quarta-feira, 31 de julho de 2013

MORRE MOTORISTA DO VEICULO QUE CAIU DE PONTE NA TRANSAMAZÔNICA

Mizael Ferreira e o veiculo do acidente 
Morreu em Altamira na madrugada desta quarta feira (31) Misael Ferreira, conhecido por “Zé do Caixão” motorista do veiculo Strada Adeventure que caiu de uma ponte na transamazônica, no sábado (27) em Medicilândia, Mizael Ferreira estava internado em estado de coma no hospital regional da transamazônica desde o dia do acidente. 

Mizael Ferreira era morador da cidade de Machadinho D’ Oeste, Estado de Rondônia, e atualmente residia em Altamira onde trabalhava na construção da hidrelétrica de belo monte, o mesmo acidente vitimou Joilso Soares dos Santos , 29 anos, que morreu no local do acidente, o pai de Misael, que estava em Altamira, fez o traslado do corpo para Machadinho D’ Oeste.

MEDICILÂNDIA É O CAMPEÃO DE CASOS DE DENGUE NA TRANSAMAZÔNICA

Município é o quinto do Estado com mais registros da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou na terça-feira (30) o 11° informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará. Até o momento, foram notificados 15.154 casos suspeitos de dengue, dos quais 6.464 foram confirmados. O município de Medicilândia foi o campeão de casos na região Transamazônica. 

Dados divulgados pela Coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue indicam Medicilândia registrou 479 casos de dengue. Segundo a Sespa, o município é o quinto do Estado com mais registros da doença. 

Em relação às mortes provocadas pela doença, há confirmação de cinco óbitos por dengue - um em Rurópolis (na Região do Tapajós) e dois em Oriximiná (no oeste paraense). O quarto, apesar de a vítima ser residente em Paragominas, faleceu em Garulhos (SP), e a quinta vítima morava em Medicilândia, mas morreu em Altamira - os dois últimos municípios da Região do Xingu.

PREFEITURA DE ANAPU LANÇA SITE OFICIAL DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Anapu lançou sua página oficial na internet, o site idealizado em estilo blog e elaborado pela a assessoria de comunicação e imprensa da prefeitura, tem como objetivo prestar informação rápida ao cidadão, e dar condição a população de se aproximar e acompanhar o trabalho do prefeito e secretarias do município.

Na pagina o internauta poderá acompanhar a cobertura de todos os eventos da administração, informações sobre andamento e inaugurações de obras, serviços oferecidos pelo município, noticias e outros assuntos de interesse da coletividade.

No portal com o endereço http://portalanapu.blogspot.com.br/ o leitor  terá a oportunidade de interagir com a administração através do link “Fale Com o Prefeito” enviando suas opiniões, sugestões e pedidos para a prefeitura, diretamente ao prefeito João Batista. 

terça-feira, 30 de julho de 2013

IBAMA AFIRMA QUE CONDICIONANTES DE BELO MONTE NÃO ESTÃO SENDO CUMPRIDAS

Novo relatório confirma o descompasso entre o ritmo da obra e o cumprimento das condicionantes socioambientais

Apenas quatro das 23 condicionantes foram atendidas, de acordo Ibama. Os dados foram publicados no site do órgão federal na última quinta-feira (25) No documento, o Ibama afirma que nenhuma das condicionantes que dizem respeito às obras de infraestrutura nas cinco cidades afetadas diretamente pela obra foi considerada atendida.

Os atrasos para o início das obras de saúde, educação e saneamento básico na região podem refletir, segundo o Ibama, em atraso na concessão para a próxima licença ambiental do empreendimento, que autoriza ou não o enchimento do reservatório da usina.
Obras como o sistema de drenagem de Altamira, que deveriam ter se iniciado em março do ano passado, ainda não têm nem projeto. A drenagem na sede de Vitória do Xingu está atrasada em 12 meses aproximadamente, e as obras dos sistemas de drenagem nas localidades de Belo Monte e Belo Monte do Pontal já têm atrasos que chegam a 18 meses, segundo o mesmo parecer.
Órgão recomenda penalizações: Outra autuação já encaminhada refere-se à construção ilegal, pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), de um ramal de transmissão que leva energia de Altamira aos canteiros de obras, sem a devida autorização do Ibama.
O parecer também aponta falhas nas indenizações de benfeitorias de famílias que foram desapropriadas das áreas onde hoje estão sendo instalados os canteiros de obras. As últimas indenizações pagas pelo pé de cacau, principal lavoura da região, foram subestimadas entre 52% e 70% do valor pago nas primeiras indenizações.
Nas próximas semanas o Ibama deve anunciar qual será a penalidade aplicada à Norte Energia pelo descompasso entre as obras da usina e a implementação das medidas mitigatórias e compensatórias à região afetada. As sanções administrativas podem variar desde advertências à empresa até o embargo da obra.
Os índios afetados por Belo Monte mais uma vez não foram citados no parecer do Ibama. A Funai também não se pronunciou sobre o cumprimento das condicionantes indígenas. Mais de dois anos depois de iniciada a instalação da usina ainda não saíram do papel os programas socioambientais indígenas, relacionados à saúde, educação e saneamento básico.
As conseqüências do descumprimento das obrigações da empresa e da ausência de fiscalização começam a se refletir na piora dos indicadores da saúde indígena dos povos atingidos por Belo Monte.
Visita técnica aponta irregularidade: O Instituto Socioambiental teve acesso também ao relatório do Ibama com as conclusões de visita técnica realizada em Altamira e região, entre os dias 11 e 15 de março deste ano.
No documento, o órgão relata que a Norte Energia afirmou que ainda este ano deve-se chegar a 28 mil trabalhadores nos canteiros de obra, 10 mil a mais do que o número autorizado.Ainda de acordo com o Ibama, a alteração deveria ter sido formalizada. Isso porque todas as obras de redução de impactos nas cinco cidades afetadas pela usina foram planejadas levando em conta o inchaço populacional de 18 mil trabalhadores na região. Qualquer alteração neste número deveria representar revisão das obras previstas.
Madeira apodrece nos canteiros: O relatório também aponta irregularidades no corte e destinação da madeira desmatada para a instalação das obras.Segundo os técnicos do Ibama, há indícios de que o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) estaria comprando madeira serrada de empresas da região, enquanto as madeiras desmatadas, que deveriam estar sendo reutilizadas nas obras pelo CCBM, já se encontram em estado de decomposição por problemas na logística de reaproveitamento.
O Instituto socioambiental solicitou entrevista com o responsável da Norte Energia para esclarecer as falhas no atendimento das condicionantes relatadas pelo Ibama durante as vistorias técnicas na região. Em nota, a empresa disse que “reafirma que mantém junto aos órgãos competentes as devidas comunicações sobre suas atividades na área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte.”
Por: Leticia Leite
Fonte: ISA

IDENTIFICADO JOVEM MORTO EM ACIDENTE NA TRANSAMAZÔNICA

Joilso dos Santos Soares, Vitima fatal
Foi identificado o jovem que morreu em um acidente na transamazônica, no município de Medicilandia, o acidente aconteceu no sábado (27) quando o condutor do veículo Strada Adventure perdeu o controle e caiu em uma ponte que fica em frente ao parque de exposição da cidade. 

Trata-se de Joilso  Soares dos Santos, 29 anos, morador da cidade de Machadinho D'Oeste, Estado de Rondônia, ele viajava com o condutor do veiculo, conhecido em Machadinho D'Oeste como “Zé do Caixão” que foi retirado com vida do local, O jovem Joilso dos Santos também foi retirado, mas já sem vida. O lado do carona ficou totalmente submerso impossibilitando a saída do jovem, que veio a falecer de forma trágica.

De acordo com informações dos familiares os dois jovens estavam vindo para Altamira à procura de trabalho.

O corpo de Joilso dos Santos foi transladado para o Estado de Rondônia e será velado no ginásio municipal de Machadinho D'Oeste. O acidente causou grande comoção no município.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ANAPU FAZ ADESÃO AO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”

O programa Mais Médicos para o Brasil encerrou seu primeiro mês de inscrições com a adesão de 105 municípios Paraenses, que equivalem a 73% do total de prefeituras do Estado. Desse total, 73 estão nas regiões Paraenses de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias. 

Faz parte da lista, o município de Anapu, considerado umas das cidades prioritárias do programa. Ao todo, as cidades paraenses cadastradas solicitaram 543 médicos para atuar na sua atenção básica. 

No dia 1º de agosto, será divulgada a relação de médicos com CRM válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional. Os profissionais terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até três de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão publicadas no Diário Oficial da União. 

O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

CARRO CAI EM PONTE E UMA PESSOA MORRE

Um acidente na transamazônica, no município de Medicilandia, deixou uma pessoa ferida e uma vítima fatal, na noite de sábado (27).
Segundo informações do agente Neves, da Polícia Rodoviária Federal, o condutor de um veículo Strada Adventure, que não foi identificado, perdeu o controle e caiu em uma ponte que fica em frente ao parque de exposição da cidade.
A pessoa que estava no banco do carona morreu na hora. O motorista foi levado para o hospital regional da Transamazônica em Altamira para receber atendimentos.

domingo, 28 de julho de 2013

EMPRESAS CHINESAS VISITAM OBRAS DE BELO MONTE

Empresas vão apresentar proposta técnica para a montagem eletromecânica das usinas de Belo Monte e Pimental.

Três empresas chinesas estiveram em visita técnica às obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte entre os dias 22 e 24 de julho. A delegação contou com 22 técnicos especializados em planejamento e execução de montagem de grande porte.

As empresas chinesas demonstraram interesse em participar do empreendimento e comprovaram experiência para execução de obra do porte de Belo Monte. Com isso, ficaram de apresentar, com a maior brevidade possível, uma proposta técnica e de preço para a montagem eletromecânica das usinas de Belo Monte e Pimental.

Informações: CCBM

sábado, 27 de julho de 2013

CACHOEIRA E CAVERNAS DE BRASIL NOVO SÃO OPÇÃO DE AVENTURA ECOLÓGICA

Cachoeira e cavernas naturais são atração em Brasil Novo
(Foto: Patrícia Parnov / Arquivo Pessoal)
 Local ainda pouco explorado mantém natureza preservada. Vida selvagem e formações rochosas atraem turistas e pesquisadores.

O município de Brasil Novo é conhecido pelas cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas que atraem turistas em busca de aventura em novos destinos. Pesquisadores também procuram o lugar, que ainda mantém sua flora, fauna e formações rochosas preservadas da ação do homem.

A cidade se formou nas margens da BR-230, mais conhecida como Transamazônica. Os viajantes que trafegam diariamente pela rodovia, projetada na década de 1970 para integrar a região norte ao resto do Brasil, não imaginam as belezas naturais que se escondem nas suas vicinais.
A cachoeira Planaltina é uma das principais atrações do roteiro
 (Foto: Agência Pará)
Cachoeira Planaltina: A cachoeira Planaltina é uma das que mais se destacam na região graças às suas águas em tom esverdeado, que descem em uma queda de cerca de 30 metros, formando um lago que refresca os visitantes durante o verão amazônico. Para ter acesso à área, que fica a 10 km da sede de Brasil Novo, é necessário seguir pela BR-230 e entrar na vicinal 15. O tempo gasto para fazer o percurso é de 15 minutos e pode ser feito com o auxílio de mototaxistas, que cobram R$ 30 por ida e volta.

“O lugar é maravilhoso! Um verdadeiro oásis para quem anda na Transamazônica e se surpreende com a cachoeira, a água limpinha e clara, o que não é comum na Amazônia, com seus rios de água turva”, conta a administradora paraense Patrícia Parnov, de 26 anos, que fez o passeio em maio deste ano, no intervalo de uma viagem a trabalho em Altamira. Ela diz que chegou até o lugar por indicação de colegas e foi informada sobre a natureza selvagem do lugar, o que atiçou ainda mais sua curiosidade.

Para controlar o acesso de visitantes e manter o equilíbrio do ecossistema natural, há pouco tempo a área passou a ter um administrador local, que cobra uma taxa de R$ 5 de entrada, usada para subsidiar a infraestrutura rústica, como uma escada pela qual se pode chegar ao topo da cachoeira e assim realizar esportes radicais, como o rapel.
Lugar é ideal para prática de rapel (Foto: Patrícia Parnov/Arquivo Pessoal)
A água do pequeno lago é ainda direcionada para dois tanques, formando piscinas onde famílias, grupos de amigos e turistas se divertem com tranquilidade principalmente durante as férias do mês de julho, quando a incidência de chuvas na Amazônia é menor e a temperatura sobe.

Como não há venda de bebidas e comidas, a prática do piquenique é comum, desde que todo o lixo produzido seja levado de volta com as pessoas. Garrafas e copos de vidro também não são permitidos a fim de evitar acidentes e degradação ambiental

Cavernas: Quatro cavernas circundam a cachoeira Planaltina e a maior delas possui 1.500 metros de comprimento na soma de seus salões e túneis. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), ciência que estuda as cavernas e formações semelhantes, a caverna Planaltina é considerada a maior do Pará e a maior em arenito do país.
Formações rochosas preservadas são atração para turistas que gostam de 
explorar cavernas (Foto: Patrícia Parnov / Arquivo Pessoal)
Suas galerias são um atrativo para quem quer conhecer as formas de vida que habitam o lugar, como morcegos e aranhas, por exemplo. As estruturas sinuosas que surgem no topo e se formaram ao longo de milênios também chamam a atenção de exploradores e pesquisadores.

"Antes de nos aventurarmos em uma das cavernas, eu e os amigos fomos avisamos de que estávamos entrando em terreno quase selvagem e que por isso havia muitos animais. A gente só não contava com um filhote de jacaré que surgiu de dentro de uma delas. O animal estava tranquilo e nós saímos sem fazer alarde. Mas foi um susto e tanto!”, lembra a administradora.

Para explorar a caverna com segurança, é recomendável que se calce botas ou sapatos de solado aderente e vista roupas leves. Lanterna e capacete também não podem faltar no passeio.
Para Patrícia, a experiência vivida em meio à natureza foi o melhor souvenir da viagem. “Para quem vive o cotidiano urbano, estressante, ter a chance de estar integrado à água, à terra, ao meio ambiente ainda preservado é uma oportunidade única e gratificante. O passeio foi inesquecível e com toda eu recomendo para quem quer sair da rotina”, completa.

G1

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PARA SAIR DE CASA, PADRASTO AMARRA CRIANÇA EM BANCO, EM URUARÁ

Uma criança de quatro anos foi encontrada com as mãos e as pernas amarradas em frente à casa onde mora em Uruará, A situação aconteceu na quinta-feira (25). Segundo o delegado do município, Godofredo Borges, vizinhos teriam denunciado a situação ao Conselho Tutelar e a Polícia Militar, que foram até a casa averiguar a situação e resgatar a criança.

Ao chegar ao local indicado pelos denunciantes, o menino foi encontrado com as mãos e pernas amarradas a um banco de madeira aguardando a volta da mãe. 'A mulher saiu com o marido, um idoso de 65 anos, para ir ao posto de saúde vacinar o outro filho, um recém-nascido. Mas para que pudessem ir, o marido dela amarrou os braços da criança e chamou um vizinho, também de 65 anos, para cuidar do menino', explicou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, o vizinho acabou amarrando também as pernas da criança para que ela não pudesse sair e deixou o local. A mãe da criança, Sueli dos S., de 18 anos, o marido dela de prenome João e o vizinho, Adelino S., vão responder por maus tratos, crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e por constrangimento. 'Os três devem assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e serão obrigados a pagar cestas básicas à comunidade', finalizou o delegado.

Portal ORM, Foto: Blog Uruará em Foco

quinta-feira, 25 de julho de 2013

"OUSADIA E ALEGRIA": PRESOS FAZEM CHURRASCO EM CADEIA NO PARÁ E PUBLICAM FOTOS EM REDES SOCIAIS

Presos da penitenciária agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, no oeste do Pará, publicaram no Facebook fotos de um churrasco realizado dentro da cadeia. Em duas imagens diferentes, um dos detentos aparece exibindo notas de R$ 50 e R$ 100. E em outra imagem um preso aparece com um colar feito com dinheiro.

O superintendente do sistema penal do Pará, o tenente coronel André Luiz de Almeida e Cunha, viajou até a cidade para verificar a situação na penitenciária. Uma comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizou uma vistoria no presídio e encontrou uma série de irregularidades no local. Ainda de acordo com a comissão, as condições da penitenciária agrícola são precárias. O que não impediu alguns detentos de se divertirem com o churrasco e com posarem para fotos.

As imagens mostram alguns detentos à vontade dentro do presídio. Eles não parecem intimidados com uma possível punição pelo fato de terem acesso, dentro da penitenciária, a dinheiro e celulares ou outro tipo de equipamento que permita fazer fotos e publicá-las em uma rede social.

Esbanjar dinheiro também não é algo que só tenha acontecido na penitenciária agrícola de Santarém, como revela a imagem acima. Em outubro do ano passado, detentos da penitenciária Milton Dias, em Japeri, na região metropolitana do Rio de Janeiro, fizeram fotos em que aparecem segurando notas de dinheiro. As imagens também foram publicadas no Facebook.

BRASIL NOVO ALCANÇA 80% DE CAR REALIZADO E PODERÁ SAIR DA LISTA DE EMBARGADOS

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 24, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, o secretário adjunto do órgão, Hildemberg Cruz, recebeu a prefeita de Brasil Novo, Marina Sperotto, e a secretária municipal de meio ambiente, Zelma Campos, para formalizar a marca alcançada e discutir os próximos passos para a saída de Brasil Novo da lista de maiores desmatadores do Ministério do Meio Ambiente.

O secretário garantiu que a Sema dará todo apoio e orientações necessárias para que o município não apenas saia da lista, mas receba a gestão de suas atividades ambientais. “Estamos delegando competências a alguns municípios que estão preparados para isso. A descentralização é uma política que depende do esforço do município, que precisa criar condições para se adequar. Portanto, a Sema dará todo suporte para que Brasil Novo siga em frente no processo de descentralização”, ressaltou.

Para a secretária municipal de meio ambiente de Brasil Novo, Zelma Campos, essa conquista é resultado de esforços conjuntos. “Iniciamos o trabalho no município quando ele tinha apenas 40% do CAR realizado. E nos últimos 90 dias conseguimos a marca de 80,43% dos cadastros. Alcançamos este engajamento a várias mãos, pois se o povo não tivesse apoiado, não teríamos conseguido. Agora, é um momento para se repensar o modelo econômico do município”, avaliou.

A prefeita Marina Sperotto afirma que essa conquista mostra a importância do quesito ambiental em sua gestão. “Brasil Novo tem a prioridade de sair da lista de embargados do Ministério do Meio Ambiente, principalmente porque influencia o agricultor, o pecuarista, o homem do campo. Vamos continuar fazendo o dever de casa até conseguir o desembargo e a descentralização ambiental”, diz.
 Estiveram presentes na reunião, além do secretário adjunto da Sema, da prefeita e da secretária de meio ambiente de Brasil Novo, a diretora de Planejamento Ambiental da Sema, Jamile Lobato, e a coordenadora de gestão ambiental do Programa Municípios Verdes, Julianne Moutinho.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E PRESIDENTE DA NORTE ENERGIA VISITAM CANTEIROS E OBRAS DAS CONDICIONANTES DE BELO MONTE

Conselheiros de Administração da Norte Energia e o Diretor-Presidente da empresa, Duilio Figueiredo, estiveram na ultima terça-feira, 23 de julho, em Altamira para uma visita técnica às obras dos canteiros da UHE Belo Monte e das condicionantes do empreendimento. A visita faz parte da atividade de acompanhamento das obras e ocorre, pelo menos, duas vezes ao ano. Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração, Valter Cardeal, e outros cinco conselheiros fizeram parte do grupo.

Segundo o Diretor-Presidente da Norte Energia, a visita do Conselho marca as comemorações de três anos de atuação da empresa na região do Xingu e corrobora as ações executadas ao longo desse período. “É um prazer comemorar esse momento com toda a região. O trabalho é complexo, mas o resultado se reflete na melhoria de vida das pessoas. São escolas, unidades de saúde, melhoria em vias de acesso, saneamento básico, qualidade de vida que será herdada por várias outras gerações”, declarou Duilio Figueiredo.

Já o presidente do Conselho de Administração, Valter Cardeal destacou o empenho de todos os envolvidos na implantação do empreendimento. “Acredito que o que nos foi apresentado aqui comprova que o trabalho está sendo feito de forma correta e profissional. Fiquei satisfeito com o andamento das obras na cidade e as atividades nos canteiros. É isso que nós queremos ver: trabalho”, comentou.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

FESTSOL AGITA PORTO DE MOZ

Desde o inicio do mês esta acontecendo em Porto de Moz, o 15º Festisol, o evento considerado como o melhor festival de verão do oeste Paraense, recebe milhares de turistas que agita a cidade e aquece a economia local.

Além dos atrativos naturais do município que é banhado pelo Rio Xingu e possui belas praias, o festival promove ações culturais, trazendo para a cidade uma grade de programação com atrações regionais e nacional, concurso Garoto e Garota Festsol e competições esportivas, o evento que teve inicio no dia 06 segue até o próximo domingo (28) 
O Festsol é um evento institucional de turismo, que já vem sendo realizado há quinze anos, que busca divulgar e difundir o município para todo o Estado e municípios vizinhos, fomentando desta forma, crescimento e desenvolvimento econômico, gerando renda ao município e, consequentemente, assegurando lazer, bem-estar e qualidade de vida a sua população, contribuindo de maneira exemplar para o crescimento da escala turística do município de Porto de Moz.
O Festsol é uma promoção da Prefeitura de Porto de Moz, mas também aberta a parcerias e patrocínios, e sua realização sempre é precedida de um tema. Para este ano o tema escolhido foi “XV FESTSOL – AQUI O SOL BRILHA MAIS”, que visa resgatar a tradição da alegria do povo de Porto de Moz pela realização do seu maior evento cultural.
Vista aérea da Praia da Chácara, em Porto de Moz

ASSASSINO DE EX-CANDIDATO A PREFEITO DE URUARÁ JÁ FOI IDENTIFICADO PELA POLÍCIA


João da Costa Carvalho, Vitima
A polícia civil já identificou o assassino do e ex-candidato a prefeito de Uruara, João da Costa Carvalho, o João Balinha, 67 anos, brutalmente assassinado a golpes de machado em sua propriedade rural, na ultima segunda-feira (22) o crime causou grande comoção na comunidade local e região, pelo fato da vítima ser um religioso e pioneiro do município.

De acordo com o delegado Godofredo Borges que coordena as investigações, após ouvir testemunhas ainda na noite de segunda-feira, identificou o assassino, trata-se de Francelino Caetano Oliveira, 29 anos, que está foragido.

Arma do crime
De acordo com depoimentos colhidos pelo delegado, João Balinha saiu na companhia do assassino as 06:00 horas da manhã para o milharal da sua propriedade rural, e não voltou mais com vida. Francelino o golpeou na cabeça com um machado por volta das 07:30 horas, o assassino retornou com o machado e guardou dizendo os textuais “Agora ele foi para o inferno”, em seguida ameaçou a adolescente de 13 anos, sua sobrinha, que se vingaria nos pais dela caso ela contasse alguma coisa.

A adolescente não entendeu nada naquele momento, e horas mais tarde, o corpo de João Balinha foi encontrado pela adolescente, que é filha de um trabalhador rural que mora na propriedade do irmão do assassino, ao pegar o machado para cortar lenha a adolescente viu sangue na ferramenta, então ela correu para o milharal ao perceber que João Balinha não havia retornado para almoçar, quando encontrou o corpo da vitima. Francelino já é considerado foragido e a polícia faz buscas a fim de prendê-lo.

Informações: Joabe Reis da Radio Regional FM de Uruara   

terça-feira, 23 de julho de 2013

DESENVOLVIMENTO: CERÂMICA DE ALTAMIRA INAUGURA PRIMEIRO FORNO MÓVEL DO PARÁ

Além do aumento da produção, forno móvel
reduzirá poluição da indústria em 65%
Com o intuito de melhorar a fabricação de tijolos e demais produtos utilizados na construção civil, a Cerâmica Santa Clara, em Altamira, inaugurou no último dia 21, o primeiro forno móvel de todo o Estado, aumentando assim a partir deste mês sua produção para 1.250.000 (um milhão, duzentos e cinqüenta mil) peças mês.

A tecnologia vinda do Estado de São Paulo está completamente em conformidade com as NR’S 14 e 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), haja vista que seus funcionários não ficarão mais expostos a temperaturas elevadas e à poeira da biomassa (pó de serra) utilizada no processo de queima, pois a alimentação do forno é completamente automatizada.

O forno é todo revestido por uma lã de vidro importada da China que suporta uma temperatura máxima de 2000c, muito além do necessário que são 950c que a cerâmica vermelha necessita para atingir seu ponto ideal de queima.

Moderno Forno móvel aumentará produção
A redução da poluição da indústria foi diminuída em 65%, haja vista que todo o processo de queima passou a ser computadorizado e monitorado, ou seja, hoje a indústria só utiliza de biomassa (pó de serra, coco da praia, palha de arroz, caroço de açaí, cavaco, entre outros) somente o que realmente é necessário no processo de queima, eliminando o desperdício, fazendo com isso seu produto ambientalmente correto.

Segundo os proprietários da Cerâmica Santa Clara, a indústria no processo antigo de queima demorava até 85 horas para queimar 32 mil peças. Hoje, em apenas 40 horas queima um total de 95.500 (noventa e cinco mil e quinhentas) peças por vez.


“NINJA” É PRESO TENTANDO ROUBAR MOTO DO PÁTIO DO DEMUTRAN DE NOVO REPARTIMENTO


Na madrugada de segunda-feira (21), por volta das 03:00 horas da madrugada, o Comando da Polícia Militar de Novo Repartimento foi acionado, pelo vigilante do pátio de retenção de veículos do Departamento Municipal de Trânsito de Novo Repartimento, denunciando que um elemento com uma camisa enrolada na cabeça como se fosse um “Ninja”, estaria tentando roubar uma motocicleta aprendida, com uma chave de fenda na mão.

Rapidamente uma viatura da policia militar chegou ao local e deparou-se com o nacional Adeilton Santos da Silva, 24 anos, com uma chave de fenda na mão tentando acionar a partida de uma motocicleta, com uma camisa em formato de máscara no rosto, como se fosse um “Ninja”. Adeilton foi levado para o xilindró da Depol da cidade, onde será indiciado por tentativa de roubo.

Fotos e informações: Wellington Hugles

POLICIA DO MATO GROSSO APREENDE 1.908 KG DE MACONHA EM VEÍCULO DE ANAPU

A Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu, na madrugada desta terça-feira (23) em Itahum, distrito de Dourados, Mato Grosso do Sul, quase duas toneladas de maconha. O condutor da caminhonete Ford F-350, veículo onde foi encontrada a droga, fugiu e ainda não foi localizado.

Os policiais encontraram o veículo, com placas de Anapu (PA) com a carroceria carregada de tabletes de maconha. Ainda havia um fundo falso, abaixo do assoalho com mais tabletes da droga. Ao todo foram apreendidos 1.908 quilos de maconha. O carro só parou depois de atolar à margem do rio, depois de ter seguido sozinho ao ser abandonado.

A ação ocorreu durante a operação denominada ‘Itamarati’. Duas equipes da PMA realizavam barreira na rodovia que liga o Distrito de Itahum ao assentamento Itamarati, quando o homem conduzindo a caminhonete abandonou o veículo em movimento ao avistar a viatura e fugiu pela mata à margem do rio.

A equipe da PMA executou diligências durante toda a madrugada e pela manhã, na tentativa de localizar o traficante, porém, ele não foi encontrado. A droga e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados, que investigará a autoria do crime. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

IBAMA APREENDE MAIS DE 800 METROS CÚBICOS DE MADEIRA EM ALTAMIRA

Fiscalização detectou irregularidade em seis estabelecimentos
 (Foto: Divulgação / Ibama)
Ação faz parte da operação "Onda Verde", que ocorre desde janeiro. Estabelecimentos foram autuados por crime ambiental.

Fiscais do Ibama apuram irregularidades em 6 serrarias e depósitos de madeira localizados na zona rural de Altamira, A ação fiscalizou 9 estabelecimentos, e faz parte da operação "Onda Verde" que ocorre desde janeiro nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia para combater o comércio ilegal de madeira.

Durante a fiscalização, realizada entre os dias 15 e 19 de julho, foram apreendidos 820 metros cúbicos de madeira serrada e em toras, volume grande o bastante para encher aproximadamente 60 caminhões.
Material apreendido ficou no pátio das empresas autuadas
(Foto: Divulgação / Ibama)
Segundo informações do Ibama, os proprietários dos estabelecimentos não apresentaram os documentos de comprovação de origem da madeira e as guias florestais que permitem o transporte da mercadoria. Algumas serrarias não tinham sequer tinham licença de operação.

Os depósitos e serrarias foram autuados por crime ambiental e poderão pagar multas que totalizam mais de 130 mil reais. Os proprietários tem um prazo de 20 dias para apresentar suas defesas. A madeira apreendida ficou depistada nos pátios das empresas autuadas, e os proprietários foram nomeados como fiéis depositários da mercadoria

Ascom: Ibama

MOTORISTA EMBRIAGADO ATROPELA E MATA AGRICULTOR EM URUARA


Motorista da carreta
O acidente aconteceu no início da noite deste domingo, (21), o agricultor, Benedito Alves de Souza, 43 anos, conduzia sua motocicleta, quando na altura do km 173 da Transamazônica, próximo a sua residencia, no município de Uruara, uma carreta na contramão e em alta velocidade conduzida pelo motorista, Gilsomar Santos de Souza, 39 anos, em total estado de embriaguez atingiu de frente o trabalhador rural arremessando o seu corpo a metros distantes. Benedito não resistiu a força do impacto e morreu no local.

Moto da vitima
O motorista fugiu sem prestar socorro a vitima, mas acabou preso pouco tempo depois, logo após a polícia militar receber uma denúncia anônima informando que ele estaria num posto de gasolina da entrada da cidade. Gilsomar foi preso e conduzido para a delegacia de policia civil, onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio culposo.

O corpo de Benedito Alves foi transferido no início da tarde desta segunda-feira, (22), para a comunidade Cajazeira onde seus familiares residem.

Informações de Joabe Reis da Radio Regional FM de Uruara

PARAENSES QUE IAM PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, SÃO ASSALTADOS EM GOIÁS

Ônibus que levava os peregrinos 
Um grupo com mais de 30 peregrinos que saiu do Pará para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, foi vítima de um assalto, quando o ônibus em que viajavam passava pela cidade de Cristalina, em Goiás. O veículo da viação Transbrasiliana foi atacado por vários homens armados no início da semana, na rodovia GO-436.

A quadrilha interditou a estrada depois de fechar o ônibus. O motorista foi obrigado a levar o veículo para um matagal. Em poucos minutos, os ladrões entraram no ônibus e roubaram equipamentos eletrônicos, como notebooks e celulares, além de roupas e dinheiro. A ação dos bandidos atrasou a viagem dos peregrinos, que chegaram ao Rio e já estão hospedados no colégio Santa Teresa de Jesus, na zona norte da cidade. 

A diretora da escola, irmã Lucinês, conta que os ladrões não abriram o bagageiro do ônibus porque os motoristas que vinham atrás pararam na estrada por acreditar que o veículo estava com problemas. 'Vinha um carro atrás do ônibus e os outros pararam para socorrer. Aí eles (os bandidos) ficaram com medo', contou a religiosa. Segundo ela, nenhum dos peregrinos foi ferido. O grupo ficou muito assustado e algumas pessoas receberam atendimento de emergência.  

Uma campanha para arrecadar donativos para os peregrinos foi organizada na escola. O grupo participa de um encontro religioso antes da Jornada Mundial da Juventude.

AGENTE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA MORRE EM ACIDENTE NA TRANSAMAZÔNICA

O agente aposentado da Polícia Rodoviária Federal Paulo Cézar de Mattos Rabetim, 66 anos, morreu na madrugada de sexta-feira (19), após um acidente no km 112 da Rodovia BR-230 (Transamazônica).
Paulo dirigia uma caçamba que fazia parte de um comboio de 20 veículos, com destino a obra de Belo Monte, em Altamira, quando perdeu a direção e caiu no córrego de um rio. Com o impacto, o condutor ficou preso às ferragens tendo morte instantânea.
O comandante da Polícia Militar de Novo Repartimento, Capitão Juniel, informou que a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros esteve no local, juntamente com uma guarnição de apoio da Polícia Militar.
A empresa responsável pelo transporte dos veículos contratou uma funerária para a preparação do corpo e translado para a cidade do Rio de Janeiro, de onde a vítima era natural.
A vítima veio nesta viagem para a entrega das caçambas até Altamira, com a intenção de conhecer a rodovia Transamazônica. E certamente nunca imaginaria que está seria sua última viagem.
Diário do Pará

sábado, 20 de julho de 2013

VEGETAÇÃO NATURAL COBRE 77% DO ESTADO DO PARÁ

O estado do Pará ainda preserva cerca de 77% de suas áreas de vegetação natural, segundo dados do Relatório sobre Cobertura do Uso da Terra no Estado do Pará, divulgado no final do mês de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados de 2010, as florestas respondem por 72,9% do território paraense, e os campos, por 4,3%.
A maior parte das áreas preservadas estão nas mesorregiões do Sudoeste Paraense e do Baixo Amazonas Paraense, que representam a metade ocidental do estado. De acordo com o IBGE, isso é favorecido pela concentração de unidades de conservação e de terras indígenas nessas regiões.
Das áreas que já sofreram com a ação do homem no estado, as pastagens para pecuária ocupam 15,2% do território paraense. A maior parte das pastagens fica na mesorregião Sudeste Paraense, que faz divisa com o Tocantins e o sul do Maranhão.
As áreas urbanizadas ocupam 7,5% do Pará e a mineração, 9,7%. Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, a soma dessas áreas supera os 100% porque parte do território paraense é usado para mais de uma atividade.
Agência Brasil

BANPARÁ INAUGURA POSTO DE ATENDIMENTO EM VITÓRIA DO XINGU

O Banco do Estado do Pará inaugurou na quinta-feira (17) o Posto de Atendimento de Vitória do Xingu, estiveram presentes à inauguração o presidente em exercício do Banpará, Braselino Carlos Assunção, autoridades do município, funcionários, e a população que foi conferir de perto os produtos e serviços que o posto oferecerá.

Braselino Carlos declarou, que o Banco reconhecendo que hoje o município de Vitória do Xingu é sede do maior empreendimento em construção do país, a “Hidrelétrica de Belo Monte”, a instituição com apoio do governo municipal, optou também em investir no município, instalando o posto de atendimento que vai oferecer a seus clientes e usuários os mesmo produtos e serviços da Agencia de Altamira.

Com o funcionamento do posto do Banpará em Vitoria do Xingu, a população vai ter a oportunidade de realizar suas operações bancárias em sua própria cidade, com muito mais conforto e comodidade, evitando despesas com transportes para Altamira e o transtorno das grandes filas la existentes. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

NOVO REPARTIMENTO: CAÇAMBA CAI EM PONTE E MOTORISTA MORRE

Caçamba fazia parte de um comboio com destino a obra de Belo Monte em Altamira
Na madrugada desta sexta-feira (19), na rodovia Transamazônica, em Novo Repartimento, uma pessoa morreu após uma caçamba cair na cabeceira de uma ponte na estrada. O acidente aconteceu após o motorista, ainda não identificado, perder a direção. Ele ficou preso nas ferragens e veio a óbito.

Informações apontam que a caçamba fazia parte de um comboio com destino a obra de Belo Monte  em Altamira. Os outros motoristas só perceberam a ausência do veículo que se acidentou após vários quilômetros percorridos e retornaram, deparando-se com o acidente. 

O Comando da Polícia Militar de Novo Repartimento foi acionado e segue para o local para dar apoio na retirada da caçamba do rio. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) seguem para o local para fazer a remoção do corpo do motorista.

O capitão Juniel confirmou a morte do motorista. Ele informou ainda que já estão providenciando a retirada da caçamba do rio.

Por causa do acidente, a rodovia Transamazônica esta parcialmente fechada.

 Informações de Wellington Hungles/Tucuruí

DEFENSORIA PÚBLICA PRORROGA TRABALHOS DO GT BELO MONTE

Grupo de Trabalho visa garantir os direitos das populações atingidas pelas obras da Hidrelétrica de Belo Monte.

A Defensoria Pública do Estado do Pará publicou Portaria que prorroga o prazo de permanência em Altamira do Grupo de Trabalho Especial de Belo Monte, para mais um ano, A portaria leva em conta que os objetivos estabelecidos pela Defensoria Pública, ainda não foram plenamente alcançados na região face às constantes e diversas mudanças sociais decorrentes das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte as quais atingem direitos das populações do seu entorno.

O Grupo Especial de Trabalho foi criado com a finalidade de pesquisar, estudar, assessorar e propor, no âmbito da Defensoria Pública, medidas de atuação judicial e extrajudicial, visando à garantia dos direitos das populações atingidas pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, com especial impacto nos municípios de Altamira e Vitória do Xingu e oferecer a respectiva assistência jurídica especial àqueles que dela precisam.