terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MUNICÍPIO APROVA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO TABULEIRO DO EMBAUBAL

Senador José Porfírio abriga maior sítio de reprodução de tartarugas da América do Sul

Moradores do município de Senador José Porfírio, aprovaram na manhã do dia 28 de novembro a criação de duas unidades de conservação (UCs) na região. Por meio de Consulta Pública, a grande maioria dos presentes votou a favor das áreas protegidas, classificadas como Refúgio de Vida Silvestre (Revis), de proteção integral; e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), de uso sustentável. O local abriga o maior sítio de reprodução das tartarugas-da-amazônia da América do sul e é conhecido como Tabuleiro do Embaubal devido à alta quantidade de espécies de quelônios que depositam seus ovos nas praias da região.
O Tabuleiro do Embaubal, atualmente o maior berçário de quelônios da Amazônia, constitui uma área de preservação ambiental e está agora englobado dentro de uma estratégia de conservação ambiental integrada na região da bacia do rio Xingu, o que reforça o monitoramento, manejo e proteção de espécies como a Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), o Pitiú (P. sextuberelata) e o Tracajá (P. unifilis), que sempre foram alvo da ação humana. A área das UCs apresenta características relevantes de cunho de alto valor em biodiversidade e populações tradicionais.
As novas Unidades de Conservação do Estado do Pará receberam o nome de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel e Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal e possuem 22.911ha e 4.014ha respectivamente. O próximo passo será a assinatura do Decreto de Criação pelo Governo do Estado do Pará, previsto até o fim deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário