscrição ou transferência de município, devem comparecer ao Cartório Eleitoral da cidade até o dia 9 de maio.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores poderão ser feitas a partir do dia 10 de junho. Nesta mesma data, as emissoras de rádio e televisão passam a ficar proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por algum candidato. Também deve ocorrer até o dia 10 de junho a fixação dos limites de gastos de campanha para os cargos em disputa.

Os partidos poderão definir os nomes dos candidatos até o dia 30 de junho. Os registros dos escolhidos precisam ser feitos, no máximo, até às 19:00 horas do dia 5 de julho. A partir desta data os Cartórios Eleitorais ficam abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão.

A propaganda eleitoral, assim como os comícios, estarão liberados a partir do dia 6 de julho. Três meses antes da eleição, no dia 7 de julho, prefeitos, vices e vereadores que vão participar das eleições, ficam proibidos de nomear, contratar, admitir, demitir sem justa causa, readaptar vantagens ou dificultar o trabalho dos servidores públicos.

dia 21, começa a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão e vai até o dia 4 de outubro. Dia 2 de outubro é o último dia para a realização de debates no rádio e televisão.

domingo, 22 de janeiro de 2012

FESTIVAL DO CARATINGA , O MAIOR EVENTO CULTURAL DO XINGU

Acontece nas duas últimas semanas do mês de Janeiro, anualmente na cidade de Souzel,(Senador José Porfirio) às margens do Rio Xingu, o Festival do Caratinga, o evento é uma das maiores expressões culturais populares do povo souzelense , o evento é prestigiado por milhares de pessoas de toda a região Transamazônica/Xingu e também de todo o estado.

O Festival é composto por apresentações culturais locais, e de grupos convidados. O Caratinga é um peixe encontrado no Rio Xingu predominante na região de Souzel, o peixe é muito apreciado pelo povo ribeirinho. O evento valoriza a pesca artesanal e a cultura local.

Em 2011 o festival foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, de acordo com o art. 286 da Constituição do Estado do Pará.

O festival acontece entorno da Praia do Leme, em frente a cidade, a organização é da Secretaria de Cultura Municipal de Senador José Porfírio.

ASSALTANTE E MORTO PELA POLICIA EM URUARÁ

Genilson de Jesus Bahia de 22 anos foi morto à bala, quando invadiu uma casa no Bairro vila Brasil na noite desta sexta feira dia 20. Genilson que nas horas de folga exercia a profissão de mecânico levou um balaço no peito quanto praticava seu trabalho criminoso. Segundo a policia Genilson tinha roubado uma moto em um travessão e veio para cidade de Uruará.

Onde a policia foi acionada para a captura do meliante. A policia Militar e Civil localizou o criminoso no Bairro vila Brasil onde ouve troca de tiro, entre policia e bandido, onde Genilson portava uma pistola calibre 380. O criminoso empreendeu fuga pulando em quintais de casas, vindo a invadir uma casa, escondendo-se em um quarto, depois de vários minutos de negociação para a rendição do meliante, a policia entrou na casa e foi recebida a bala, onde o meliante levou a pior.

Genilson já era velho conhecido da policia, pois já tinha varias passagem por furto e roubo.
Uruara em Foco

ACIDENTE EM BRASIL NOVO QUASE ACABA EM TRAGÉDIA

Neste sábado por volta das 18:00hs, aconteceu um acidente em Brasil Novo envolvendo duas motos Brós na Rua do comércio próximo ao Fórum da cidade, o condutor de uma das motos que não tem habilitação e estava embriagado bateu na traseira da outra moto que estava com duas pessoas, o SAMU foi acionado e as três pessoas que se envolveram no acidente foram encaminhadas até o Hospital Natalia Arraes e segundo informações todos passam bem

A Polícia Militar também esteve no local porque depois do acidente três rapazes que não são de Brasil Novo foram chamadas pelo condutor de uma das motos envolvidas no acidente e estavam bastante alterados com sintomas de embriagues, houve um grande tumulto e populares do município indignados com o que estava acontecendo pediram que eles se retirassem ou a situação poderia ficar pior.


As motos envolvidas no acidente foram encaminhadas para o pátio da delegacia de polícia para os procedimentos, uma das motos que estava com o documento em dia e o condutor com a sua habilitação foi liberada e a outra moto ficou presa pois o condutor não apresentou a sua habilitação e estava embriagado.

Brasil Novo em Foco - Texto e Fotos Junior Oliveira 

ACUSADO DE ESQUARTEJAR ADOLESCENTE EM URUARÁ, É PRESO EM BELÉM

Gilberto Alves Martins, 18 anos, foi preso, na noite de ontem, na Seccional da Cidade Nova. Ele foi capturado no Conjunto Maguari. O acusado assaltou na tarde da última segunda-feira uma loja de confecções no bairro Aurá, em Ananindeua, de onde levou dinheiro, celulares e a moto da proprietária.

Ao levantar a ficha dele, a polícia descobriu que o jovem é o principal acusado de esquartejar a jovem Letícia Menescal de Araújo, de apenas 16 anos, no ano de 2008, no município de Uruará. O crime chamou a atenção da região.Letícia Menescal de Araújo foi achado no quilometro 190 sul, á cerca de 10 km do município de Uruará, já em estado de decomposição, sem os dois pulsos, com os pés decepados e com a ausência das partes genitais.O crime chocou a sociedade do município. A menor saiu de sua residência e foi participar de uma festa junina na escola que estudava, em seguida desapareceu.
A prisão só foi possível após denúncias de populares que o avistaram rondando em uma moto roubada.

Coincidentemente na Seccional estava de plantão um investigador que trabalhou no município de Uruará na época do crime. O policial civil Ademir Santos participou das buscas pelo corpo da jovem que estava desaparecido. Segundo ele, Gilberto chegou a ser ouvido pela polícia, mas negou o crime. “Quando uma das pessoas que o ajudou, uma menor, o acusou de ser o autor do crime, ele tentou fugiu”, contou o investigador.

De acordo com o delegado Luiz Antonio Mendes, ele chegou a ser detido no Centro de Integração do Menor daquela localidade, mas fugiu pouco tempo depois. “Ele é conhecido como Gilberto Açougueiro e é um andarilho, por onde passa comete vários crimes, dessa vez será enquadrado por receptação e corrupção de menores, já que com ele, no assalto à loja do Aurá, estava outro rapaz que ainda não foi identificado”, afirmou. (Diário do Pará)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS SUSPENDEM GREVE NO ESTADO


Após uma longa negociação, na noite desta quinta-feira (19) representantes do governo do Estado e o comando de greve dos policiais e bombeiros militares entraram em acordo, pondo fim ao estado de greve anunciado ontem (18) e deflagrado desde as 22h por alguns segmentos da categoria.

Da pauta de reivindicações, os policiais militares conseguiram reajustes do salário-base de praças que vão de 18% a 26%, gratificação de interiorização para aqueles que atuam fora da capital paraense, auxílio fardamento, estipulação de carga horária de 40 horas semanais, e 70% de auxílio risco de vida, além da instalação, em caráter permanente, de um canal para negociação direta com o governo.

Mesmo com a decisão divulgada, pequenos grupos de militares permaneceram acampados em frente ao prédio do CIG e contestaram o rumo do movimento, pretendendo organizar outras assembleias em paralelo.

Segundo o Coronel Daniel Mendes, Comandante da Polícia Militar, não haverá retaliação ou perseguição aos grupos de militares ou ao comando de greve.

O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, comentou que o mais importante foi feito "Toda a negociação foi conduzida de forma tranquila e a população pode ficar despreocupada porque a segurança, com o apoio dos policiais, está garantida em todo o Estado".

Veja a tabela de aumento dos militares, por patente, de acordo com o novo aumento:
Soldado: de R$ 1.905,50 para R$ 2.253,20

Cabo: de R$ 2.021,52 para R$ 2.434,61

Terceiro Sargento: de R$ 2.168,94 para R$ 2.635,13

Segundo Sargento: de R$ 2.439,16 para R$ 2.952,14

Primeiro Sargento: de R$ 2.569,12 para R$ 3.107,75

Subtenente: de R$ 2.726,82 para R$ 3.344,39