sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MPE PROTOCOLA AÇÃO CIVIL CONTRA CELPA EM ALTAMIRA

Uma ação civil pública foi protocolada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE) contra as Centrais Elétricas do Pará S.A (Celpa), na quinta-feira (29). Porém, só nesta sexta-feira (30), a ação foi divulgada.

A autuação foi feita por intermédio do promotor de Justiça da 5ª Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais de Altamira, Gustavo Rodolfo Ramos de Andrade, junto à 4ª Vara Cível de Altamira.

Segundo o MPE, as constantes quedas, oscilações e interrupções de energia elétrica na cidade de Altamira têm causado constantes prejuízos à população como um todo, afetando o funcionamento de empreendimentos, órgãos públicos, estabelecimentos de saúde públicos e privados, a vida social e negócios da população.

Desde 2011, o MPE reúne com a comunidade e representantes de movimentos sociais para discutir as providências que serão tomadas sobre o fornecimento precário de energia no município. Eles afirmam que “são constantes as quedas, períodos prolongados sem energia, precária qualidade do fornecimento, aumento desproporcional no valor da tarifa, além da não distribuição de energia elétrica em vários bairros da cidade”.

O promotor de Justiça Gustavo de Andrade ressalta, que “é preciso que se cumpram as leis que regem a prestação de serviço de energia elétrica, além de atendimentos aos direitos dos cidadãos e consumidores que pagam as suas faturas de energia regularmente, sem que, no entanto, recebam a contrapartida desejada, qual seja, a prestação do fornecimento de energia elétrica de forma correta, contínua e eficiente”.

Entre os pedidos feitos pelo MP à 4ª Vara Cível de Altamira estão a cobrança de multa de um milhão de reais, como reparação por danos morais caudados à comunidade Altamirense.

Solicita ainda que sejam realizadas providencias técnicas a fim de evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de oscilações e quedas de tensão; redução no preço da tarifa em 50% do valor normalmente cobrados até que volte os padrões permitidos pela ANEEL; realização de reparos, substituição, aperfeiçoamento e ampliação das linhas de distribuição e transmissão aos bairros ainda não atendidos, bem como regularização das instalações de bairros com ligações clandestinas; indenização aos consumidores lesados por danos materiais causados pelas quedas constantes de energia. 

Caso as liminares sejam descumpridas, o MP solicita ainda que seja cobrada uma multa diária no valor de dez mil reais.

VEICULO DA PREFEITURA DE BRASIL NOVO É ALVEJADO COM OITO TIROS NA TRANSAMAZÔNICA

Na noite de Quinta–Feira (29) por volta das 22h00min, um veículo da Prefeitura Municipal de Brasil Novo cidade foi alvejado por oito (08) disparos de arma de fogo, próximo a localidade do Km 50 agrovila Grande Esperança, o carro doado pela empresa Norte Energia ( Xingu Sustentável) estava prestando serviço para a Prefeitura, e vinha da cidade de Uruará.
Segundo informações, a caminhonete pertence a Secretaria de Meio Ambiente de Brasil Novo , era conduzido pelo motorista Antonio Marcos Passos que foi alvejado com um tiro de raspão no queixo, o mesmo conseguiu chegar até o Hospital Natália Arraes e recebeu os primeiros atendimentos com urgência.

A Policia Civil e Militar de Brasil Novo esteve no local apurando os fatos e trabalha com duas hipóteses, tentativa de Assalto ou Tentativa de Homicídio.

Texto e Fotos: Junior Oliveira
Fonte: Brasil Novo em Foco

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ALTAMIRA TERÁ ATERRO SANITÁRIO A PARTIR DE 2014

Lixão de Altamira, localizado às margens da Transamazônica
Altamira será o primeiro município da Transamazônica e do Xingu a eliminar totalmente o uso de 'lixões a céu aberto'. Em 2014, a cidade entra em total conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), lançado pelo Governo Federal em 2010.
Com a medida, a cidade passa a depositar todo o resíduo sólido domiciliar no aterro sanitário que está sendo construído pela Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará. O novo aterro sanitário é parte do Projeto de Saneamento Básico e está previsto no Projeto Básico Ambiental da obra (PBA).

A PNRS prevê coleta, destino final e tratamento de resíduos urbanos com controle rigoroso. Este cuidado pretende minimizar impactos ambientais e riscos à saúde, sobretudo em áreas próximas aos lixões. O projeto irá ainda resguardar profissionais que obtêm sua renda da coleta seletiva.

O novo aterro sanitário já conta com uma célula escavada e, até o final de setembro, Altamira já poderá fazer uso da estrutura. A primeira etapa do projeto será concluída em 2014 com a entrega de outras duas células. No novo aterro, os resíduos serão depositados separadamente de acordo com características próprias. Atingida a capacidade, a célula será isolada e lacrada com solo.

Localizado em uma área de 50 hectares a 15 quilômetros de Altamira, o aterro contará com onze células para acomodação adequada dos resíduos e terá capacidade de 26 anos de uso ou o equivalente a mais de um milhão de m³ de resíduos armazenados. O local também vai abrigar um prédio administrativo, um galpão para manutenção dos veículos operacionais, uma balança para pesagem dos caminhões, uma guarita para a equipe de segurança e uma área para seleção de materiais recicláveis.

O projeto do aterro sanitário de Altamira prevê ainda a construção de um cinturão verde que vai recuperar uma área de 120 mil m² com o plantio de 15 mil mudas da flora local. Depois de pronto, o local será transformado em Área de Proteção Permanente (APP). As mudas já estão sendo produzidas e o plantio tem previsão para iniciar em janeiro de 2014, quando as chuvas mais intensas favorecem esse tipo de atividade.

UNIVERSITÁRIO DO PARÁ QUE SUMIU NO TOCANTINS É ENCONTRADO MORTO

Corpo estava a 15km de onde o jovem foi visto pela última vez, Alunos de geologia da UFPA campus Marabá faziam treinamento na região norte do Tocantis.

O estudante de geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) Yego Cunha Leal, de 21 anos, foi encontrado morto no final da manhã desta quarta-feira (28), na região de Babaçulândia, extremo norte do Tocantins. Ele estava desaparecido desde o último domingo (25), quando fazia um treinamento de mapeamento geológico no local.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o corpo estava embaixo de uma árvore, a 15 km do lugar onde o jovem foi visto pela última vez. Ainda segundo bombeiros que participaram das buscas, não foram verificadas marcas de violência no corpo do jovem. Uma hipótese é que ele tenha morrido por desidratação, já que estava em um local onde é muito quente nessa época do ano. 

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Araguaína, cidade a cerca de 60 km do local. Conforme informações da perícia, uma primeira avaliação sugere que Yego pode ter morrido há dois dias.

No último domingo (25), um grupo de estudantes participava de um treinamento de mapeamento geológico na região entre Babaçulândia e Wanderlândia, norte do Tocantins, quando dois colegas de Yego teriam passado mal por insolação. Ele, acompanhado do professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior, foram buscar o carro para socorrê-los. No caminho Yego também teria passado mal pela mesma razão. O professor pediu que ele esperasse no local até que voltasse com o carro, mas quando retornou o estudante havia sumido.

G1/TO

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DNIT PARTICIPA DA FESTA DO CACAU NA VILA NAZARÉ

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, por meio da Gestão Ambiental da rodovia Transamazônica BR-230/422/PA participou no dia 24 de agosto, da 7ª FesCau de Pacajá, uma festa que acontece todo ano, na Vila Nazaré, distrito de Pacajá, para destacar a cacauicultura, a segunda maior atividade econômica de Anapu e Pacajá, municípios às margens da Transamazônica (Rodovia BR-230), e que reúne produtores e entidades ligadas à agricultura da região.
Ações educativas com abordagens e entrega de material institucional como fôlders, adesivos, press kit, cartilhas, calendários, todos contendo informações sobre o DNIT mediante o trabalho da Gestão Ambiental, foram distribuídos a todos que compareceram ao evento.

O momento mais esperado foi apresentação da palestra que abordava o Novo Código Florestal Brasileiro ministrada pela Engenheira Agrônoma Luanna Anjos e a Bióloga Rayssa Dias, que mostrou as principais mudanças no Novo Código com relação à área de Reserva Legal, Área de Preservação Permanente (APP) e ao Programa de Regularização Ambiental. Vale lembrar que a palestra elaborada é direcionada especialmente para aos produtores rurais. 
O convite surgiu após a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, perceber que o novo Código Florestal, assunto tão polêmico, continuava a suscitar inúmeras dúvidas entre os produtores; foi então que a EMATER por meio da Gestão Ambiental BR-230/422/PA , realizou a palestra para os produtores rurais. A equipe da Gestão Ambiental ficou satisfeita com a receptividade.
Segundo a EMATER, grande parte dos municípios tem áreas alteradas. “O CAR (Cadastro Ambiental Rural), é o primeiro passo para sabermos a real situação das propriedades rurais, e também a regulamentação ambiental, por isso abordar o Código Florestal é muito importante, além de ter sido uma demanda dos produtores interessados em obter mais informações sobre a legislação”, informou Rodrigo Fernandes técnico agropecuário da EMATER.

BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA CELEBRA SEMANA DO SOLDADO EM ALTAMIRA

O 51° Batalhão de Infantaria de Selva realizou diversas atividades em comemoração ao Dia do Soldado, das quais destacaram-se: palestras em escolas da rede pública e particular de ensino, apresentação da Banda de Música da Unidade, entrevista do Cmt Btl na imprensa local, formatura com entrega de condecorações e juramento à Bandeira do soldado do efetivo variável e Competição Desportiva. 

TRAVESSIA DO RIO XINGU: No dia 24 de agosto, o 51° Batalhão de Infantaria de Selva realizou em parceria com o Consórcio Construtor Belo Monte, a Prova Duque de Caxias - Travessia do Rio Xingu. A prova consistiu de uma maratona aquática com o percurso de 2.200 metros, com grande participação da família militar e da sociedade altamirense.

Fotos e informações do 51° BIS

terça-feira, 27 de agosto de 2013

AVENTUREIRO SOBREVOA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA DE PARAMOTOR

A Transamazônica é o novo desafio do aventureiro Lu Marini. o homem que voou de Porto Alegre a Natal e se arriscou a não ter onde pousar no Pantanal, passou por cima de um vulcão no México e bateu o recorde panamericano: cinco mil metros de altitude em um paramotor.

Paramotor é um parapente que decola de qualquer lugar, impulsionado por um motor que o piloto carrega nas costas! Lu Marini já decolou para o novo sonho. Quer sobrevoar de ponta a ponta a rodovia transamazônica em alguns trecho engolida pela floresta. Serão quatro mil quilômetros no céu de sete estados. 

“Quem não tem uma história de que está dormindo e sonha que está voando? Eu realizei esse sonho de poder voar”, explica. Todo voo será acompanhado por uma equipe de resgate em terra que tem uma verdadeira central de monitoração.

“A gente vai ter uma área de floresta mais fechada, onde o resgate passa a ser muito complicado”, analisa Lu. Uma aventura arriscada em um dos símbolos do governo militar. Nos quarenta anos do Fantástico, a quarentona transamazônica será vista do alto destaca. "É muito bom, que eu enxergo coisas que as pessoas que estão em solo não enxergam", ele conta.

NORTE ENERGIA ENVIA NOTA AO BLOG

A Norte Energia S/A através de e-mail enviou nesta terça-feira (27) uma nota a esse blog, a respeito da matéria "Belo Monte deve casa a mais de 7 mil famílias de Altamira" postada por esse blog no dia 24 de agosto. Para conhecimento do leitor segue abaixo a nota na íntegra. 

Prezado Sandro, Sobre a publicação intitulada "Belo Monte deve casa a mais de 7 mil famílias de Altamira", no blog Anapu em Foco, a Norte Energia S.A., empresa que constrói e opera a Usina Hidrelétrica Belo Monte, destaca:

O reassentamento de famílias começou após a realização do Cadastro Socioeconômico, etapa fundamental para a quantificação de famílias, onde chegou-se ao número de mais de   7 mil famílias, das quais estima-se que  4.100 receberão as casas nos Novos Bairros e as demais famílias serão beneficiadas com cartas de crédito ou indenização. A troca do prefeito na cidade em Altamira significou apenas uma mudança de gestão e não a criação de um novo plano diretor para o município. 
Em relação ao número de trabalhadores diários na obra, a Norte Energia informa que hoje este número está em 20 mil e não 28 mil como o divulgado na matéria. Ressaltamos, ainda, que cerca de 300 trabalhadores saem diariamente de “baixada”, um período de folga estendida, concedido aos trabalhadores, além dos trabalhadores que estão de férias, que representam aproximadamente 10% do efetivo mensal e os ausentes por absenteísmo.
Att. 

Karina Pinto
Assessoria de Imprensa

Norte Energia S.A
Usina Hidrelétrica Belo Monte – Altamira

FILME “SERRA PELADA” TEM CENAS DIVULGADAS

Atores Matheus Nachtergaele e Juliano Cazarré integram filme com estreia prevista para outubro

Em vídeo divulgado na internet, os atores Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele aparecem em cena ao lado de Julio Andrade, no filme Serra Pelada.

O longa de Heitor Dhalia estreia em outubro, resgatando a história de Serra Pelada, em meados da década de 1980, quando era o maior garimpo a céu aberto do mundo.

A partir dos personagens Juliano (Cazarré) e Joaquim (Andrade), que partem para a Floresta Amazônica em busca de ouro, o filme retrata a ambição dos amigos, capaz de por em cheque a amizade.

Sophie Charlotte e Wagner Moura completam o elenco. O roteiro é assinado por Dhalia e Vera Egito.  

Assista ao teaser de Serra Pelada
Para melhor visualizar o vídeo clique na engrenagem na parte inferior do vídeo e altere a configuração do vídeo para 240p

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AGRICULTOR MORRE, APÓS INALAR GÁS TÓXICO EM POÇO, NA ZONA RURAL DE ANAPU

O agricultor Domingos Alves Cunha, 26 anos, morreu na manhã de domingo (25) após inalar gás tóxico no interior de um poço no Projeto de Desenvolvimento Sustentável-PDS Virola Jatobá, zona rural do município de Anapu.  

O fato aconteceu quando o agricultor desceu no poço, com profundidade de 17 metros, para resgatar um trabalhador conhecido por “Irmãozinho” de aproximadamente 50 anos, que efetuava limpeza no poço e que desmaiou durante o trabalho ao inalar gás tóxico produzido no fundo do poço.

O agricultor após resgatar o trabalhador, quando ambos estavam próximo a superfície, o agricultor perdeu a consciência, se soltou da corda e caiu no fundo do poço. 

Agricultores usaram folhagens para retirar o gás do poço, quando uma terceira pessoa desceu no poço e resgatou o agricultor já sem vida.

O trabalhador foi encaminhado ao Hospital Municipal de Anapu, com complicações respiratória, onde se encontra internado, seu estado é estável, Domingos Alves foi sepultado as 17:00 horas desta segunda-feira  (26) no cemitério Santo Antonio em Anapu.

domingo, 25 de agosto de 2013

JOVEM MORRE APÓS ACIDENTE COM MOTO EM ANAPU

Um acidente no inicio da noite de sábado (25), tirou a vida do jovem Ramon Macedo, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Santa Clara, morador do Bairro Imperatriz em Anapu.

O fato trágico aconteceu na Rodovia Transamazônica, a dois quilômetros da cidade, quando o jovem retornava sozinho de uma festa na Vila Nazaré, distrito do município vizinho Pacajá a 15 km de Anapu. 

Ramon teria se acidentado após perder o controle de sua moto Honda Broz, não se sabe o que teria causado o acidente, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A morte prematura do jovem causou grande comoção na cidade, principalmente no meio estudantil, amigos do rapaz veicularam homenagens, fotos e mensagens de apoio e solidariedade à família e amigos no facebook durante todo o dia do domingo.

O cortejo fúnebre do jovem foi acompanhado por centenas de estudantes, amigos e familiares, que foi sepultado sob forte comoção as 18:00 horas no cemitério Santo Antonio em Anapu.

sábado, 24 de agosto de 2013

ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UM MORTO EM ANAPU

Por volta das 11:30 horas deste Sábado (24), um motociclista sofreu um grave acidente durante colisão com um veiculo Classic, na transamazônica, em frente a torneadora do Requeijão, perímetro urbano de Anapu.

O motociclista trafegava pela transamazônica sentido Altamira, em uma moto Honda Fan-125, quando ao atravessar a pista foi surpreendido pelo veiculo que transitava em sua via de mão,  no sentido contrário rumo ao centro da cidade, apesar do motorista do veiculo ter freado no momento não conseguiu evitar o acidente.
Com o impacto da colisão, a moto foi arremessada a uns trinta metros do local do acidente, e teve um inicio de incêndio que foi controlado por um motorista que passava pelo local, que usou o extintor para apagar fogo, o condutor da moto atingiu o parabrisa do Classic e foi arremessado para trás veiculo.

A vitima foi socorrido por uma equipe do SAMU de Anapu e encaminhado para o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, em estado grave, possivelmente com traumatismo craniano, que lamentavelmente conduzia sua moto sem capacete, mais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito
A Policia Militar compareceu ao local e depois dos procedimentos de praxe, conduziu o veiculo e moto para a delegacia de policia civil de Anapu.

24 POLICIAIS FORAM MORTOS ESTE ANO NO PARÁ

Situação preocupa a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar

De janeiro a agosto deste ano, 24 policiais militares vítimas de violência morrerram no Pará. No ano passado, 47 PMs foram assassinados e a maioria não estava em serviço. A situação preocupa a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar.

"Tem que fazer moradia para esse policial militar, para que ele possa sair de perto da 'bandidagem', dos bairros difíceis onde o policial mora. Então, creio que isso seria um ponto primordial. E depois vem o kit armamento, para que o policial ande com a sua arma, protegendo a sua vida", diz Manoel Campelo, da associação dos policias.

Região – no mês de junho, um policial militar foi assassinado em Uruará, o cabo Clodoaldo Sousa de Oliveira,(Foto a direita) de 43 anos, era do Batalhão de Policiamento Ambiental de Belém e estava em uma missão de apoio ao Ibama. O crime teria ocorrido enquanto o policial estava de folga e foi para uma festa, quando se deparou com dois homens em atitude suspeita e os abordou. Um deles atirou no militar levando-o a morte. O policial trabalhava ha 21 anos na polícia, no mês de Julho o policial militar Rudervaldo da Silva Maia, 31 anos (foto a esquerda) foi morto durante uma troca de tiros em Altamira.

BELO MONTE DEVE CASA A MAIS DE 7 MIL FAMÍLIAS DE ALTAMIRA

Da Revista Valor Econômico
Pescador recolhe o motor do barco em um igarapé de Altamira. Todas as casas
localizadas nas áreas mais baixas da cidade serão removidas por causa do aumento
do nível do rio Xingu com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
7 mil famílias devem ser remanejadas de suas casas até julho do ano que vem, quando está prevista a etapa de enchimento do lago da usina

O atraso no cumprimento de obras compensatórias atreladas à construção da hidrelétrica de Belo Monte levou o consórcio Norte Energia, que é o dono da usina, a fazer algumas mudanças de planos, com o propósito de não comprometer o cronograma do empreendimento. Essas mudanças mexeram em uma das áreas mais sensíveis de todo o empreendimento: o reassentamento das milhares de famílias que terão as suas casas atingidas pela barragem da hidrelétrica, que está sendo erguida nas águas do rio Xingu, na região de Altamira, no Pará.

O cronograma da Norte Energia prevê que mais de 7 mil famílias devem ser remanejadas de suas casas até julho do ano que vem, quando está prevista a etapa de enchimento do lago da usina. Isso significa fazer a mudança de aproximadamente 20 mil pessoas no prazo de onze meses. Dessas 7 mil famílias, 4,1 mil optaram por morar nas vilas que serão construídas pela Norte Energia. Outras 3 mil deverão receber indenizações ou cartas de crédito para aquisição de outro imóvel. Para acelerar a construção, a Norte Energia alterou o material que será usado nas casas. Em vez da alvenaria tradicional, como estava previsto, as casas começaram a ser erguidas com uma estrutura de concreto moldado. O material faz com que a casa fique 20% mais cara que o modelo originalmente previsto, mas é mais fácil e rápido de trabalhar.
Palafita da região do igarapé do Ambé em Altamira durante a estação
do “inverno amazônico”, época da cheia.
Os donos de Belo Monte também decidiram reduzir o tamanho das casas que haviam prometido. No ano passado, a Norte Energia divulgou panfletos em Altamira, com detalhes sobre as novas residências, as quais teriam modelos de 60, 69 e 78 metros quadrados, com dois ou três dormitórios. Agora, decidiu-se que todas terão 63 metros, com três dormitórios. O terreno de 300 metros quadrados em cada casa foi preservado.

Segundo levantamento feito pela Norte Energia, 54% das casas que terão de ser desocupadas têm até 60 metros quadrados de área de construída. Outros 23% tem entre 60 metros e 100 metros e os demais 27% tem área superior a 100 metros.

As mudanças, reconhece o diretor de engenharia e construção da Norte Energia, Antônio Kelson, têm o propósito de acelerar a construção das casas, mas ele afirma que a decisão foi tomada, principalmente, porque o consórcio teve a intenção de entregar uma estrutura de melhor qualidade para a população. “Foi uma decisão do acionista dar uma moradia melhor”, diz Kelson.
Criança moradora de palafita da região do igarapé Ambé em Altamira,
 observa a chuva que se aproxima
Não é o que diz o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, organização não governamental que tem liderado manifestações contra a construção da usina. “A população está vendo seus direitos serem menosprezados e desrespeitados. Vimos as casas que já fizeram. Elas estão rachando, porque foram mal feitas”, critica Antonia Melo, coordenadora do Xingu Vivo.

A Norte Energia confirmou que ocorreram rachaduras na estrutura de uma das casas, mas atribuiu o problema a serviços de pavimentação realizados nas ruas, de frente para o imóvel, antes que a obra estivesse concluída. “O concreto da casa ainda não estava pronto, por isso ocorreram fissuras”, diz Kelson.

As 4,1 mil casas do reassentamento de Belo Monte serão erguidas em cinco áreas adquiridas pelo consórcio no entorno de Altamira. Em julho, as primeiras unidades começaram a ser construídas e a expectativa é de que cerca de 400 unidades habitacionais sejam entregue por mês, até julho do ano que vem. O orçamento estimado para as ações de reassentamento é de R$ 500 milhões.
Crianças brincam debaixo de chuva na rua das Olarias no bairro Invasão
dos Padres , uma das regiões mais violentas de Altamira
O reassentamento das famílias é uma das ações compensatórias mais atrasadas de Belo Monte. A previsão original era de que o consórcio iniciasse a construção das de casas ainda em 2011. A Norte Energia, no entanto, enfrentou uma série de dificuldades para finalmente definir as áreas que serão adquiridas. A troca de comando na prefeitura neste ano também ajudou a retardar ainda mais o processo, por conta de revisões no plano diretor da cidade.

As mudanças nas estruturas das casas serão analisadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Altamira. “Estamos avaliando o que será feito. Vamos checar tecnicamente a estrutura dessas casas. As pessoas estão se sentindo enganadas, porque prometeram uma coisa para elas, mas estão entregando outra”, diz Bruna Menezes Gomes da Silva, procuradora do MPF.
Palafita da região do igarapé do Ambé durante a estação do “verão amazônico” .
Todas as casas que ocupam as áreas mais baixas da cidade deverão ser removidas.
Passados pouco mais de dois anos do início de sua construção, Belo Monte chegou neste mês ao seu pico de obra, com um total de 28 mil trabalhadores circulando nos canteiros instalados ao longo do rio Xingu, em Altamira (PA). As obras civis atingem 30% de conclusão. O início de operações da usina, diz Antônio Kelson, segue “rigorosamente em dia”, com previsão de ter a primeira turbina ligada em fevereiro de 2015, apesar de a usina já acumular um total de cinco meses de paralisações parciais ou totais de seus canteiros de obra.

Fotos: Folha de São Paulo

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SEMA AVALIA IMPACTOS DE PROJETO DE LAVRA DE OURO NO RIO XINGU

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu na quarta-feira (21) o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto Volta Grande do Xingu, a ser implantado no Rio Xingu pela empresa Belo Sun Mineração Ltda. O estudo faz parte do pedido de licenciamento ambiental do empreendimento. Segundo José Alberto Colares, secretário de Estado de Meio Ambiente, é importante inspecionar o local do projeto, para verificar as instalações e, se necessário, fazer uma auditagem com o Ministério Público Federal (MPF). “É necessário analisar todas as medidas de segurança e fazer uma avaliação geral do projeto, para evitar erros”, frisou o secretário.
A Belo Sun Mineração Ltda. é uma subsidiária da canadense Belo Sun Mining Corporation, pertencente ao grupo Forbes & Manhattan Inc. A empresa detém autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para pesquisa mineral na região da Volta Grande do Xingu, e aguarda a emissão de licença ambiental para implantação do maior projeto de lavra e beneficiamento de ouro do país.
A mineradora apresentou os estudos à Sema, com o objetivo de instalar o empreendimento a 10 quilômetros de distância da barragem principal da Hidrelétrica de Belo Monte, e a 9,5 km da Terra Indígena (TI) Paquiçamba. Em 11 anos de exploração, o projeto da Belo Sun deve retirar 37 milhões de toneladas de ouro na região.
Representantes do governo estadual e da empresa também analisaram as áreas de influência do projeto e a barragem a ser implantada pela empresa para evitar acidentes.
Os representantes da Belo Sun abordaram ainda a utilização da Rodovia Transurini, única estrada de acesso ao empreendimento, mas que não tem licença ambiental. Caso a Transurini seja licenciada, será incluída na área de influência do projeto. Eles debateram ainda o projeto da Hidrelétrica de Belo Monte e os impactos sobre os povos indígenas.
O objetivo da reunião foi discutir os pontos principais do Projeto Volta Grande, como os impactos ambientais, os impactos aos povos indígenas, o conteúdo do EIA, o licenciamento da Transurini, as áreas de influência do empreendimento, as medidas de avaliação e segurança do projeto, o estudo ambiental e a emissão da licença prévia pela Sema.
Participaram da reunião integrantes da Gerência de Projetos de Mineração e da Consultoria Jurídica da Sema, representantes da empresa Belo Sun, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom, e de outros segmentos interessados.

PRESA NO RIO GRANDE DO SUL ALICIADORA DE MENINAS PARA EXPLORAÇÃO SEXUAL EM ALTAMIRA E VITÓRIA DO XINGU

Operação conjunta das Polícias Civil dos Estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul resultou, na quinta-feira, 22, no cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça paraense contra Claci Fátima Morais da Silva, indiciada em inquérito policial sob acusação de recrutar meninas da região Sul do Brasil para exploração sexual nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu,  às proximidades das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte. O mandado de prisão foi solicitado pela delegada Thalita Rosal Feitoza, da Polícia Civil de Altamira, no Pará, responsável em representar pela prisão preventiva da acusada. De acordo com a delegada, Claci Fátima estava foragida desde o mês de fevereiro deste ano.

Com apoio direto dos delegados Aline Ferreira e Fernando Rocha, do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Pará (NIP), junto com delegados dos Estados sulistas, ela foi encontrada e presa em Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, A presa será recambiada ao Pará para responder pelo crime, mas ainda não há data prevista para a transferência. Ela e outras cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal do Pará, em março, pelos crimes de trabalho escravo, tráfico de pessoas, exploração sexual, corrupção de menor e formação de quadrilha. Os acusados foram identificados pelas vítimas libertadas da boate Xingu, em fevereiro, depois de operação coordenada da Polícia Civil do Pará.

Na ocasião, foram presos os acusados de comandar esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual, na região do Xingu, sudoeste do Pará. Os empresários Adão Rodrigues, 51 anos, e Solide Fátima Triques, 38, foram transferidos, no avião do Governo do Pará, de Altamira para Belém, sob escolta policial, para ficarem presos em casas penais da região metropolitana da capital. Além de Claci de Fátima Morais da Silva, Adão Rodrigues e Solide Fátima Triques, foram denunciados Moacir Chaves, Carlos Fabrício Pinheiro e Adriano Cansan. Claci era a proprietária de uma boate em Santa Catarina, onde aliciou as mulheres, com apoio de Moacir Chaves, prometendo que elas ganhariam até mil reais por dia trabalhando na barragem, segundo as investigações.

As vítimas foram levadas de van desde Santa Catarina até Altamira, cerca de 4 mil quilômetros de distância. Já na boate Xingu, as vítimas foram recebidas pelo acusado Adão Rodrigues e pela mulher dele, Solide Fátima Triques, que as colocaram em quartos precários, alguns com trancas do lado de fora. Conforme a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, Adão e Solide estão envolvidos no esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual, na região do Xingu. O casal já havia sido preso, há dois anos, em Rondônia, onde era dono de uma casa de prostituição localizada às proximidades de canteiros de obras de uma hidrelétrica naquele Estado.

Em Vitória do Xingu, a boate “Xingu”, ficava a cerca de 10 quilômetros de dois canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para a delegada-geral adjunta, fica evidente que os dois aproveitam a grande movimentação de pessoas atraídas por esses projetos para realizar a exploração de pessoas para programas sexuais. "Os dois já foram donos de mais de dez casas de prostituição em várias cidades do Brasil", ressalta. Carlos Fabricio Pinheiro e Adriano Cansan também foram transferidos para presídios na Região Metropolitana de Belém. Eles atuavam com gerente e garçom, respectivamente, no estabelecimento. No total, 18 mulheres e uma travesti foram resgatadas do interior da boate. A maioria das pessoas era procedente de Estados do sul do Brasil, principalmente, Santa Catarina. 

Adão Rodrigues foi ouvido em depoimento pelos delegados Thalita Feitoza e Fernando Rocha, do Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal, na Superintendência Regional do Xingu, sob coordenação do delegado Cristiano Marcelo do Nascimento. O preso admitiu que havia programas sexuais, dentro da boate, mas negou que as jovens eram submetidas a cárcere privado e maus-tratos, conforme denunciado por uma adolescente de 16 anos, que fugiu do local e denunciado os crimes ao Conselho Tutelar de Altamira e à Polícia Civil. Segundo o acusado, havia uma pessoa específica, no sul do país, responsável em aliciar as mulheres, na região, para a prostituição. Ele afirmou ainda que desconhecia a existência de uma adolescente na boate. O acusado alegou que a garota havia se identificado como maior de idade.

POLÍCIA MILITAR PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES EM ALTAMIRA

Grupo foi preso em flagrante depois de assaltar a Ótica Central na 07 de Setembro, os suspeitos foram seguidos e presos na casa que servia de esconderijo.

A Polícia Militar prendeu uma quadrilha de assaltantes de fora do estado que estava praticando diversos assaltos no comércio de Altamira, O grupo foi preso em flagrante depois de assaltar a Ótica Central na 07 de Setembro. Homens da Ronda Tática Metropolitana e Grupo Tático de Operações da Polícia Militar prenderam seis pessoas em flagrante, entre elas, duas mulheres que seriam informantes dos assaltantes.

A prisão aconteceu depois de um assalto a ótica, que fica na Rua 7 de Setembro, a principal do comércio de Altamira. A quadrilha levou dinheiro, joias, relógios e objetos dos clientes e na saída da loja, dispararam tiros.Os suspeitos foram seguidos e presos na casa que servia de esconderijo. Boa parte do dinheiro e dos objetos roubados foi recuperada. Três armas também foram apreendidas.

Segundo o sargento da Polícia Militar, Jadislei Estevão, ainda podem haver foragidos. “A gente tem a informação de que alguns cordões das vitimas não forma recuperados nesse material que a gente achou, então, achamos que dois indivíduos ainda estão foragidos”.
Segundo a Polícia militar, só na última semana em Altamira foram presas dez pessoas suspeitas de integrar três quadrilhas diferentes que estariam praticando diversos assaltos em lojas do centro comercial e postos de combustíveis em toda a cidade. A polícia afirma ainda que há bandidos foragidos que também são suspeitos de integrar esses grupos.

Câmeras do circuito interno de segurança dos postos e das lojas registram as ações dos assaltantes, que agiam principalmente durante o dia. Durante o assalto, os funcionários são ameaçados e os assaltantes chegam a disparar tiros contra o estabelecimento.

Os assaltantes utilizam motos para chegar aos estabelecimentos e fugir, duas dessas motos foram apreendidas esta semana. Os bandidos também usam capacete com viseira escura para dificultar a identificação. Mas, a polícia traçou um perfil dos criminosos.

O cabo da polícia militar, Carlos Gonçalves, conta que a quadrilha presa deve ser responsável por grande parte dos assaltos realizados na região. “De três imagens que nós tivemos conhecimento, a característica, o modo violento, são muito parecidos com esses elementos que foram presos, tanto da primeira quanto da segunda quadrilha, então, eu creio que de 60% a 70% desses assaltos são atribuídos a esses elementos”, afirma.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PRODUTORES DE ANAPU E PACAJÁ VÃO PARTICIPAR DA 5ª FESTA DO CACAU NA VILA NAZARÉ

A produtividade do cacau em Anapu e Pacajá será destacada na quinta edição da Festa do Cacau, na Transamazônica

Cerca de mil agricultores familiares de Anapu e Pacajá,  devem participar da 5ª Festa do Cacau em Vila Nazaré, distrito de Pacajá, no sábado (24) e no domingo (25). O evento é realizado pela Associação dos Agricultores Familiares, com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A festa destaca a cacauicultura, segunda maior atividade econômica nos dois municípios.

Segundo dados da Emater, os dois municípios apresentam uma boa produtividade, com mais de um quilo de amêndoa colhida em cada pé de cacau. A Emater também colocará à disposição dos participantes informações técnicas sobre o desenvolvimento de outras culturas, e orientações sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para as propriedades. 

Em Anapu e Pacajá, a meta de execução de CAR ultrapassa 4.500 cadastros. Desse total, cerca de 30% já foram cumpridos. A maioria dos documentos pertence a áreas de Projetos de Assentamento (PA) na região. “Uma das nossas maiores metas aqui é a conscientização dos agricultores para a retirada do CAR. É extremamente necessário, regulatório e obrigatório”, disse Rodrigo Fernandes, técnico da Emater.

Informações sobre o Novo Código Florestal Brasileiro também serão oferecidas pela empresa durante o evento. Uma palestra direcionada aos produtores abordará as novas mudanças no Código, como área de preservação permanente, garantia de recurso hídrico das propriedades e reserva legal. Segundo a Emater, grande parte dos municípios tem áreas alteradas. “O CAR é o primeiro passo para sabermos a real situação das propriedades rurais, e também para a regularização ambiental”, informou Rodrigo Fernandes. 

A Emater também demonstrará a piscicultura como alternativa de renda e diversificação da produção familiar rural. “O agricultor precisa entender que criar peixe em cativeiro é rentável, além de ajudar na garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias”, enfatizou Simone Gomes, técnica em Aquicultura da Emater.

51º BIS REALIZA OPERAÇÃO TUCUNARÉ

No período de 6 a 16 de agosto de 2013, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, apoiada por militares do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro realizou na área de responsabilidade do 51º BIS, a Operação Tucunaré. O objetivo estratégico era adestrar as tropas da Brigada em um quadro de defesa externa. Durante a realização da operação, cerca de 1.000 (mil) militares atuaram na área urbana e rural dos municípios de  Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.


Fotos e informações do 51º BIS

VEREADORES DAS CIDADES DA ÁREA DE INFLUÊNCIA VISITAM BELO MONTE

A última quarta-feira, 14/08, foi de esclarecimento, diálogo e informação para 54 vereadores das onze cidades da área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará. A comitiva corresponde a um quarto dos membros da Associação dos Vereadores e Câmaras do Entorno de Belo Monte (Ascamveb), que reúne membros das câmaras municipais das cidades de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Gurupá, Anapu, Pacajá, Brasil Novo, Medicilância, Uruará e Placas. “Fiquei muito feliz em poder conhecer de perto a obra. Eu, particularmente, fiquei emocionado com tudo que vi aqui hoje”, descreveu o vereador Gedeon Moreira, presidente da Câmara Municipal de Uruará.

Para a visita, a Norte Energia, empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, disponibilizou dois ônibus e profissionais para apresentar as obras, prazos e funcionamento do projeto. “Reconheço que já foi bem mais difícil entrar numa hidrelétrica. Eu to muito satisfeito com a receptividade e todas as informações repassadas pela Norte Energia. A intenção agora é reunir com os demais membros da associação para fazer uma avaliação mais profunda do que vimos e ouvimos”, explicou Neto Portugal, vereador em Brasil Novo e presidente da Ascamveb. A visita técnica realizada pelos vereadores começou com a apresentação das obras da casa de força principal, no sítio Belo Monte. Além de registro de imagens, os integrantes da comitiva ouviram explicações repassadas pelo engenheiro Rui Carvalho, do Consórcio EPBM, sobre o funcionamento e andamento das obras. “Confesso que é muito maior e mais grandioso do que imaginei. É uma obra de engenheira grandiosa mesmo”, comentou Silvanira Mendes, vereadora em Senador José Porfírio.

A comitiva conheceu, ainda pela manhã, as casas da Vila Residencial de Belo Monte e as obras do Porto que receberá os componentes eletromecânicos das turbinas da casa de força principal. De lá, o grupo seguiu para o sítio Canais e Diques, onde observou e conferiu, do mirante da obra, a extensão e detalhes técnicos sobre o canal de derivação. Foi também em Canais, onde o grupo almoçou no mesmo espaço onde trabalhadores da obra realizam as refeições, que os vereadores ouviram explicações sobre a logística e qualidade utilizadas na produção dos alimentos servidos.

O período da tarde foi dedicado às obras da barragem principal e da casa de força auxiliar, no sítio Pimental. De lá, o grupo seguiu até o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), na margem direita do rio. “Nós viemos, ouvimos, conhecemos, e agora podemos, de fato, dizer à população, com conhecimento de causa, o que é Belo Monte. Onde ela fica, como está sendo construída e o que nós, como vereadores, podemos fazer para potencializar ainda mais os benefícios dessa obra para a nossa sociedade”, resumiu o vereador Adriano Couto, presidente da Câmara Municipal de Altamira.

O grupo que conheceu o projeto da hidrelétrica construída no rio Xingu reiterou a receptividade e atenção dadas pela Norte Energia a cada vereador. Para todos, a obra é essencial para o país e a região. “Eu vejo que a obra veio pra trazer benefício para o nosso povo. Viajando pelas cidades, a gente vê isso. Tenho certeza que daqui a alguns anos essa região vai estar muito mais mudada para melhor”, analisou Orivando Gonçalves, vereador de Gurupá.

A visita terminou com um agradecimento oficial do presidente da Ascamveb, vereador Neto Portugal, aos representantes da Norte Energia que participaram da visita. Os vereadores esperam se reunir ainda no mês de agosto para fazer uma avaliação mais profunda sobre o projeto e a forma como todas as informações adquiridas no encontro cheguem à população. “Precisamos discutir Belo Monte e suas condicionantes. Suas vantagens para a região e suas obrigações. Até mesmo para que o próprio projeto ganhe, ainda mais, do ponto de vista de aceitação e reconhecimento”, concluiu Neto Portugal.


Com informações do Blog Belo Monte

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

OBRAS DE BELO MONTE ALTERA O TRÂNSITO NA TRANSAMAZÔNICA

Motoristas precisam pegar desvio de 3 quilômetros na área da usina, Alteração deve seguir até 2015, segundo a Norte Energia

motoristas que circulam pela rodovia Transamazônica, vão precisar fazer um desvio de cerca de três quilômetros, próximo às obras da usina de belo monte.


O desvio fica no trecho da rodovia entre Altamira e Anapu. Segundo a Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte, a rota alternativa foi criada por causa das escavações do canal e da casa de força principal da hidrelétrica. A rota deve ser usada pelos motoristas até 2015.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PROJETO XINGU BENEFICIARÁ PISCICULTORES DE SEIS MUNICÍPIOS

Produtores rurais dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Uruará, Medicilândia e Placas serão beneficiados pelo Projeto Xingu, que a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) vai implantar em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura. Orçado em R$ 1,8 milhão, o projeto beneficiará famílias que ainda não têm acesso à tecnologia de criação de peixes em suas propriedades, e também as que já utilizam novos métodos de produção, mas que necessitam de incentivo para continuar se aprimorando.
O Projeto Xingu prevê a construção de 120 viveiros, em 20 unidades produtivas, em cada um dos seis municípios atendidos pelo projeto. O objetivo é implantar na região uma experiência inovadora, com a construção de viveiros medindo 1.600 metros quadrados de lâmina d’água, em cada propriedade, onde trabalharão 30 famílias.
Com os recursos repassados pelo Ministério da Pesca também serão fornecidos insumos durante um ano (ração, calcário, superfosfato triplo e alevinos), e promovida capacitação em piscicultura para os produtores assistidos pelo projeto, além de assistência técnica durante a vigência do projeto.
Para André Pontes, titular da Sepaq, é muito importante que todos os projetos e convênios com o Ministério da Pesca sejam colocados em prática o mais rápido possível. “Queremos retomar tudo o que ficou parado por falta de apresentação de documentos. Muitas famílias do interior do Estado, que dependem da pesca, esperam pela aprovação dos projetos”, ressaltou o secretário. Na próxima segunda-feira (19), André Pontes irá a Brasília, onde se reunirá com representantes do Ministério da Pesca.
Da Agencia Pará de Noticias

MEDICILÂNDIA FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O PROGRAMA MUNICÍPIOS VERDES

Justiniano Netto foi a Medicilândia para a assinatura da 
adesão da Prefeitura ao PMV
A Prefeitura de Medicilândia assinou o acordo de cooperação com o Programa Municípios Verdes (PMV), do governo do Estado, durante a IV Cacau Fest, que aconteceu de 5 a 10 de agosto. O acordo prevê ações para que o município alcance as metas do PMV e do termo assinado com o Ministério Público Federal (MPF).
“O acordo ratifica a presença do município no PMV e garante o avanço de Medicilândia em busca da sustentabilidade. O município precisa avançar no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assinar o pacto pela sustentabilidade e criar um grupo de combate ao desmatamento”, informou Justiniano Netto, secretário extraordinário para o Programa Municípios Verdes, que participou do I Seminário da Cacauicultura em Medicilândia e o PMV, cujo objetivo foi debater a cultura do cacau a partir das diretrizes do programa mantido pelo governo do Estado, voltado à regularização e à restauração ambiental.
Medicilândia é um município considerado sob pressão, mas não está na lista dos embargados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em 2012, o município registrou, segundo o Prodes (sistema oficial de monitoramento do desmatamento), 21,2 km², e já possui 77% de sua área cadastrável inserida no CAR. “É um município que possui o desmatamento controlado e uma produção muito próxima do que chamamos de agroecologia, modelo que convive perfeitamente com os ambientes florestais do município”, informou Justiniano Netto.
Liderança nacional - O município é considerado o maior produtor de cacau do Brasil, com mais de 36 mil hectares de área plantada. São mais de 36 toneladas de cacau em amêndoa produzidas por ano, o que garante a maior produção e a maior produtividade do país – superando a da Bahia.

A grande maioria das plantações em Medicilândia é realizada em consórcio, com o plantio espécies florestais nativas. O cacau é plantado em meio a espécies como ipê, freijó e andiroba. O cultivo consorciado é sinônimo de maior produtividade, uma vez que as espécies nativas proporcionam sombreamento ao cacau, que não necessita de muito sol. Nesses ambientes o solo é mais fértil, em função da maior quantidade de matéria orgânica depositada. O consórcio também é benéfico para o controle da “vassoura de bruxa”, praga que afeta as plantações de cacau.

Da Agencia Pará de Noticias